quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Análise de Vídeos

Dêem uma olhada nos vídeos abaixo: o que eles tem em comum?






Veja ainda um trecho do filme "Um Dia de Fúria", clicando aqui.

Para responder a questão, cliquem em "Comentário" e, caso não tenham uma conta no Google, cliquem em Anônimo. Não esqueçam de assinar a postagem, ok?

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aula sobre Émile Durkheim - O Que é Um Fato Social

Faça um comentário sobre o conteúdo abordado nas aulas de Sociologia. Dê um exemplo sobre como o conceito de Fato Social pode ser identificado no filme "Bicho de Sete Cabeças", e um exemplo de como o Fato Social poderá ser identificado em sua futura vida profissional. Para a atividade ser validade, você deverá comentar uma das postagens dos colegas. Você tem até o dia 01 de Abril de 2012 para realizar a atividade.








Desafios:
01 - Quantos "né" foram ditos no vídeo?
02 - O que mais gostaram no meu Escritório?

Para tanto, cliquem em "Comentário" e, caso não tenham uma conta no Google, cliquem em Anônimo. Não esqueçam de assinar a postagem, ok? E lembrem-se: a atividade vale nota.

Se você não for meu aluno, ou se for meu aluno de outro curso, e quiser comentar, fique a vontade.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ensaio sobre a Cegueira

Estou aproveitando as férias para ver alguns filmes, algumas séries e ler alguns livros. Na semana passada terminei de ler Hamlet e O Planeta dos Macacos e, ontem, comecei a ler o livro "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago. Neste caso, a epígrafe me chamou atenção: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara" (Livro dos Conselhos). A epígrafe tem tudo a ver com a história do livro. E, como chamou atenção o editor, este reparar vai além da observação, pura e simples. Refere-se ao consertar, arrumar, ajustar. Ou seja: muitas vezes não tomamos conhecimento das coisas (sejam elas certas ou erradas) mas, quando tomamos, ou seja, quando temos a possibilidade de ver e, identificamos algo considerado por nós errado de alguma forma, temos a obrigação de reparar. Ou ainda, quando conseguimos enxergar o que está por trás de nossa própria existência, temos, por vezes, a chance de reparar.
Interessante, não? O que acha?

domingo, 8 de janeiro de 2012

Quem Sou Eu

Antes de começar, vou colocar aqui uma breve descrição sobre minhas atividades profissionais:

Sou Graduado e Especialista em História pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, e Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Foi a partir destas experiências que aprendi a escrever e desenvolver projetos acadêmicos, já que na graduação escrevi um Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC, na Especialização, uma Monografia, no Mestrado, uma Dissertação, e no Doutorado, uma tese. O resultado foram a publicação de três livros, pelas editoras EDUEL, Aos Quatro Ventos (Curitiba) e Ecopy (Portugal).
Na minha vida profissional, já desenvolvi alguns projetos de implantação de setores em instituições de ensino superior: na Universidade Estadual de Londrina - UEL, fui um dos responsáveis pelo Projeto de Implantação do Curso Especial Pré-Vestibular, que está em funcionamento a dez anos. Na Faculdade do Norte Pioneiro - FANORPI, implantei a Coordenação de Pesquisa Acadêmica - CPA, órgão responsável pelas atividades de pesquisa e extensão da instituição. Na UniFil, fui um dos responsáveis pela implantação da UniFil VIRTUAL, já com três anos de funcionamento. Também já coordenei diversos projetos de pesquisa e extensão, nas diversas instituições que atuei.

Ainda na UniFil, sou responsável pela realização de eventos, como o Simpósio Nacional de Iniciação Científica e o Simpósio de Iniciação Científica Júnior. Também ajudei na organização, como membro do Conselho Municipal de Turismo, de duas conferências municipais de Turismo, e como membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI, de três conferências municipais.
Em relação aos fomentos, já obti recursos do CNPq, Fundação Araucária e do PROMIC. Em relação ao PROMIC, coordeno projeto que é desenvolvido desde 2005, denominado Educação Patrimonial e que, em 2010, recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade, destinado pelo Ministério da Cultura - Minc, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Atuo como avaliador institucional e de curso pelo Ministério da Educação - MEC, sendo uma de minhas atribuições analisar projetos institucionais e de cursos e sua aplicabilidade.
Na UniFil, atuo como coordenador de pesquisa, de publicações científicas, da Editora UniFil e coordenador acadêmico da UniFil VIRTUAL.
Como historiador, minha área de formação, procuro me envolver na Associação Nacional de História – ANPUH, ocupando o cargo de vice-presidente da seção Paraná. Ajudei ainda a fundar o Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da ANPUH-PR e o Grupo de Trabalho Nacional em Patrimônio Cultural, da ANPUH-Brasil, sendo deste, um dos coordenadores.

Qual a finalidade deste BLOG?

Bem vindos ao BLOG Extra Sala. A finalidade deste é proporcionar um espaço de interação entre os alunos dos diversos cursos em que atuo, possibilitando assim a ampliação do conhecimento e de acesso a conteúdos, já que o aluno poderá visualizar o material de aula de outras turmas. Por exemplo: o aluno de Pedagogia poderá compartilhar das reflexões que serão feitas com os aluno do curso de Administração de Empresas, assim como os de Gastronomia poderão interagir com os de Sistemas de Informação, e assim por diante. Pretende-se que, com isso, amplia-se a gama de possibilidades, já que o aluno não ficará restrito ao conteúdo de sua sala. Além disso, o Blog é aberto, podendo receber comentários de qualquer internauta.

Pretendo ainda me comunicar com meus alunos por este BLOG, orientando trabalhos e agendando atividades, inclusive provas. Configura-se assim como um importante canal entre alunos e professores.