quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Música e Patrimônio

Vejam algumas músicas que tratam das diversas formas de apropriação da cidade:

Rio 40 Graus - Fernanda Abreu: https://www.youtube.com/watch?v=2vyBu2q2jcs
 
Alagados - Os Paralamas do Sucesso: https://www.youtube.com/watch?v=0LIi7c0GTHk
 
A Cidade - Chico Science & Nação Zumbi: https://www.youtube.com/watch?v=UVab41Zn7Yc
 
O Último Pôr do Sol - Lenine: https://www.youtube.com/watch?v=7toAuIBlOuU
 
A visão que a população tem da cidade pode nos levar a termos algumas surpresas, como o identificar de espaços que não consideramos importantes; ou uma percepção distinta dos espaços; ou ainda, a identificação de lugares que não existem mais.
 
Este é o caso apresentado na música Saudosa Maloca: https://www.youtube.com/watch?v=6C6ezqRYWug
Veja com os “Demônios da Garoa”: https://www.youtube.com/watch?v=V_N4Jum5h2A
 
Outro exemplo, de lugares que não existem mais, mas que são importantes para a vida de pessoas ou mesmo comunidades inteiras, é o filme "Narradores de Javé", imperdível para todos que estudam questões vinculadas ao patrimônio, e a música Sobradinho. Veja com Sá, Rodrix & Guarabyra: https://www.youtube.com/watch?v=8ERBwtuaYmY
 
E para finalizar, escolha uma das músicas apresentadas, e faça um comentário.
 


Análise de Quadros

Analise o quadro intitulado “A Primeira Missa no Brasil”: http://rceliamendonca.wordpress.com/tag/primeira-missa-no-brasil/
 
Aproveite para dar uma olhada nesta notícia: Primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, chega a Brasília para exposição - http://www.museus.gov.br/a-primeira-missa-no-brasil-de-victor-meirelles-chega-a-brasilia-para-exposicao/
 
 
 
Agora veja duas obras do modernista Cândido Portinari, que nos ajuda a questionar a perspectiva adotada:
 
A Primeira Missa no Brasil - http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/01/primeiramissa_portinari.jpg . Veja ainda matéria publicada no site do IBRAM: http://www.museus.gov.br/tag/primeira-missa/
 
 
Agora, responda o questionamento: o que distingue as obras de Portinari das de Victor Meirelles e Oscar Pereira da Silva?

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Patrimônio Cultural - Material e Imaterial

 
O Patrimônio Cultural se divide ainda em dois segmentos importantes, denominados de Patrimônio Cultural Material e Patrimônio Cultural Imaterial.

Patrimônio Cultural Material: são os bens tangíveis, como uma edificação, ou um objeto que tenha sido selecionado por dada população, ou órgão, para representar a cultura de povo, grupo, ou pessoa. Podem ser ainda móveis ou imóveis. Veja definição no site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=12297&retorno=paginaIphan

O Elevador Lacerda em Salvador é uma edificação considerada como bem  cultural. É um patrimônio arquitetónico, representando uma manifestação modernista.

Procure no Google Maps “Mercado Modelo - Salvador-BA”. Ali você terá uma boa vista do Elevador Lacerda. Caso deseje passear pelas ladeiras que liga a cidade Alta e a Baixa, digite “Elevador Lacerda”.

Um exemplo local de Bem Tangível Móvel, e que também pode ser entendida como uma manifestação modernista, é o Museu de Arte de Londrina - MAL. Sugiro um passeio, utilizando o Google Maps. Aproveite para descer a Rua Rio de Janeiro, até o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

Já o Patrimônio Cultural Imaterial: relaciona-se ao sentimento de identidade de um dado povo ou grupo; representa a cultura que é transmitida de geração em geração, que esta em constante transformação e em comunhão com a história, a natureza, o ambiente, promovendo a diversidade. É intengível, e desta forma, não pode ser tombado, mas sim registrado, salvaguardado e protegido. Veja definição do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=10852&retorno=paginaIphan


Para finalizar, deixe aqui no BLOG um exemplo de Bem Cultural Material e um exemplo de Bem Cultural Imaterial de sua cidade. E explique o motivo da escolha, ok?

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Curso Educação Patrimonial


Sejam todos bem vindos ao curso de Educação Patrimonial. Este faz parte do Projeto Educação Patrimonial, e tem como principal objetivo compartilhar reflexões que seus membros vem acumulando desde 2005.

Para conhecer um pouco mais do projeto, acesse o site www.educacaopatrimonial.com.br .
 
Para melhor nos comunicar, criei um grupo denominado: patrimoniocultural@googlegroups.com . É fundamental que todos façam parte do mesmo, pois é a partir dele que entrarei em contato com vocês.

Como primeira atividade, peço que se apresentem aqui no BLOG. E, caso tenham interesse, explore esta ferramenta que tenho utilizado como complemento em minhas aulas.