Mercadoria vincula-se a um mercado, real ou criado/fictício.
Como as negociações se estabelecem em um dado mercado, as empresas disputam espaço neste mercado, competindo pelo resultado das negociações ali estabelecidas, ou seja, pelo lucro.
Neste sentido, podemos perguntar:
- qual o objetivo principal das empresas? Elas estão a serviço dos consumidores e empregados?
- se tudo é consumido, educação, segurança, lazer e saúde, o usuário torna-se cliente?
Porém, se consumimos, ficamos felizes ...
Deixe um comentário aqui sobre o vínculo saúde e mercadoria. Para tanto, clique em comentário, e depois, opte pelo anônimo. Não esqueça de colocar nome, curso e turno.
A péssima administração do dinheiro público por parte de nossos governantes se reflete na falta de investimentos na área da saúde. Impotentes com com a situação caótica do sistema hospital no país, os brasileiros tentam reverter essa situação pagando altos preços pelas mensalidades dos planos de saúde, sentindo-se assim, mais seguros com o plano, mas quando realmente precisam de cuidados deparam-se novamente com a impotência, pois o plano difícilmente cobre todas as necessidades. A única saída dos usuários, é pagar ainda mais caro por um plano mais completo, ou seja, da mesma forma que quando queremos uma roupa de boa qualidade, pagamos mais caro por roupas de marca, estamos sendo obrigados por fazer o mesmo com a saúde, visto que a saúde pública está desestruturada e sem recursos.
ResponderExcluirTalita Souza, enfermagem, noturno
Saúde é uma questão complexa, não é mercadoria, como querem colocar, pagando planos de saúde, mas um direito legítimo do cidadão, que precisa ser garantido pelo governo, através do SUS. A mercadoria é o ponto de partida da exposição do capitalismo exatamente porque ele é a célula básica da economia, porque todos os dias entramos em contato com a mercadoria através das trocas no mercado. Como da mercadoria surge o dinheiro e do dinheiro surge a necessidade dele se multiplicar, estudar a mercadoria é importante porque estamos estudando as bases de todo o funcionamento da lógica da acumulação capitalista.
ResponderExcluirEllenmaris Abreu; Enfermagem; Matutino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQual a finalidade de se pagar mensalmente um absurdo à planos de saúde durante anos com a finalidade de um melhor atendimento e conforto, quando você se depara em um leito de hospital e é solicitado um exame de alto custo (Ressonância Magnética) sendo surpreendido com um "O plano não cobre..."? A decepção, impotência, o sentimento de roubo se faz presente! sou contra quando dizem que saúde é mercadoria, entretanto no caso acima não foi exatamente isso que aconteceu, pois não houve uma troca integral de favores entre ambos.
ResponderExcluirSegundo a Constituição Federal de 1988 art 196 diz que A saúde é um direito de todos e dever do Estado.
complementando ainda mais o art 197 diz que ações e serviços de saúde são de relevância pública
finalizando assim com o art 198 a criação do SUS!
Um sistema público que atende seu paciente de forma integral, universal, tendo participação ativa da população. Um sistema de dar inveja.
Bom, isso pode ser encontrado nos papeis, mas não é bem isso com o que nos deparamos e sim com o tal conhecido porta dupla, onde pacientes de planos de saúde migram para hospitais públicos para poder realizar exames que o seu plano não paga. Tirando a vaga de quem realmente precisa.
Não podemos esquecer de mencionar que a culpa é sempre voltada para o SUS: aglomerações, negligencia,..Mas o que realmente esta ocorrendo la dentro?
Enfermagem noturno.
O SUS teoricamente ele foi criado para dar assistencia integral e de qualidade para as pessoas, porem hoje nos deparamos com um sistema deficiente que não esta tendo grande sucesso com seus atendimentos, hoje temos uma visão de que para termos atendimento de qualidade precisamos ter um plano de saude privado, isso é o que torna a saude como mercadoria. O SUS é um sistema que tem condições de ser visto como o melhor, porém deve ser feitas estrategias e o principal acabar com a ideia de corrupção como a porta dupla.
ResponderExcluirBruna Vanessa Salustiano - 1° ano Enfermagem Noturno.
Esse caso é extremamente delicado, todos reclamam do SUS, o grande problema é que ninguém vê que esse é o melhor plano que existe em termos, é o único que libera tudo, que cobre tudo, mais infelizmente o problema é a demora, existem casos que espera por especialista de até um ano,por isso as pessoas optam por pagarem plano de saúde, porque sabem que quando precisarem de alguma coisa no pronto socorro não demorara muito, já quando se vai no pronto atendimento municipal isso leva algumas horas, o Sus deveria ser extremante diferente porque quando foi instalado era para ser um plano integral de atendimento igualitário para todos, mais infelizmente isso está um pouco longe de acontecer.
ResponderExcluirAline Cristina Silva Enfermagem/noturno
Infelizmente a saude virou comercio nao culpo o SUS pois o SUS é sim um plano de saude muito bom deveria ser melhor se o dinheiro repassado pra saude nao fosse desviado , hoje voce paga para ter conforto nao para ter saude, pois os mesmos medicos , remedios hospitais, enfermagem que atende voce no sus atende voce no particular é so questao de conforto que no final sai muito caro , e outra agora alguns procedimentos que os convenios cobriam nao cobrem devido ao alto custo , e voce tem que ir para o sus , e vai ser atendido da mesma forma ou se duvidar melhor sem custo quero dizer voce paga sim por ele com seus impostos mas nao paga alem disso para ter o mesmo tratamento , mas hoje com o mundo capitalista em que vivemos muitas pessoas nao pensam assim e nem se dao conta do quanto paga pra ter o mesmo atendimento so por questao de conforto , so precisamos de governantes serios para que o dinheiro seja usado da melhor forma possivel , a suade deveria ser prioridade no nosso pais mas infelizmente nao é.
ResponderExcluirlucilene inocencio
lucilene inocencio enfermagem noturno
ExcluirO SUS é o plano de saúde criado para todos,sem nenhuma distinção.Ele engrenando e funcionando exatamente como deveria ser,acabaria com toda a mercadoria na saúde.
ExcluirNão existiria o comercio nesse meio,planos de saude carissimos,em que na hora mais necessaria nos falam " desculpe,mas seu plano não cobre".
A corrupção tambem gera um comercio indireto.Profissionais conveniados ao SUS,cobram a parte por serviço prestado,alegando ser um adicional,porque são mal remunerados.Sendo que ele esta ali,trabalhando conveniado ao SUS porque desejou e não foi obrigado.
Eliane Matos Cena 1° ano enfermagem noturno
Não, a saúde é direito de todos e dever do Estado. Infelizmente não estão levando em conta o que diz na Constituição Federal, a saúde está sendo mercadoria. Hoje em dia para curar uma enfermidade ou garantir a saúde, precisamos ter um plano de saúde, porque depender da saúde pública está difícil, ou por falta de profissionais qualificados ou por ausência de verba do governo. Andressa Rodrigues Borges (Enfermagem Noturno - Primeiro ano)
ExcluirO SUS é extremamente eficiente e um modelo para o mundo todo, porém pela falta de ética dos nossos políticos em repassar as verbas faz com que a Assistência seja demorada, abrindo oportunidade para as operadoras de Planos de Saúde, que oferecem atendimento integral e imediato, diferenciado, conforto, leitos elaborados, sendo os médicos os mesmos do sistema publico de saúde, e tudo isso tem um custo elevado, e na hora da emergência muitas vezes o plano se revela como parcial, isto é não cobrem procedimento de alto custo e são transferidos para uma unidade do SUS que cobre tudo e faz todo tipo de procedimentos, se o governo aplicasse as verbas da saúde integralmente no SUS a saúde não seria uma mercadoria e o trecho da constituição "saúde é direito de todos" faria sentido.
ExcluirEliel Vieira Enfermagem Noturno
É impossível se falar de saúde e não se mencionar o SUS, muitas pessoas falam mal dele, dizem que é uma porcaria, que é necessário esperar muito nas filas, que a guia com especialista demora muito e por esses fatores muitas pessoas optam por pagar plano de saúde que não é necessário enfrentar filas e muito menos esperar guia do especialista de 6 meses a 1 ano, uma das desvantagens do plano de saúde é que ele é pago mensalmente e não são todos os procedimentos cobertos deixando a criterio do paciente pagar por fora ou recorrer ao sus, ja o sus é totalmente isento todos os procedimentos. Como tudo e todos o Sus apresentam algumas falhas que podem ser corrigidas com tempo e não nos gera custo algum, podemos procurar sempre que precisarmos o sus sem precisar pagar nada.
ResponderExcluirGREICY MARI DE SOUZA PEREIRA
ENFERMAGEM NOTURNO
Uma sociedade saudável é uma sociedade igualitária, solidária e democrática!Mas no mundo atual,aonde deparamos com várias contradições, um país capitalista, com uma realidade cada vez mais crítica.Aonde a saúde não se compra,mas por um outro lado o dinheiro dá melhores condições para se obter opções para garantir uma saúde melhor,mercadoria é um produto que satisfaz
ResponderExcluirnecessidades humanas por meio da troca....O Capital: O Capital começa pela mercadoria porque esta é a célula
básica da economia capitalista. Nesta economia, tudo gira em torno
da mercadoria e, por isso, compreender o conceito de mercadoria é
chave para entendermos o funcionamento do mercado capitalista.Apesar que somos uma sociedade democrática em com lutas obtemos uma reforma na saúde ,e conseguimos pela Constituição de 88 vários progressos no avanço da saúde.Mas quem não possui um bom capital e depende somente do sus por exemplo em Belém, pacientes agonizam nos corredores de um hospital e morrem à espera de médicos e de vagas em UTI.Outra questão muito intigrante é que bebês têm menos chance de sobreviver nos Estados Unidos, com sistema de saúde que achamos ser o melhor do mundo, que na empobrecida e autocrática Cuba. Segundo o mais recente Livro de Fatos Mundiais da CIA, Cuba é um dos 41 países com melhor taxa de mortalidade infantil que os EUA. Nós brasileiros devemos buscar respeito e resolver os redutos de pobreza e os fracassos em nosso sistema de atendimento de saúde.Aluna Letícia Fernanda enfermagem noturno primeiro ano
o sistema vigente tasnfosma tudo em fonte de riquza. o capitalismo corrompe. a saude deixou de ser principio de solidariedade e transformou-se em fonte de renda.
ResponderExcluirO Sus é o melhor plano de saúde que tem,infelizmente ele é mal administrado e a demora do atendimento é grande.Com isso,a população fica revoltada acaba chamando a imprensa,assim se torna "mal-falado".Ele o único plano que cobre todos os exames,cirurgia etc.
ResponderExcluirÉ extremamente difícil falar de saúde, sem falar do SUS, todos reclamam, mais é um sistema público que atende seu paciente de forma integral, universal, tendo participação ativa da população, infelizmente o único problema é a demora. Segundo a Constituição Federal de 1988 - A saúde é um direito de todos e dever do Estado.
ResponderExcluirGabriela Fermino e Silva - 1° ano Enfermagem Noturno
É extremamente difícil falar de saúde, sem falar do SUS, todos reclamam, mais é um sistema público que atende seu paciente de forma integral, universal, tendo participação ativa da população, infelizmente o único problema é a demora. Segundo a Constituição Federal de 1988 - A saúde é um direito de todos e dever do Estado.
ResponderExcluirGabriela Fermino e Silva - 1° ano Enfermagem Noturno
Saúde é uma questão complexa,mas profudamente relevante;não é mercadoria,como querem colocar mas um direito legítimo do cidadão,que precisa ser garantido pelo governo.O SUS e um sistema que benificia,muita gente,mas ainda deixa muito a desejar,culpa dos governantes,que são uns corruptos,so sabem roubar.A preocupa-ção dos governantes e com a saúde de suas empresas e não a saúde do povo brasileiro.Os governantes manipulam a saúde como se fosse mercadorias,como quem dá mais, e aí entra os planos de saúde, para acabar de matar mesmo com a saúde do povo.A saúde dos planos vai muito bem,aumentaram 25,6% seus lucros nos últimos anos além de terem sido nos últimos 10 anos o negócio mais rendoso do Brasil.É preciso impor a eles menos lucros e mais seriedade,esse e o papel do congresso e do governo reiteradamente descumprido,não sabemos o que sera do povo brasilero daqui a alguns anos.Eles se esqueceram da Constituição Federal de 1.988 que diz que a saúde é um direito de todos e dever do Estado.
ResponderExcluirMárcia Kiyomi Inuyama Nagatoshi -1 ano Enfermagem matutino.
O SUS é um plano de saúde eficiente e que beneficia toda a população prestando assistência integral ao indivíduo. O que acontece é a falta de recursos e até pessoal para a prestação dos serviços, por exemplo, quando se vaem hospitais novos que não estão em funcionamento devido à falta de algum equipamento, ou então, nos já atuantes equipamentos que não funcionam, falta de leitos, medicamentos, e ausência de profissionais para o atendimento que acaba gerando filas, demora e reclamações. Até aqui, apesar de o sistema parecer não ‘funcionar’ direito, ele é público, todos podem ser assistidos e devem recorrer quando necessário, mas muitos veem esses problemas e tomam como solução o pagamento fiel a um plano de saúde. Estes não são baratos, e como visto na aula, gera a decepção do cliente por “não cobrir” muito do que a assistência exige. A partir daqui, a saúde torna-se uma mercadoria, onde busca o lucro, e ainda, não resolve o problema do paciente, que adquiriu o ‘produto’ visando sua satisfação, por um serviço que poderia também ser prestado pela unidade pública.
ResponderExcluirLarissa M. Bazzo, Enfermagem, Noturno.
Com o passar do tempos, que a população começou a se preocupar com a saúde buscando beneficio, para a sociedade a constituição de 1988 surgiu o sus que a saúde e um direito de todos e dever do estado, mas como em muitos casos a demora e muita para o atendimento as pessoas paga ou imigra para um plano de saúde que e pago, para tem os beneficio mas nem todos benefícios e incluso e as pessoas volta para fila de espera com sus,pagando um plano de saúde que não lhe proporciona todos o beneficio, que muitas vezes não são viavéis mas ajuda esse programa se tornando mercadoria de consumo que muita gente tem para não se tornar uma preocupação de precisa de um atendimento as presa tem um ponto de apoio, com um investimento de renda que vem do governo como e injetada em outras área como da copa do mundo no Brasil gastando com estadios podia ser transformado em medicamento, alimentos e um atendimento mais especializado, para todos que precise do atendimento claro que vai proporcionar renda para o pais mas que não ira para a saúde.
ResponderExcluirPriscyla Mees 1º ano enfermagem noturno
A maioria dos cidadões quando se fala em Saúde, comentamos do SUS, apesar da linda frase "a saúde é direito de todos e dever do Estado". Infelizmente não estão levando em conta o que diz na Constituição Federal, como sempre tem anuncio em jornais e noticias da televisão do descaso e até mesmo a demora do atendimento.
ResponderExcluirEm citar os planos de saúde muitas coisas precisam de alteração "verdade" a ser esclarecidas aos clientes que aderem ao plano de saúde, acredito que com a Regulamentação da ANS, a cobrança sobre os planos muitas coisas já teve grande mudança.
Ana Paula Ferrais da Silva 1º enfermagem noturno
Com a falta de assistencia perante o governo para com a populacao muitos estão preferindo ter um plan de saúde onde conseguem mais rapidez e agilidade para certas consultas mais complexas.
ResponderExcluirOnde que pelos direitos do SUS que todos devem ter assistencia por igual isso não acontece, por parte do governo que usa muito mal o dinheiro publico nossa saúde está ficando um verdadeiro colapso.
Diogo L. Moreno Enfermagem - Matutino.
Ao se falar em saude no Brasil, logo lembramos do SUS e sua celebre frase: saude direito de todos e dever do estado. Algo que na pratica deveria atender de maneira igualitaria, e de qualidade a população. Porem, devido a alguns politicos, isso nao acontece e a população passa a se referir por um sistema coatico, que nem sempre atende as pessoas por falta de vagas, profissionais da saude e etc ... infelizmente a saude tornou-se mercadoria, e os planos de saude, com sua falsa imagem de segurança, cobram absurdos por serviços que deveriam ser publicos.
ResponderExcluirA saude se tornou produto, onde quem paga mais leva mais qualidade.
Bianca B. Reis - Enfermagem 1º anos Matutino
Aparentemente a saúde é uma mercadoria onde a pessoa “compra” os serviços de um profissional no intuito de alcançar uma melhor qualidade de vida e onde o profissional da saúde seja pública ou privada “vende” seus serviços em troca de uma remuneração (dinheiro).
ResponderExcluirNos países capitalistas a moeda de troca é o dinheiro, portanto, tudo o que se quer ou necessita gira em torno do dinheiro, mas trazendo o foque para o âmbito da saúde acredito que deveríamos focar inicialmente no cuidado humanizado sabendo que conseqüentemente receberíamos por isso, mas não é isso que vimos acontecer.
O SUS traz princípios fortalecidos em uma política de igualdade, equidade, etc., onde todos deveriam ter seus direitos respeitados e condições dignas de sobrevivência, mas infelizmente não é isso que presenciamos todos os dias, principalmente na rede pública, onde o funcionário por ser concursado se acha no direito de maltratar, ignorar e até mesmo sobrepujar nos mais necessitados, mostrando assim que ainda estamos longe de ver os princípios e diretrizes do SUS sendo praticados.
Mesmo diante do caos humano ainda tenho esperança em uma sociedade onde as pessoas e principalmente os profissionais da saúde foquem no cuidado humanizado e vejam no próximo não somente os $$$, mas o que ele tem de melhor que é a sua essência.
Ligenária Rangel - enf. noturno
o SUS é um sistema que foi implantado com o intuito de ajudar as pessoas de melhor forma possivel,com a ganancia dos administradores fazem com que o sistema muito falho pelos desvios e corrupções o sistema deixa a desejar.
ResponderExcluirJuliana Monzani Enfermagem 11A Matutino
O SUS é um sistema de saúde que no papel é perfeito, mas na pratica não acontece como deveria. O desvio e a falta de verba é muito grande, assim impede que o sistema seja colocado em pratica corretamente! Os profissionais de saúde muitas vezes deixam a desejar também, pois quando ganham pouco se acham no direito de não dar o atendimento que correto, maltratando o paciente.
ResponderExcluirAssim a saúde acaba se tornando mercadoria, onde quem paga leva um atendimento correto.
Karoline Trofino Tavares - 1º matutino.
O SUS infelizmente, tem tudo pra dar certo mais com profissionais desqualificados que temos hoje em dia acaba sendo difícil, apenas quem tem condições de pagar tem um atendimento adequado, ou senão acaba levando desgosto ou ate prejudicando ainda mais a saúde pelo tempo que levamos para uma espera, e para ser bem atendido. O SUS tem tudo pra dar certo, mais se continuar esse desvio de dinheiro e falta de vontade dos profissionais, a tendência é só piorar, porem tem muitas chances de ter um ótimo atendimento e melhoria.
ResponderExcluirKARINA EMANUELLE - ENFERMAGEM 11A MATUTINO
A saúde não pode ser tratado como mercadoria, pois vivemos em uma sociedade onde a saúde deveria ao menos ser tratada com a importância que ela necessita por ser um direito de todos os cidadãos e um dever do estado, por muitas vezes os princípios dos SUS deixaram de ser respeitados e o atendimento não atendeu as necessidades da população, mas também ja melhorou muito e isso deve ser levando em consideração. As pessoas com planos de saude particulares tem um melhor atendimento e talvez olhando por esse lado a saude seja ainda de uma certa forma vista como mercadoria.
ResponderExcluirCamila Semenssato - enfermagem 1º matutino.
A Saúde não pode ser uma assunto discutido atoa. Tem coisas que devemos mostrar que estamos sendo prejudicados, E em relação a saúde ela esta deixando a desejar, Um assunto que se fala em todos os lugares, mais mesmo assim, tem muitos lugares com lotação , essas coisas. o SUS muitas vezes não atende as necessidades da população, e devemos sim mostrar que isso esta errado , para assim ele darem valor para mudar. Isso é uma coisa q eles podem sim fazer... Melhorar em muitas coisa...
ResponderExcluirAndressa Dorta - enfermagem 1º matutino.
INFELIZMENTE O ATENDIMENTO PELO SUS É UMA VERGONHA. ONDE JA SE VIU UMA PESSOA TER QUE ESPERAR MESES OU ATÉ ANOS PARA FAZER UM EXAME, UMA CIRURGIA, ETC. TER QUE DEPENDER DO SUS É REALMENTE UM DESCASO POIS TODOS OS DIAS PESSOAS FICAM HORAS E HORAS EM FILAS ESPERANDO POR UMA CONSULTA OU AINDA AGENDAR, E QUANDO VOCÊ ENTRA NA SALA DO MÉDICO PARA SER REALMENTE EXAMINADO, ELE NEM SEQUER OLHA PRA VOCÊ QUANTO MAIS RELAR EM VOCÊ JÁ PASSA UMA MEDICAÇÃO E JÁ SE FOI A SUA CONSULTA. POR ISSO CONCORDO COM PLANOS DE SAÚDE SIM, POIS O ATENDIMENTO É MELHOR E OS MEDICOS REALMENTE PROCURAM VER QUAL É O SEU DIAGNOSTICO E DAR ATENÇÃO DEVIDA A CADA PACIENTE. SE REALMENTE AS VERBAS DESTINADAS AO SUS CHEGASSEM AO SEU DESTINO CERTO, MUITAS PESSOAS NÃO MORRERIAM EM FILAS DE ESPERA, EM MACAS EM MEIO A CORREDORES DE HOSPITAIS EXTREMAMENTE LOTADOS OU PELA BUROCACRIA QUE EXISTE.
ResponderExcluirREGINALDO SOUZA DE FREITAS - ENFERMAGEM 1°ANO NOTURNO
A Saúde deve ser levada à sério com importancia, hoje em dia, nao há muitos recursos para a saude publica e toda a populacao esta sofrendo com isso e estamos sendo muitos prejudicados.a saude se encontra em defcit, tem muitos lugares com lotação , atendimento precario. o SUS muitas vezes não atende as necessidades da população, e devemos sim mostrar que isso esta errado, e levar em conseideracao os principios de equidade, igualdade, universalidade à todos , para mudar essa realidade, pois é um dever do estado assegurar esse direito à nós.
ResponderExcluircamila ludimar martins. 1 ano enfermagem matutino.
O sus esta uma vergonha com filas e filas de espera nao atendendo a necessidade da da papulação
ResponderExcluire sempre lemrar que a Saude e um direito de todos e dever do Estado
Regiane Lima enfermagem noturno
a violencia contra mulher e ate mesmo na sociedade de um modo geral nao deveria acontecer,tem que respeitar o proximo seja a mulher ,a maria da penha tem que ser cumprida em todos os aspectos e denunciada sempre todos os agressoras.Juliana Romagnolli.
ResponderExcluira saude com certeza nao e mercadoria,temos que resgatar o direito a termos um atendimento digno no sus,o ser humano tem que ser tratado como obra prima desse processo,ter direito a sua integridade fisica e moral,suprindo suas necessidades para promoçao e prevençao da saude e nao so no momentoda doença.Juliana Romagnolli-enfermagem matutino
ResponderExcluirInfelismente o mundo gira em função do dinheiro, do poder aquisitivo, à saude não seria diferente, esta sendo comercializada, transformou-se em mercadoria, oque seria direito hoje é uma forma de conseguir lucro através disto, e com certeza quem sofre e paga com tudo isso é o menos favorecido financeiramente. O que deveria ser orgulho uma vez que no papel seria o justo, muitas vezes passa por descasso e pior como se fosse absolutamente normal. Fernanda R. Santini 1º ano matutino
ResponderExcluirSaúde não é mercadoria embora temos que as vezes agir com se fosse pagando exames, consultas qdo ha necessidade devido a demora da saúde publica. Embora eu nao ache que o SUS é ruim muito pelo contrario ele é o unico plano de saúde em que se faz varios exames da mesma parte do corpo, multiplas consultas mensais /anuais, tantos outros exames sem que seja "barrado", tenha que passar por auditoria, etc. O problema não é o SUS o problema é quem governa que rouba o dinheiro que deveria ser destinado a SAUDE deixando o caos que é a saúde publica, fazendo com que façamos da nossa saúde uma mercadoria...
ResponderExcluirKarina Carvalho 1º enfermagem noturno
olá,esta na constituição que saúde é direito de todos e dever do estado,porém não é isso que vemos no dia a dia na mídia,e quando precisamos de atendimento,o dinheiro público além de mal administrado é mal distribuído,as pessoas estão alucinadas com o mercantilismo,tudo com valores muito alto,mas quem dita os valores são os exploradores do capital,e com essa os planos de saúde,com grande demonstração da saúde pública sendo explorada desvairadamente...
ResponderExcluirDebora rodrigues enfermagem noturno
A saúde não pode ser tratado como mercadoria, pois vivemos em uma sociedade onde a saúde deveria ao menos ser tratada com a importância que ela necessita por ser um direito de todos os cidadãos e um dever do estado, por muitas vezes os princípios dos SUS deixaram de ser respeitados e o atendimento não atendeu as necessidades da população, mas também ja melhorou muito e isso deve ser levando em consideração. mais quem sao os culpados é quem rouba assim faz com a saude se chamem de mercadoria
ResponderExcluirKesy eloi 1º Ano enfermagem noturno
O que está visível é a falta de administrar os recursos da saúde pública,temos o SUS um sistema lindo,magnifico no papel,ora,fico horrorizada em dizer que a saúde é uma mercadoria,pois temos ai o sistema que pode nos oferecer e melhorar a saúde do nosso país. Porém as pessoas preferem render-se ao capitalismo e sair comprando tudo,ficando todos alienados sem a minima importância para a nossa saúde,que de acordo com o artigo 196,a saúde é um direito de todos e DEVER do estado,logo,vemos que esse dever do estado é deixar as pessoas morrerem nos corredores dos hospitais,e esses que estão por trás de toda má administração e roubo fazem com que nós deixamos passar pois a alienação faz com que acreditamos que a saúde é uma mercadoria,sendo que não é.
ResponderExcluirMayara Souza - 1º Ano Enfermagem Noturno
Na minha opinião é muito complicado tratar a saúde como mercadoria, mas infelizmente é isso que acontece em nossa sociedade já que o sistema predominante é o capitalismo, um exemplo desse tratamento capitalista na saúde é a venda de planos de saúde na qual o único objetivo é lucrar, portanto em sistemas privados de saúde não somos chamados de pacientes e sim de clientes.
ResponderExcluirLuana Alves Lopes-1° Ano Enfermagem noturno
Vínculo Saúde e Mercadoria
ResponderExcluirA saúde, muitas vezes, é vista como uma mercadoria, mercadoria esta sem muito valor. Hospitais sem equipamentos ou com equipamentos sem condições de uso são encontrados nos hospitais públicos. Muitos morrem à espera de uma vaga na UTI, como se a saúde das pessoas pudesse esperar. A vida parece não ter nenhum valor, ou seja, parece ser uma mercadoria descartável. Nos Estados Unidos, por exemplo, (que hoje tem um sistema de saúde pior que o de Cuba), a taxa de mortalidade infantil é maior que a taxa apresentada por Cuba. Melhorar a saúde pública não é prioritário, mas gastar 300 milhões de dólares em um único avião de caça não é a melhor forma de proteger a saúde dos americanos! E o governo está estudando como reduzir ainda mais os benefícios, particularmente aqueles que dão acesso às crianças a atendimento de saúde. E estamos falando de uma nação com um grande potencial. Imagine em nosso país em que as dificuldades e o interesse pela saúde deixam muito mais a desejar.
Maria Angelita Panichi
N minha opnião é uma vergonha a saúde ser tratada como uma mercadoria,mais querendo ou não é isso que vem acontecendo e oque a midia vem nos mostrando.As pessoas estão morrendo nos hospitais por não terem vagas em UTI etc... o Sus é um sistema maravilhoso o único problema é que vem sendo mau administrado,ja que o que hoje em dia prevalece é o capital. Deyse Leticia Bregagnoli primeiro ano de Enfermagem Noturno.. 11/06/13
ResponderExcluirBom,na minha opinião a saúde concerteza é um direito de todos e um dever do estado,porém não é isso que vemos nos hospitais,o estado não dá muita verba para o SUS,que é um ótimo sistema de saúde,só não é melhor pela falta de dinheiro,pois o mundo em que vivemos hoje está completamente tomado pelo capitalismo,e saúde está sendo uma mercadoria nesse meio capitalista. Pois as pessoas estão optando pelo conforto dos hospitais,sendo que muitas vezes os médicos deixam a desejar. O SUS deveria ser mais bem visto diante da sociedade,afinal o SUS atende a maioria da população,então o estado deveria investir mais nos SUS,ao invés de ficar fazendo hospitais luxosos,onde pessoas pagam uma fortuna para serem atendidas,sendo que na verdade,eles não estão sendo considerados pacientes e sim clientes que geram lucros.
ResponderExcluir1° Ano Enfermagem Noturno
Bom,na minha opinião a saúde concerteza é um direito de todos e um dever do estado,porém não é isso que vemos nos hospitais,o estado não dá muita verba para o SUS,que é um ótimo sistema de saúde,só não é melhor pela falta de dinheiro,pois o mundo em que vivemos hoje está completamente tomado pelo capitalismo,e saúde está sendo uma mercadoria nesse meio capitalista. Pois as pessoas estão optando pelo conforto dos hospitais,sendo que muitas vezes os médicos deixam a desejar. O SUS deveria ser mais bem visto diante da sociedade,afinal o SUS atende a maioria da população,então o estado deveria investir mais nos SUS,ao invés de ficar fazendo hospitais luxosos,onde pessoas pagam uma fortuna para serem atendidas,sendo que na verdade,eles não estão sendo considerados pacientes e sim clientes que geram lucros.
ResponderExcluirJéssika Fernandes Marques 1° Ano Enfermagem Noturno
Saúde não deveria ser tratada como mercadoria pois é um direito de todas as pessoas, porém está se tornando mercadoria porque muitos são obrigados a pagar uma consulta se querem um atendimento mais rápido.
ResponderExcluirAline Valéria Lima 1° ano enfermagem noturno
Gleice Keila da Silva - 1º Ano Matutino enfermagem
ResponderExcluirHoje tudo envolve dinheiro, inclusive na área da saúde, pode-se ver através de noticiários o quanto a ganancia afeta a estrutura de centros de atendimentos, seja em hospitais ou pronto atendimentos, na atualidade podemos encontrar apenas em alguns locais de atendimentos particulares a harmonia entre bom atendimento, boa estrutura e qualidade oferecida aos pacientes. É claro, que a sociedade em si almeja uma utopia de atendimento, porém ninguem faz por onde... Hoje as pessoas visam conforto e lazer e so se lembram da saúde quando ja não estão mais sobre sua perfeita ordem, adiciona-se a isto, o fato dos pacientes serem vistos como números e não como pessoas, o dinheiro sempre vem em primeiro lugar, tanto que quando um paciente procura um PA ele primeiro paga a consulta e/ou medicamentos e depois recebe a sua ´mercadoria´.. O governo não é diferente, o dinheiro que deveria ser destinado a saúde nunca chega ao seu destino, e a situação é cada vez mais precaria, acredito que antes de agir a sociedade deva rever as suas concepções sobre o que é mais importante, o dinheiro ou a saúde.
erik matheus dos santos bezerra 1 ano enfermagem
ResponderExcluirHoje em dia no nosso sistema capitalista e na area da saude as empresas ,estabelece uma estrutura social desigual ,o operario produz mas o capitalista se apropria do produto de forma particular a assim quando formos enfermeiros nossa divisao entre a sociedade capitalista entre classes ,segundo marx ,pela relaçao entre os homens,nao e uma escolha individual nem opçao ,como enfermeiros nossa propridade privada exige trabalho assalariado ,e assim lugar que as pessoas ocupam na divisao de trabalho e oque define a classe social,.ecomo no ministerio da saude eo sus muitas açoes estao sendo desviadas pela corrupçao e por deixar corrptos no poder.
Saúde é direito e não menos mercadoria
ResponderExcluirA célebre frase: “Saúde é direito de todos e dever do Estado”, até hoje, não se materializou em uma conquista efetiva do povo brasileiro, em grande medida, pela sistemática omissão dos sucessivos governos, tanto já muito falada questão do subfinanciamento quanto na dificuldade em contrapor os interesses do mercado da saúde, que se beneficia da insuficiência do Sistema Único de Saúde. Realmente, o desvio de verba para a saúde, não só da saúde, mais de todas as esferas e direitos do cidadão, é lamentável. Dificilmente, você vai encontra alguém que diga que não tenha plano de saúde, pois a situação da nossa saúde pública esta caótica. Infelizmente é essa a nossa real situação, cabe a nós cidadãos e futuros profissionais da saúde, tenta modificar essa real situação e garantir os nossos direitos e deveres.
Enfermagem 1º ano Matutino Amanda Mangabeira
''A saúde é direito de todos e dever do estado'', na minha opinião o que esta faltando é uma boa administração, o SUS é um convênio ótimo porém mal administrado,colocamos com exemplo e podemos observar que não tem outro país que tem assistência a saúde integral,algumas cidades são mais privilegiada que as outras não,pelo repasse de verba mas sim por melhor administração,nós como cidadãos não sabemos e não procuramos nosso direito temos que mudar esse pensamento que o sistema é precário,ele é apenas mal administrado é o melhor repasse a saúde que temos ele é integral temos que valorizar mais e procurar nossos direito e usufluílo conforme a nossa necessidade.
ResponderExcluirBeatriz Alves da Sila enfermagem noturno
O que dizer se vivemos em uma sociedade capitalista no qual visa os lucros,fico indignada em pensar que tudo ao nosso redor gira em torno do dinheiro,até mesmo nossa saúde se transformou em uma mercadoria,sempre ouvi falar que a vida é um direitos de todos, mas onde está o direito daqueles que não tem condição de nem comprar um remédio?, em nosso país somos privilegiados por ter um sistema de saúde que tem tudo para dar certo, mas a falta de administração é precária o SUS é um sistema maravilhoso podemos melhorar ele se cada um fizer o seu papel de impor os seus direitos e os deveres que o estado tem com a sociedade devemos deixar de ser alienados! não podemos deixar que a saúde seja um sistema de troca onde, trocamos o dinheiro para ter uma saúde melhor,afinal a saúde é ou não é um direito de todos? gostaria que nossos governantes desse uma maior atenção nessa questão,que desse atenção aos hospitais públicos que precisa de verba para poder ajudar a melhorar a saúde da população .
ResponderExcluirApesar de vivermos em uma sociedade onde tudo tem seu preço, será que possível mensurar quanto vale uma vida?
Ellen Nogueira da Silva 1° ano de enfermagem noturno
Na minha opinião é uma vergonha a saúde ser tratada como uma mercadoria,não tem aquela célebre frase que diz "A saúde é direito de todos e dever do estado",porém não é isso que vemos nos hospitais,o estado não dá muita verba para o SUS (Sistema Único de Saúde). O SUS deveria ser mais bem visto diante da sociedade, afinal o SUS atende a maioria da população,então o estado deveria investir mais nos SUS,ao invés de ficar fazendo hospitais luxosos,onde pessoas pagam uma fortuna para serem atendidas,sendo que na verdade,eles não estão sendo considerados pacientes e sim clientes que geram lucros.
ResponderExcluirSayuri Kozuka Fróes 1º ano de Enfermagem - Matutino
"Saúde é um direito de todos e dever do Estado."
ResponderExcluirMesmo com o SUS (um dos melhores sistemas de saúde do mundo)não é bem isso que acontece. O SUS, muitas vezes, por não atender as necessidades de todos, seja por falta de estrutura ou de investimento, obriga os cidadão a procurarem um serviço privado de saúde, o qual muitas vezes é caro.
MERCADORIA: Aquilo que está à venda, que constitui objeto de comércio.
E não é apenas olhando esse aspecto que conseguimos ver como a saúde está sendo tratada como mercadoria, há alguns dias, vi uma reportagem onde a família de uma paciente internada em hospital público denunciava o médico por cobrar por um serviço que ele deveria fazer de graça.
Quando se fala em capitalismo, tudo é mercadoria... eu, você, e todos que conhecemos.
Luiz Fernando 1º Ano Enfermagem Noturno
A saúde não é mercadoria, mas não é bem assim que funciona. Infelizmente ela é tratada como mercadoria, pois o que predomina na nossa sociedade é o capital.
ResponderExcluirMuitas pessoas que precisam de ser atendidos pelo SUS não são, por falta de leitos, médicos, tudo isso é por causa da corrupção. Pois o Sistema Único de Saúde (SUS), é muito bem estruturado, mas devido ao desvios de dinheiros isso não acontece, muitos pacientes ficam anos pra conseguir uma cirurgia que precisa de ser com urgência, outros ficam mais de dias em corredores devido a falta de quartos.
As pessoas que tem condições de ter um plano de saúde, consegue ser atendido na hora, não fica mais de anos se necessita de uma cirurgia.
Podemos fazer então essa comparação, para poder dizer que SAÚDE está sendo tratada como uma mercadoria nos dias de hoje.
Bruna Gabriela Tomeleri - 1° Ano de Enfermagem Noturno
A saúde é água,saúde é vida.A saúde,como a vida,não pode ser tratada como uma mercadoria,que se compra e vende.Saúde exige humanidade:A pessoa que procura e necessita do serviço público em saúde precisa ser tratada como gente,com respeito e dignidade!
ResponderExcluirEstudante:Derick Ronny Guedes Alvarenga. Curso:Enfermagem. Ano:1º-Ano. Turno:Matutino.
Vários são os objetivos de uma empresa,podemos citar algumas, como : liderança de mercado,fidelidade do cliente,eficiência ocupacional, crescimento, resultados quantitativos e qualitativos e rentabilidade, sendo essa ultima a que mais nos dias atuais, podemos ver. enquanto a saúde desencadeia para uma decadência, vemos instituições de saúde que poderiam estar em pleno funcionamento, atendendo com qualidade, com dedicação, com mas humanização.,Encontramos uma situação de verdadeira vergonha, é o caso dos desvios de verbas, da má administração do dinheiro publico, do descaso com o povo doente e carente do nosso País, os mandos e desmando.O povo está desgastado de ver tanta corrupção e a falta de estratégia, estrutura e profissionais capacitados par realizar um trabalho ,que garanta a eles seus direitos e deveres, esses garantidos pela constituição.Ainda assim temos esperança de melhoria nas diferentes áreas, mas a mais importante no momento ,é a saúde publica que precisa urgentemente, estabelecer normas para que possamos ter ao alcance um atendimento digno. Não podemos simplesmente cruzas nossos braços, mas reivindicar nossos direitos constitucionais.
ResponderExcluirSilvana T. Myszkowski da Silva - enfermagem - matutino (UNIFIL )
Estudamos o SUS sabemos que sua criação foi através de várias leis e portarias sabemos de sua grande importância para a população,porém não é isso que acontece a cada dia perante ao Governo.
ResponderExcluirJuliana Reis 1° noturno Enfermagem
Brenda Mello 1° enfermagem noturno
ResponderExcluirO sus é direito de todo cidadão, e por isso não deveria ser tratado como mercadoria, mas infelizmente não é essa a realidade em que vivemos... Falamos dos nossos direitos sem mesmo entende-los. A situação em que se encontra a saúde em nosso país é uma vergonha, pessoas morrendo pela má administração do SUS que tem todo o campo para ser o melhor plano de saude p/ a população.
na minha opiniao o dinheiro brasileiro é gasto com muitas coisas fúteis , temos que gastar mais com alimentação ,saude e estudos ,mais nao estao gastando com estádios ,é complicado isso , mais o que sabemos é que não podemos cruzar nossos braços .
ResponderExcluirAliny Vicente 1° ano enfermagem
O sistema capitalista adotado no nosso país interfere direta e indiretamente no sistema de saúde seja ele privado ou público, visto que todos os procedimentos giram em torno de investimento financeiro. No entanto o Estado tenta suprir as necessidades da população através do direito adquirido na Constituição Federal onde "a saúde é um direito de todos e um dever do Estado", porem sabemos que existem muitas falhas no sistema principalmente no desvio de verbas públicas que seriam utilizadas para melhorias. Cabe a nós futuros profissionais de saúde investir em conhecimento, conscientização e fiscalização para garantir que o mercado da saúde funcione de maneira favorável não apenas para as instituições, mas principalmente para a sociedade.
ResponderExcluirJackeline Silva de Almeida - 1º ano Enfermagem - matutino
O Sus poderia ser o melhor plano de saúde dos indivíduos mas ainda falta muita disponibilidade de recursos para chegarmos à excelência,isso acontece pela falta de vontade dos governantes que barram grande parte das verbas destinadas à saúde;então esse caos nos hospitais públicos e nas ubs.A saúde está sendo vista como uma mercadoria sim,pois muitos tem que pagar por consultas,exames e até por cirurgias devido a demora da liberação dos mesmos pelo Sus. Grasiela Angeli enfermagem noturno.
ResponderExcluirA saúde e a mercadoria estão diretamente ligadas, pois a mercadoria (sistema capitalista) interfere no sistema de saúde, que poderia ser bem melhor do que é,tendo mais investimentos e recursos voltados a população já que se trata de um sistema público e único de saúde, só que por algum motivo isso está sendo feito de forma incorreta por parte dos governantes que gastam nosso dinheiro em coisas sem necessidades. No meu ponto de vista a saúde está sendo vendida, pois hoje em dia para termos um atendido digno precisamos pagar hospitais particulares sendo que temos um sistema único de saúde (SUS) que poderia nos atender de forma adequada e sem constragimentos.Por isso como estudandes de saúde temos que entender como e porquê isso ocorre, para que no futuro possamos fazer o melhor ou o que acabe a nós para melhorarmos ou mudarmos está atual realidade.
ResponderExcluirAna Cláudia Brusaferri Borges 1°ano enfermagem matutino
O sistema de saúde do Brasil seja ele público ou privado, está ligado ao capital, a saúde hoje em dia é uma mercadoria, no qual pagamos para conseguir atendimentos rápidos com qualidade, e que seja pagando, muitas vezes ainda há queixas do atendimento. Como está na Constituição Federal de 1988 art 196 diz que A saúde é um direito de todos e dever do Estado, isto não está sendo cumprido graças à nossa cultura em que tudo que dar um jeitinho de se sair bem, pagando, ou recebendo a mais por algo, deixando as leis de lado. Ha muitos casos que as pessoas vão procurar o serviços público de saúde, e para receber atendimento mais rapido pagam as atendentes para passa-los na frente dos outros funcionarios. Isso ja demonstra como a saúde se tornou uma mercadoria.
ResponderExcluirNatália Antunes Souza 1° ano matutino enfermagem
Acredito que devido a má adiministração do dinheiro é que vem causando serios problemas na saúde, onde a falta de investimento nesta área é um tanto precario, sendo a saúde tratada como uma mercadoria o que no meu ponto de vista não deve se pensar e ver deste modo. Já que a Saúde é descrita como um direito de todos, onde o estado vem proporcionar isto, por que não ocorre da maneira correta, uma das causas pode ser vista como o desvio de verbas, onde a maior parte deste dinheiro não é gastado nas áreas que tendem a ter necessidades.
ResponderExcluirPortanto parte de nós esta concientização para haver mudanças.
1° Enfermagem matutino
Lorena Woehl Cardoso
idalina da silva monteiro 1☺ ano enfermagem
ResponderExcluiracho que isso acontece sim o dinheiro reina pois tudo que se faz é ao redor dele, mais na vida deve-se dar prioridade a coisas mais valiosas como a vida pois o dinheiro vai ser consequência de uma boa escolha que se faz e na área da súde pode se ver que esta se vendo mudanças ainda pequenas mais que futuramente sera bem significativas.
na minha opinião a sociedade não se preocupa tanto quanto deveria se preocupar com a saúde, nossos governantes empregam o dinheiro publico em obras que não são tanto quanto importante como a saúde, mais visam maior lucro. a saúde vem sido tratada com mercadoria hoje em dia usada assim para a venda de diversos planos de saúde,tratada deste modo comerciante negocião a saudade o que prejudica cada vez mais nossa crise, causando a indgnacao da classe pobre pois são muitos quando a necessidade da utilização do sistema único de saúde que se encontra precário.
ResponderExcluirJose Carlos Pagnan F. 1 ano de Enfermagem
A saúde está deixando de ser um direito e está virando mercadoria. O valor do dinheiro, muitas vezes, tem sobressaído ao valor de uma vida. O que compensa mais?
ResponderExcluirPeríodo crítico em que vivemos, principalmente por conta dos protestos de causa justa: bilhões de gastos com a "infra estrutura" para os turistas previlegiarem a copa, as olimpíadas... enfim. A estrutura de base do nosso país virou uma mercadoria contrabandeada pela corrupção e ganancia de quem tem mais. A lei garante que a saúde é um direito de todos, porém o conceito de saúde se perdeu, e de qualidade também. Para quem procura um hospital hoje nosso país, só encontrará saúde de qualidade se for pago e bem pago. A saúde tem se transformado em uma mercadoria tão clara que tem ultrapassado os valores das próprias leis.
Deixo aqui a minha crítica. ESTAMOS FARTOS.
http://www.youtube.com/watch?v=NyeS-9cozso
Thaís Xavier Marinho Ferreira
Enfermagem Matutino - 1º ano.