domingo, 26 de fevereiro de 2012

Atividade - 2o Ano de Gastronomia - Antropologia e Gastronomia

Os vídeos a seguir tratam dos vínculos entre Antropologia e Gastronomia. Deem uma olhada:


Em entrevista para o SINPRO-SP, o professor e pesquisador Ricardo Maranhão fala sobre a dimensão cultural da gastronomia.



Cena do Filme Ratatouille



Legal, não? Agora, comentem os vídeos. Para tanto, cliquem em "Comentário" e, caso não tenham uma conta no Google, cliquem em Anônimo. Não esqueçam de assinar a postagem, ok? E lembrem-se: a atividade vale nota.

Se você não for meu aluno, ou se for meu aluno de outro curso, e quiser comentar, fique a vontade.

42 comentários:

  1. A gastronomia esta ligado a tudo, cultura,religiosidade,felicidade,lembranças.
    Ela nos remete a momentos especiais de nossas vidas,lembranças da infância,de pessoas que gostamos. Sempre que nos reunimos a gastronomia esta presente, até nos desenhos animados!

    Adriana Ferreira 2ºano Gastronomia Noturno.

    ResponderExcluir
  2. Ao ver os vídeos fica bem claro do quanto à antropologia esta ligada a gastronomia, vê que a antropologia esta associada diretamente à cultura de cada ser humano trazendo sempre consigo a sua crença, as lembranças da infância. etc... Para min estes vídeos em especial o primeiro trouxe grandes lembranças da minha cultura que foi do interior com comidas típicas. Acredito ser de grande valor um chefe de cozinha saber conjugar a antropologia do alimento com a gastronomia, pois, como vimos nos vídeos unir os dois só trará ótimas conseqüências.
    Tayane Tavares - 2ºGastronomia/noturno.

    ResponderExcluir
  3. A gastronomia está ligada ao repertória da nossa vida, são fatos, lembranças que obtivemos em determinados momentos, que quando comemos algo feito com paixão, nos remete a essa doce lembrança do nosso passado. pode haver um chef em qualquer lugar, pode ser alguém que que estudou anos a gastronomia, quanto uma avó, ou alguém que aprendeu com alguém mais velho, o segredo pra se tornar um grande e bom chef é a dedicação, o amor que você coloca no que faz, o tempero certo.
    e a gastronomia também é cultura, é felicidade, dedicação, devoção, é talvez um prato diferente que você faz em uma escola, em uma festa religiosa, gastronomia não é necessarimente sofisticação, mas a paixão por fazer e gostar do que faz.


    Isadora Fernanda Rossi 2 ano de gastronomia noturno

    ResponderExcluir
  4. No nosso dia a dia sempre temos aquela gostosa lembrança de sabores que nos fazem voltar ao passado. Ahh como é bom lembrar de uma determinada fase da vida atraves de um belissimo e saboroso prato. A antropologia traz isso a lembrança atraves de um sabor, hoje a gastronomia esta muito ligada a tudo isso, fazendo lembrar de um lugar, uma pessoa uma fase da vida. Na novela podemos ver isso tambem com o chefe de cozinha onde decidiu refinar pratos brasileiros usando no seu restaurante, e se transforma em um sucesso, pois as pessoas se identificam. Um grande chefe tem que explorar, fazer o seu cliente saborear seu prato nao apenas pelo sabor, mas atraves daquele prato o tocar profundamente, fazendo ter bos lembranças "saboreando" com a memoria.
    JOSEANE MONTEIRO DE OLIVEIRA - 2º GASTRONOMIA/NOTURNO

    ResponderExcluir
  5. O trecho de Ratatouille é o que mais chama atenção, é incrível como o sabor, o aroma, a aparência de um prato pode nos levar a lugares ou situações no nosso passado que não nos vinha a cabeça a anos.
    A música tem esse poder muito evidente também, isso define e tira qualquer dúvida na minha opinião sobre a questão "arte ou ciência?" tão falada no meio gastronômico. Gastronomia arte, história e cultura.
    Gabriel Monteiro Lorencette - 2° Gastronomia/Noturno

    ResponderExcluir
  6. REALMENTE GASTRONOMIA ESTA LIGADA A TUDO ,DEDICAÇÃO,AMOR, PAIXÃO,FELICIDADE,INFÃNCIA,CULTURA,FÉ...VENDO OS VIDEOS ME SENTI COMO NO FILME RATATOUILLE ,RECORDEI DA MINHA INFÂNCIA NO INTERIOR,MINHAS AVÓS,DO PÃO NO FORNO DE BARRO ,DOCE DE CARAMBOLA HUMMM,DA COMIDA DA ROÇA,DA CASA DA VISINHA DONA NEDIRCE. ONDE PASSAVA QUANDO SAIA DA ESCOLA PARA FAZER UMA BOQUINHA E COMER DO PIRÃO, QUE SÓ ELA FAZIA SAUDADES....ANTROPOLOGIA E GASTRONOMIA É TÁ TUDO AI ADOREI . ANGELITA RAPSCHINSKI F.SOUZA -2ºGASTRONOMIA/MATUTINO

    ResponderExcluir
  7. Os 2 primeiros videos eu achei interessante, ali tem muita coisa que voce comentou em sala de aula sobre a comida ser ligada a cultura, mas legal mesmo foi ver o trechinho de ratatouille e ver como um sabor pode nos remeter a lembranças e deixar um gostinho de nostalgia.
    Mariana Mitie Ikehara/2°ano,Gastronomia-Noturno

    ResponderExcluir
  8. A gastronomia e antropologia estão intimamente ligadas, com a afirmação de uma identidade cultural.Cada região, estado, cidade constroi a sua identidade dentro da gastronomia, cada região tem aquele prato que diz tudo sobre a sua região, sobre si próprio. Apreciar com os sentido do olfato, tato, e paladar é simplesmente a base fundamental da gastronomia, que existe desde os primordios e foi evoluindo até o que é hoje.

    Katia Sakurai 2º ano de gastronomia noturno

    ResponderExcluir
  9. Em relação aos 3 videos expostos, o primeiro, entendo que está mais relacionado a busca da nossa cultura, onde se exibe pratos típicos em que grande parte dos nossos antepassados preparavam diariamente de uma forma mais artesanal, no qual haviam gostos, formas e cheiros característicos pelo fato de ser mais natural.
    Em relação ao segundo vídeo, explica a importância da gastronomia desde os primórdios, pois entende-se que ela desempenhou um papel fundamental para a evolução humana, não somente na área gastronômica mais em vários ramos. E por fim o ultimo vídeo, mostra o impacto que a gastronomia tem no ser humano, onde o alimento não é somente fonte de sobrevivência, mas também pode estar ligado a lembranças e sentimentos...

    Camilla Gomes - 2º ano de Gastronomia Noturno

    ResponderExcluir
  10. O íntimo de cada pessoa desperta sensações e prazeres ao saborear algo feito com amor e carinho.Principalmente se esse alimento é marcado na cultura ou preservado na lembrança de quem o saboreia...é incrível o poder da gastronomia na cultura de uma pessoa!algo tão maravilhoso que as vezes passa despercebido, mas se, parar-nos para canalizar o porque de gostarmos mais de um prato do que de outro ou o porque que determinado prato me traz recordações boas ou ruins, aí sim começamos a perceber a importância da antropologia na alimentação do homem!

    Matheus Feliciano- 2° Ano Gastronomia Noturno

    ResponderExcluir
  11. a gastronomia tem uma grande ligação com a antropologia tudo pq antropologia mostrou um grande interesse pela comida.e avaliando esse envolvimento tentamos intender pq se come?o quê, onde, como e com que freqüência comemos,e como nos sentimos em relação à comida? esse comportamento relativo à comida liga-se diretamente ao sentido de nós mesmos e à nossa identidade social ,como reagimos aos hábitos alimentares de outras pessoas?, quem quer que sejam elas, da mesma forma que elas reagem aos nossos. esse hábitos alimentares podem mudar inteiramente quando crescemos,
    mas a memória e o peso do primeiro aprendizado alimentar e algumas das formas sociais aprendidas através dele permanecem, talvez para sempre,em nossa consciência igualmente no terceiro video.
    MILENE ROMERO - 2° ANO GASTRONOMIA NOTURNO

    ResponderExcluir
  12. As vezes, depois de tão passado tempo, comemos algo que nos remete a um gosto ou cheiro ou ainda uma lembrança do passado. Como o cheiro da comida da nossa avó. Ou aquilo que nos faz lembrar de algum lugar no qual já visitamos.
    As regiões de cada estado ou país, sempre buscam tornar a gastronomia como fator marcante e reconhecedor deste lugar, além de sempre conservar traços e receitas que vem passando de geração para geração.

    Ianina Resende Romero - 2º ano Gastronomia Noturno

    ResponderExcluir
  13. Em relação aos videos os que mais me chamaram a atenção foi o primeiro e o terceiro, o primeiro nos mostra a comida da roça, feito no fogão de lenha com ingredientes simples e frescos e muito saborosos que nos dá um sensação de aconchego, o terceiro do filme Ratatouille nos mostra como uma comida pode marcar a nossa vida, a comida da avó, da mãe onde podemos saborear voltar ao passado em alguns segundos.

    ALINE BIGETE - 2º GASTRONOMIA NOTURNO

    ResponderExcluir
  14. Analizando os vídeos, fica nitido que por mais que o mundo se modernize e a gastronomia evolua, a tradição cultural que cada um traz consigo jamais muda. Essa é uma relação que encontrei nos 3 vídeos.
    Os videos nos mostra o berço, com as pessoas mais velhas cozinhando pratos mais tradicionais e em sequencia, os jovens preparando as mesmas receitas e acrescentando toques especiais quanto a apresentação. Os dois ultimos videos tratam da relação da memória, da cultura e tradição, das lembranças e até sensações que conseguimos resgatar quando provamos alguma comida que comemos na infancia ou em algum momento importante de nossas vidas.

    ALINE PASSARELLA - 2º GASTRONOMIA NOTURNO

    ResponderExcluir
  15. A antropologia estuda os acontecimetos dos antepassados trazendo para a atualidade fatos, acontecimentos, lembranças, histórias sendo o homem o centro do acontecimento influenciando no hoje as transformações no futuro e aperfeiçoamento no presente e deixando para as futuras gerações explorarem a nossa história.O terceiro vídeo retrata bem o meu comentário.

    Márcia Vanderléa- 2° Ano Gastronomia Noturno

    ResponderExcluir
  16. Os vídeos nos fazem pensar o poder do alimento e da gastronomia como fator da evolução humana e sociabilidade do homem.
    Antropologicamente estamos ligados aos alimentos não somente como fonte propulsora de energia, todavia a elaboração e a preparação das refeições são simbolicamente e intrinsecamente conectadas a nós de forma histórica e cultural.
    O primeiro vídeo nos mostra imagens selecionadas que buscam expressar e imprimir em cada uma delas uma seqüência na qual somadas transmitem o quanto a cidade "Gonçalves" e seus elementos são, além do cotidiano, inspirações, formando assim paralelos até encontrar um ponto comum entre a historia e a gastronomia, se interferindo e se interpondo até formarem uma só cultura.
    O segundo vídeo condensa brilhantemente a idéia central do primeiro filme firmando a proposição imagética do mesmo, no qual o homem, a gastronomia e a história se conectam e se tornam parte do mesmo.

    Ao finalizar com o filme do desenho animado, o critico – personagem no filme - ao experimentar o prato teve uma viagem do paladar que o remeteu à lembrança do passado e conexões sentimentais.
    O conjunto de vídeos nos leva a examinar nossas tradições, culturas e seus conjuntos como intervenientes e mais uma forma de entender e elevar a sensibilidade ao cozinhar.

    TERESINHA GONDIM XAVIER - 2º GASTRONOMIA NOTURNO

    ResponderExcluir
  17. Nos três vídeos pude observar que a cultura está totalmente ligada à gastronomia. O ato de cozinhar e se alimentar, na nossa sociedade, não está vinculado somente às necessidades básicas do ser humano, vai muito além disso.
    Tanto no trecho do filme Ratatouille quanto no vídeo do Festival de Gonçalves podemos destacar o real sentido da alimentação. É a memória que aflora na primeira garfada, é o cheirinho do pão caseiro saindo do forno, ou seja, é a valorização das nossas raízes ao cozinhar.
    Devemos valorizar o que temos de mais valioso, a nossa cultura e nossas raízes. Digo nossas não somente no âmbito pessoal, mas sim como cidadãos brasileiros, que fazem parte de um pais cheio de miscigenação e sabedorias, cheio de produtos e frutos diferenciados. Dar valor ao que nos permeia é uma forma de evolução.
    Isabella S. Vasconcellos – 2° ano Gastronomia/Matutino

    ResponderExcluir
  18. A antropologia nos mostra como era a alimentaçao ha tempos atras, antes de existir fogo e todos os utensilios, e com a evoluçao da especie, o fogo foi descoberto, panelas, facas etc foram criados para facilitar o modo de preparo dos alimentos, que antes eram consumidos cru. E fomos criando paladar, nao so comer por comer, é o prazer em desgustar um prato.

    Patricia Ayumi Suzuki Nissimura 2 ano noturno

    ResponderExcluir
  19. As imagens dos vídeos, seja do 1ºFestival Gastronômico de Gastronomia & Cultura da Roça Gonçalves-MG ou da cena do filme "Ratatouille", na minha opinião, dizem respeito ao mesmo tema: Confort Food (comida afetiva). A comida da alma que vai além do mero ato de se alimentar. Ela "mata" a fome emocional e deixa o indivíduo mais próximo da sua zona de conforto. Resgata a tradição familiar, o sabor daquele alimento produzido por um ente querido capaz de nos levar a um passado remoto ou próximo...
    Confort food, slow food e tantas outras tendências gastronômicas são objetos de pesquisas ao longo dos anos e vem cada vez mais ganhando espaço. No vídeo do Prof. Ricado, ele frisa essa vertente científica ressaltando a importância da alimentação e da gastronomia num processo de evolução vinculado à comunicação de valores culturais.

    Mônica, gastronomia matutino

    ResponderExcluir
  20. Ao analisar os videos observo que a gastronomia esta intimamente ligada a tradições culturais que cada individuo traz consigo.
    O primeiro e o segundo vídeo exemplifica isso.A comida muitas vezes não tem somente o único objetivo de satisfazer uma necessidade biológica mas também a de nos remeter a lembranças que em algum momento de nossas vidas nos trouxe uma sensação boa de alegria.
    No segundo vídeo , o professor Ricardo Maranhão comenta a ligação entre gastronomia e cultura e a sua importância na evolução do homem , tanto nas técnicas criadas como no convívio social.

    Francielle Tomeleri - 2º ano, Gastronomia Matutino

    ResponderExcluir
  21. Ao assistir os videos é claro perceber a relação entre gastronomia, afetividade e cultura que estão intimamente ligados.A Gastronomia esta presente em nossa vida, pois carregamos em nosso repertório a história das nossas familias.Com esta bagagem familiar de alimentação nos relacionamos com diversas culturas gastronomicas. Pois uma mesa farta e bons amigos e uma maravilhosas histórias é o que nos une pois a troca de culturas e muito precioso para todos nós.

    Patricia Kalau

    ResponderExcluir
  22. O primeiro video destaca toda a carga cultural e emocional que envolve um simples prato de comida.
    Desde o modo de preparo até as tradições de como servi-los, o video proporciona a ligação entre as imagens da roça e a gastronomia da mesma,
    retomando antigas lembranças boas aos telespectadores. Trata-se do "Confort Food", movimento que tem como objetivo principal relembrar
    antigas sensações e lembranças agregadas. Também compreende a retomada de tradições esquecidas com o passar do tempo, como o habito de
    sentar-se a mesa com toda a familia para comer.
    Já no segundo video são abordados temas como a evolução gradativa do modo de se alimentar, atrelando valores culturais ao modo de se alimentar.
    Por fim o terceiro video (cena do filme RATATOUILLE) demonstra e exemplifica claramente a ideia do confort food, quando o crítico prova a preparação
    relativamente simples e aprova pela carga emocional que o prato carrega.

    Bruno de Souza Amorim - 2º Ano, Gastronomia Matutino

    ResponderExcluir
  23. Nos três vídeos fica claro o quanto a gastronomia é importante em nossas vidas, não somente no simples ato de nos sustentar, mas de alimentar a alma, de lembrar do passado, o que aquele alimento nos lembra, dos cheiros do passado, de toda a família reunida para comer.
    Roseni T. Aoki - Gastronomia Matutino

    ResponderExcluir
  24. Nos vídeos fica bem claro o quanto à antropologia esta ligada a gastronomia, vê que a antropologia esta associada à cultura de cada um trazendo sempre as lembranças da infância para mim o primeiro vídeo trouxe lembranças da minha avó que sempre falava das panelas de barro e comidas de quando ela era jovem. Acredito ser de grande valor um chefe saber conjugar a antropologia com a gastronomia.
    Kemellin Marcela Soares gastronomia 2º ano/ matutino

    ResponderExcluir
  25. No primeiro video é possivel perceber a cultura, a tradição e a gastronomia mineira. Os pratos tíícos que são mostrados, as pessoas preparando a comida e sorrindo, as paisagens bonitas e lugares aconchegantes com a música no fundo ajudam a entrar no cilma.
    No segundo video é mostrado que a gastronomia sempre teve ligação com a cultura e que elas sofrem mudanças com o tempo.
    O terceiro video mostra como o critico culinario experimenta um prato e se lembra da sua infancia e sua mãe cozinhando com amor. Então ele muda de expressão abrindo um sorrizo e começa comer com alegria.
    Bruno Muramatsu gastronomia 2º ano/ matutino

    ResponderExcluir
  26. Vemos que a gastronomia está ligada tanto a antopologia biológica, posto que a alimentação tenha sido um dos elementos cruciais do desenvolvimento humano, como mostrou o professor Ricardo Maranhão; com está ligada a antropologia social, como ilustrou bem a cena do filme Ratatouille, em que aspectos da vida do comensal são relevantes no momento da degustação.
    O primeiro vídeo, principalmente a primeira parte, com aqueles pratos caipiras, é muito interessante.

    Antonio Vitor Brandão Eto, 2º ano, matutino.

    ResponderExcluir
  27. Os videos de uma forma geral nos mostra o quanto a gastronomia esta ligada a nossa vida e muitas vezes no nosso modo de viver, pois por diversas vezes vivemos momentos que algum prato marcou nossa passagem por aquele período, como a nossa infância quem nunca falou que a comida da avó era a melhor ou que a cada viagem que fazemos nos lembramos de algo que comemos daquela região que nos deixou com vontade de quero mais, entre outras diversas situações que vivemos, mas principalmente quando comemos e nos lembramos isso mostra o quanto a gastronomia interfere no nosso bem estar, que buscamos sempre estar com uma boa alimentação e isso fica nítido diante das informações que nos foram passadas, são passadas e que muitos vão continuar nos passando.

    Ana Carolina Tomazini,2ºano/matutino.

    ResponderExcluir
  28. Analisando os videos pude perceber a relação existente entre alimentação, gastronomia e cultura. Confesso que me emocionei com as cenas do primeiro video, voltei a minha infância, o pernil a pururuca saindo do forno a lenha, quantas fornadas de pão vi minha tia retirando de seu forno a lenha, chamuscado de fumaça no canto do quintal. O vínculo alimentação-gastronomia vai muito alem da evolução humana e valores culturais, é a saudade, é o cheiro, é o aconchego familiar, são as raízes, avós, nostalgia, tudo de bom!

    Ap. de Lourdes Cinesi Pinto - 2º gastronomia matutino.

    ResponderExcluir
  29. A gastronomia está fortemente relacionada a cultura, um prato tem o poder de nos fazer voltar no tempo e recordar bons momentos. Eu considero a comida da roça umas das melhores, a galinhada da minha avó não tem chef algum que faça melhor, feijão tropeiro, tutu com couve, torresmo, recorda meus parentes do interior de minas.
    A demanda por hotéis fazendas tem crescido muito. As pessoas estão em busca de um escape da correria da cidade grande, tirando alguns dias para estar em contato com a natureza, com comidas caseiras e com menos agrotóxicos, em busca de um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

    VICTORIA G. L. MORONI VIEIRA 2 ANO DE GASTRONOMIA/MATUTINO

    ResponderExcluir
  30. Gastronomia é ciência e arte a serviço da qualidade de vida de todos nós. É tudo o que envolve o comer, não simplesmente para sobreviver. Gastronomia é um termo ligado a viver. A gastronomia vem da qualidade do ingrediente, do processo de cocção correto. Dos detalhes em que a simplicidade sempre se valoriza. Gastronomia é um estilo de vida. Afinal, você é o que você come!

    Hendy Mara Baltieri Messias / 2º ano, Gastronomia - Matutino.

    ResponderExcluir
  31. Os vídeos abordam claramente a relação que a antropologia tem com a gastronomia. Seja o primeiro 1º Festival Gastronômico de Gastronomia & Cultura ou o segundo no trecho de Ratatouille, nos trazem lembranças da infância, da vida do campo, daquela comidinha caseira com sabor e aromas próprios, feita por nossas avós e mães , inclusive das refeições feitas com a família toda reunida. Algo que no dia a dia tornou-se um pouco difícil, devido ao acúmulo de tarefas no cotidiano de nossas vidas. A antropologia está ligada a bagagem cultural, religiosidade de cada indivíduo.
    Como diz o Prof. Ricardo a alimentação e a gastronomia são vinculadas à cultura, a importância no ato de se alimentar e a evolução do homem, criando novas técnicas e se adaptando a modernidade.

    Amanda Alves,2º ano/matutino

    ResponderExcluir
  32. A gastronomia é uma manifestação cultural que carrega consigo a história de cada povo, suas lembranças, costumes, desejos e tabus. Estudando a gastronomia com um olhar antropológico aprendemos que não se trata de comer apenas para sobreviver. Se fosse assim, comeríamos qualquer coisa, só pra saciar a fome. Mas a gastronomia está ligada fortemente aos desejos, às lembranças. Comemos algo especial porque era feito por um ente querido, ou porque nos lembra um lugar que gostamos de visitar, ou nos remete a uma época boa da nossa vida.
    Esta é a importância de se estudar seriamente esta ciência: ela contém informações sobre nós mesmos que as vezes nem sabemos que existem. Por exemplo quando paramos para pensar por que certo grupo não consome carnes, ou consome um alimento específico em uma data comemorativa. Tudo isso está ligado à nossa cultura, nossa história e nossos valores.

    Lígia Canonico 2° ano matutino

    ResponderExcluir
  33. A gastronomia além de ser uma arte, é também uma ciência. A sua beleza e suas técnicas merecem certa dedicação daqueles que estão diretamente ligados à ela. Nossas avós quando preparavam aqueles deliciosos doces e tortas que passam de geração em geração não sabiam o que culturamente acaba significando para cada um. A lembrança através do sabor é enorme pois conseguimos realmente viver novamente algumas lembranças. Um dos principais valores culturais de um povo, pode-se dizer que a gastronomia que estabelece, pois depois dele outros vem surgindo. Além de tudo, é essencialmente ao ser humando se alimentar, seja bem ou mal, ele necessita. Nossos valores vem do berço e sempre passaremos adiante, como nossas receitas e costumes.


    Luisa Rosa - 2ºano Gastronomia/ Matutino

    ResponderExcluir
  34. Os videos postados,apesar de todos estarem ligados a antropologia, mostram a gastronomia de diferentes maneiras,sendo o primeiro ligado a cultura de cada região,o segundo de certa maneira ligado a evolução do homem,e por fim o terceiro ,demonstrando a importancia da alimentação também para remeter a lembranças,de certa época ou fase da vida.Com isso tudo pode-se concluir que a gastronomia não envolve apenas o ato de comer ou desenvolver algum prato,e sim carrega vários traços culturais,seja de um povo,uma região,familiar,etc.

    Giovanna Consalter Ciccozi-2º ano Gastronomia Matutino

    ResponderExcluir
  35. Desde o surgimento da raça humana precisamos comer para viver, a gastronomia faz parte do nosso cotidiano. Cada região tem seus hábitos alimentares e culturas diferentes, mas todos precisam se alimentar. Ao passar dos anos a maneira de preparar os mesmos alimentos difere de um povo para outro, ou mesmo diferenciam-se em seus próprios ambientes, em função da variação tecnológica, econômica e social. Além do alimento ser fundamental para nossa sobrevivência, consegue nos trazer lembranças boas ou ruins, pois existem momentos e paladares que guardamos em nossa memória.

    Amanda Fornelli Guimarães 1º ano Gastronomia Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda Fornelli Guimarães 2º ano Gastronomia Matutino

      Excluir
  36. A antropologia em si, está ligada a tudo que nos rodeia, pois nada se passa sem história, os videos me passam a segurança de estar em um meio de tal riqueza de valores e atribuição ao cotidiano, onde comer não se dá mais por saciedade e sime m prazer e alegria sobretudo. Onde tudo que criamos dentro de uma cozinha nos remete a sensações únicas e específicas, mexendo com todos os sentidos possíveis do corpo humano. Devemos mais a comilança do que até demas artes! Pois essa, nos fez evoluir com a entrada de substancias qe fazem nosso organismo funcionar direito e até melhor, em varias situações.
    MELISSA NUNES, 2° ANO GASTRONOMIA MATUTINO

    ResponderExcluir
  37. "Analisando os videos pude observar a intimidade existente entre alimentação-gastronomia e cultura. Confesso que me emocionei com as cenas do primeiro video, voltei a minha infância, o pernil a pururuca saindo do forno a lenha, quantas fornadas de pão vi minha tia retirando do seu forno a lenha chamuscado de fumaça! O vínculo alimentação-gastronomia, vai muito além da evolução humana e valores culturais; é a saudade, o cheiro, é o aconchego familiar, são as raízes, avós, nostalgia, tudo de bom!"

    Apª. Lourdes Cinesi Pinto - Gastronomia matutino 2º ano

    ResponderExcluir
  38. Trabalho de Antropologia Professor Leandro
    Antonio Sidnei Barbeiro gastronomia 2º ano noturno
    Interpretação de texto eanalize de vídeos

    1º video - tribo
    Trata-se de uma propaganda de um veiculo Cross fox, mostrando a sua velocidade, versatilidade, sua beleza e sua capacidade apesar de ser um compacto.
    A história foi baseada em uma tribo onde leva muito a sério as suas crenças, dançando em volta da fogueira se preparando para a guerra, onde surge um garoto franzino e apaga o seu fogo com agua e Poe-se a correr, chega a seu carro e bota pra quebrar mostrando toda a sua eficiência, velocidade e robustes deixando a tribo para trás.

    2º video- Urso Panda
    Mostra claramente o estudo da antropologia, com a história do acasalamento do urso panda, sendo que a fêmea só permite a aproximação do maxo uma vez por ano, e justamente neste dia passa um cross Fox e deixa o Urso so na vontade, fazendo com que a fêmea fuja logo em seguida deixando o pobre urso na vontade.
    Este vídeo ultiliza de vários fatores, primeiro o lado da pesquisa do comportamento sexual do panda, mostra a robustes força e velocidade do veiculo, e o lado cômico que é quando o urso se lamenta do fato interropido sendo que so tera a chance no próximo ano.

    1º texto – empregada doméstica é assaltada e agredida por jovens da classe alta no rio
    Este texto trata de uma violência urbana que cada dia que passa se torna mais comum nos grandes centros urbanos. Tendo em vista que jovens privilegiados de grandes liberdades e sem nenhum pudor e medo, onde nada lhe faltam cometem atrocidades incríveis. Revoltando assim todos que o assiste, como esta empregada doméstica que foi espancada, chutada, e assaltada por uma quadrilha que mora em edificio de alto padrão. Junto com este já vou comentar o segundo texto que é o do indio; Galdino de Jesus dos Santos, do Patoxo na Bahia, ocorrido em abril de 1997, onde foi jogado alcool sobre o seu corpo e ateado fogo enquanto dormia em um ponto de ônibus, mais uma vez o jovens estavam presentes nesta barbari, deixando a vida sem valor algun e tendo só em mente um breve divertimento sádico e além da loucura.
    Estes são dois casos que mostram que alguns jovens da classe alta estão procurando para se divertirem, é verdadeiramente uma caçada humana, onde as vítimas não tem a menor chance de defesa só lhe restando a morte ou o hospital para uma tentativa de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  39. Vemos como a antropologia esta cada vez mais ligada a gastronomia como a religiao,cultura e lembranças.
    Podemos ver tambem algo que é muito real como um simples prato pode nos fazer voltar a ingancia,aquela comida que os avos e pais faziam nos levam as lembranças e vemos como a gastronomia e incrivel.

    Carolina Giansante -2º ano Gastronomia Matutino

    ResponderExcluir
  40. A gastronomia vem da qualidade do ingrediente, do processo de cocção correto e dos detalhes em que a simplicidade sempre se valoriza. A Antropologia sempre esteve ligada a Gastronomia, assim como em tudo o que nos rodeia. Os vídeos acima nos levam a ideia do Comfort food, que se retrata daquele momento em que você está em algum lugar e sente familiar o aroma de um alimento sendo preparado, assim como o gosto depois de degusta-lo. Dessa forma, você liga automaticamente aquele cheiro e gosto á sua infância. Lembra-se de sua mãe ou avó preparando aquela comidinha especial que só elas conseguiam fazer com que obtivesse aquele resultado único. Nostalgia define o momento.

    Hendy Baltieri, 3º ano matutino - Gastronomia.

    ResponderExcluir