sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Músicas - Tempo

Estou postando aqui algumas músicas que abordam a temática "Tempo". Algumas delas podem ser trabalhadas em sala de aula, com alunos dos Anos Iniciais. Outras, é para reflexão do aluno que está frequentando o ensino superior.

Dêem uma olhada nos vídeos e, depois, poste sua análise. Escolha uma música que ainda não foi comentada pelos colegas, e diga - qual o vínculo com o tema tempo? Caso todas as músicas tenham sido analisadas, faça um comentário sobre a postagem de um dos colegas.

Atividade para o Curso de Pedagogia (e para quem estiver interessado em comentar ...).

Castelo Rá Tim Bum: O Relógio - Vinicius de Moraes



Palavra Cantada - Eu


Toquinho - Aquarela (original)


Pato Fu - Sobre o Tempo


Gilberto Gil - Parabolicamará


Orquestra Philarmônica de São Paulo & Daniel - Disparada



55 comentários:

  1. Escolhi a música disparada por ter uma relação muito forte com a memória que tenho de minha mãe e sua historia de vida.
    A relação com o tema tempo está na questão da narrativa,retrata uma sucessão de mudanças que vão se desenvolvendo tendo como tema uma antiga profissão;também mostra as atitudes que esse personagem precisa ter diante dessas mudanças que vão ocorrendo.
    Vejo também uma mensagem nessa letra: ser uma pessoa ciente das adversidades ou mazelas que permeiam nossa vida e procurar mudar esse rumo, não deixa-la à deriva...

    Acadêmica: Iêda Vacario

    ResponderExcluir
  2. ESCOLHI A MUSICA EU DA PALAVRA CANTADA. A CRIANÇA QUERER SABER SOBRE SUA ORIGEM, FAZ COM QUE SEUS PAIS VOLTEM NO TEMPO E CONTEM A ELE COMO SE DEU A FORMAÇÃO DESSAS GERAÇÕES ATÉ CHEGAREM A ELE.
    FIZ MUITOS QUESTIONAMENTOS DESSES COM MEUS PAIS,CONHECER MINHA ORIGEM DOS MEUS AVÓS, PRINCIPALMENTE DO MEU AVÔ PATERNO QUE NÃO CONHECI. ACREDITO QUE ISSO FORTALECE NOSSA IDENTIDADE, E NOS ORGANIZA NO TEMPO DE NOSSAS GERAÇÕES. QUE A FORMA COMO ACONTECIA OS RELACIONAMENTOS ANTES É DIFERENTE DOS TEMPOS DE HOJE, O PENSAMENTO DAS GERAÇÕES TAMBÉM SÃO DIFERENTES.

    VANIA P. MIRANDA

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da música Disparada, mas a Ieda chegou primeiro, então minha segunda opção é Aquarela, que além de me remeter ao passado e trazer lembranças gloriosas da infância, também fala do futuro. Ela passeia por todas as idades fazendo com que todos se encontrem nela, em alguma parte, quer seja no tempo passado, presente ou futuro. Saímos da infância, passamos para a adolescência, juventude, maturidade e à medida que crescemos, nosso conhecimento se amplia e mais o tempo passa. Quando somos jovens tudo nos parece fácil de resolver e parece que o tempo está a nosso favor. Mas o tempo não para, precisamos crescer, nos tornar responsáveis, tomar decisões importantes, logo ali, o tempo futuro nos espera e a vida parece escorrer pelas nossas mãos. O futuro não tem tempo a perder, nem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar. Vamos aproveitar ao máximo o nosso tempo, afinal de contas nossa vida, assim como a aquarela, é bela, suave, mágica, encantadora, mas um dia descolorirá. Até nossos cabelos vão descolorindo... pela ação do tempo.

    Rozane Ferreira Gandra de Paula

    ResponderExcluir
  4. Escolhi a música Castelo Ratim Bum - O RELÓGIO: VINICIUS DE MORAES
    pelo fato de mostrar a realidade do tempo que vivemos, ou seja, o ser humano vive em função do relógio do tempo cronometrado para realizar suas funções.
    Levando essa música para sala de aula, podemos trabalhar a noção de tempo com a criança mostrando a ela que o tic tac ´que o relógio faz significa o tempo que está passando e que por ele somos manipulados.Vivemos em função do tempo do Tic tac.

    Lislley

    ResponderExcluir
  5. Eu escolhi a musica Pato Fu Sobre o Tempo, essa musica nós mostra como o tempo passa e às vezes não conseguimos concretizar algo que deveria ter sido realizado naquele tempo e o tempo passa e as lembranças ficam. O tempo como ele atua em cada de nós em cada instante mesmo que ainda exista a diferença em relação que cada um vai passar naquele momento. É como dar aula pra uma turma com você no ritmo alucinante e os alunos achando tudo aquilo tranqüilo e maçante não se encaixa para ambos os lados. Quem sabe um dia, aprendemos ou conseguimos a manusear o tempo de forma correta onde o tempo realmente possa correr de forma macia e ser um aliado e assim nós podemos parar de reclamar.

    ResponderExcluir
  6. Escolhia a musica Gilberto Gil Parabolicamará pois ela tras uma compração do passo com o futuro, como o tempo passa e as coisas mudam e conseitos também mudam, como que antes por não ter informação se acha que atraz do morro não se tinha nada, com a tecnologia é diferente. Antes tudo era muito longe, hoje tudo é tão rapido,o mundo era grande com as informações fica pequeno.
    Josiane Priscila E. Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Como todas as músicas já foram comentadas, resolvi comentar a fala da Rozane ( música Aquarela), sendo que essa apesar de não ter feito parte da minha infância, fez parte de minha adolescência, onde muitas e muitas vezes cantava no videoke de meu pai. De acordo com a Rozane, passamos por essas 3 etapas na nossa vida, a infância , adolescência e idade adulta, sendo que na fase da adolescência o comentário foi “ Quando somos jovens tudo nos parece fácil de resolver e parece que o tempo está a nosso favor”, acredito que o tempo seja igual para todos porém cada ser humano reage de acordo com as circunstancias ao seu redor, apesar de parecer situações banais as que os adolescentes encontram , são situações que pra eles irão determinar até o próprio futuro, considerando que esses já estão sem tempo de imaginar, como na infância.E daí em diante nos preocupamos mais e mais em controlar o nosso futuro, com medo e a incerteza do que nos espera, porém uma certeza temos ... a morte.

    JULIANA TOBIAS DE CARVALHO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo esse video comentado pela Rozane e a Juliana....
      Ele realmente me remete no tempo.... Tempo de infância... tempo muito bom... Nessa época passava na televisão a propaganda dos lápis de cor da Faber Castel e quem é dessa época sabe bem do que estou falando, era uma propaganda linda, bem colorida que através dos lapis iam de contornando as falas dessa música.... E logico que na hora de comprar o material escolar eu e meus irmãos só queríamos os lápis dessa marca o qual nos fazia lembar e cantar a música na loja...sem contar nas encenações que fizemos na escola baseados nessa música.... rsrsrs
      Falar do tempo é muito bom... é satisfatório pra mim... é primordial em nossas vidas, pois ele nos mostra o que fomos, o que somos hoje, assim nos preparando para o que poderemos ser no futuro...
      A fala da minha amiga acima Juliana é muito boa, vejo a preocupação que ela destaca que temos com o futuro, sendo que nem sabemos se chegaremos até lá... mas vejo também que cada um de nós passamos por tempos distintos (fases) e que cada um reage de determina maneira, mas temos que ter em mente que para cada atitude tomada de forma não pensada, programada, colheremos os frutos das nossas tomadas de decisões. Plantamos hoje pra colher amanha e vejo que a mocidade de hoje não esta tão preocupada com isso como nossa amiga comentou acima.
      Para cada uma dessas fases que passamos em nossas vidas temos reações adversas, devido a faixa etária em que nos encontramos. Dessa forma creio que devemos viver com intensidade cada momento, pensando nos frutos que virão pela frente e deixar o futuro para que o mesmo venha a se deparar conosco na hora certa. Afinal o ontem parece tão presente em nossas vidas.... e o amanhã será que vai existir...
      Michele Missão

      Excluir
  8. Vou comentar a fala da Vânia que foi sobre a música Eu da Palavra Cantada. A Vânia pontua a questão da construção da identidade da criança, e eu também compartilho da ideia de que é muito importante a criança conhecer o seu passado para poder fazer relação com sua vivência atual e poder construir a sua identidade de forma solida e consciente, porque quando conhecemos algo sabemos lidar com ele, da mesma forma é a nossa vida temos que conhece- la desde as nossas origens para podermos entender o porque que estamos aqui hoje e de que forma que isso se fez, e a música Eu retrata muito bem esse resgate da história das gerações de uma família.

    ANA PAULA S. ALMEIDA

    ResponderExcluir
  9. Escolhi a música que minha amiga Josi já comentou, pois acho muito interessante esta questão da evolução, do surgimento da tecnologia e muitas informações, da questão de que o tempo não para ( é relativo), as coisas e os objetos vão se modificando conforme o tempo e a necessidade e muitas pessoas não conseguem se adaptar a esse novo mundo tecnológico.
    A música fala sobre o conhecimento cientifico da humanidade e também do juízo de valor frente as situações sociais, envolvendo os aspectos físicos e tecnológicos.
    CARINA ANDRÉIA SANTANA

    ResponderExcluir
  10. Música- Disparada
    Escolhi o comentário da aluna Iêda Vacario. Assim como para ela esta musica faz uma relação com a história de vida de sua mãe, não é muito diferente comigo. Morei por muito tempo com meus avós, então cresci escutando moda de viola, música de raiz, esta musica me emociona muito, pois assim como a Iêda, também faço uma relação com a história de vida de meus avós, eles contando como era naquele tempo, as coisas boas, a dificuldade do trajeto do campo para a cidade, as histórias de dificuldades, as histórias de alegrias, etc...
    Concordo com a Iêda na relação da música com o tema “tempo”, a música faz essa relação de mudanças na vida daquele personagem em uma narrativa. E que ele não podia ficar parado no tempo, precisava mudar suas atitudes para entrar naquela “onda” de mudanças.
    Assim vai acontecendo na nossa própria história de vida, assim como na música “mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo”, o tempo para nós também vai passando, muitas e muitas coisas vão surgindo e se modificando, que se for parar para pensar, nossa como o mundo está evoluindo.

    Aracele Fernanda Moreira Silva

    ResponderExcluir
  11. Amo esse video comentado pela Rozane e a Juliana....
    Ele realmente me remete no tempo.... Tempo de infância... tempo muito bom... Nessa época passava na televisão a propaganda dos lápis de cor da Faber Castel e quem é dessa época sabe bem do que estou falando, era uma propaganda linda, bem colorida que através dos lapis iam de contornando as falas dessa música.... E logico que na hora de comprar o material escolar eu e meus irmãos só queríamos os lápis dessa marca o qual nos fazia lembar e cantar a música na loja...sem contar nas encenações que fizemos na escola baseados nessa música.... rsrsrs
    Falar do tempo é muito bom... é satisfatório pra mim... é primordial em nossas vidas, pois ele nos mostra o que fomos, o que somos hoje, assim nos preparando para o que poderemos ser no futuro...
    A fala da minha amiga acima Juliana é muito boa, vejo a preocupação que ela destaca que temos com o futuro, sendo que nem sabemos se chegaremos até lá... mas vejo também que cada um de nós passamos por tempos distintos (fases) e que cada um reage de determina maneira, mas temos que ter em mente que para cada atitude tomada de forma não pensada, programada, colheremos os frutos das nossas tomadas de decisões. Plantamos hoje pra colher amanha e vejo que a mocidade de hoje não esta tão preocupada com isso como nossa amiga comentou acima.
    Para cada uma dessas fases que passamos em nossas vidas temos reações adversas, devido a faixa etária em que nos encontramos. Dessa forma creio que devemos viver com intensidade cada momento, pensando nos frutos que virão pela frente e deixar o futuro para que o mesmo venha a se deparar conosco na hora certa. Afinal o ontem parece tão presente em nossas vidas.... e o amanhã será que vai existir...
    Michele Missão

    ResponderExcluir
  12. A música do Palavra cantada que foi comentado pela Vania e pela Ana Paula, que e preciso conhecer as nossas origens, essa música me fez lembrar a construção de um livro que eu fiz na escola sobre a minha familia, conhecer mais sobre meus avós ate mesmo sobre meu avô materno que eu não conheci, isso e muito bom ouvir a historias e entender como hoje estamos aqui no mundo.
    As crianças gostam de estar ouvindo historias ainda mais sobre sua familia conseguindo assim construir sua identidade.
    Apesar que gosto bastante da música Aquarela pois marco muito a minha infância.

    Natiara F Rosa.

    ResponderExcluir
  13. Como todas a músicas já foram comentadas, escolhi os comentários da Rozane, Jú e da Michele, que falam da música Aquarela.
    Adoro essa música, pois como a Michele comentou, a música também me remete a infância, principalmente a propaganda da Faber Castell. Hoje a música me faz refletir sobre o sentido da letra, que nos diz sobre as fases da vida que todo ser humano passa, infância, adolescencia e a vida adulta que significa a maturidade. Acredito que quando criança não temos essa reflexão, mas acredito que como futuras educadoras poderemos passar para nossos educandos essa reflexão.
    A reflexão da Ju em relação ao futuro, que o tempo é igual para todos, depende de cada um como administra esse tempo. Adorei a colocação da Rozane que até o cabelo descolorirá.

    Aleandra

    ResponderExcluir
  14. A música de Gilberto Gil " Parabolicamará" é interessante pois nos faz refletir sobre tantas mudanças e discutir sobre como mudou, o que era tão distante ficou tão perto, os meios de transporte, as diferentes concepções de tamanho do mundo, a tecnologia e sua interferência nas perspectivas de espaço.

    Danielle Dias da Silva Sampaio

    ResponderExcluir
  15. Entre as músicas escolhi comentar sobre a questão do relógio. Pode-se perceber que as horas passam tanto no dia como na noite, mas o que notamos como exemplo nesta questão é que em algumas determinadas situações as pessoas por terem uma rotina conturbada de afazeres se perdem nessa questão do tempo e não se da conta de perceber que a hora também passa depressa assim, como a sua rotina. Como a Lislley mencionou o ser humano vive em função do relógio do tempo cronometrado para realizar suas funções.

    Sueli dos Santos Carvalho

    ResponderExcluir
  16. Escolhi a musica eu, do cd palavra cantada. Já foi comentada e, concordo com a Vania. Resgatar nossas origens é primordial para saber quem somos. Assim como ela, também perguntei a meu pai, origem da minha família. Fiquei sabendo que minha vó herdaria uma pequena herança, senão fosse passada para trás. Essa historia desconhecia. Fiquei feliz, por aproximar deles, e dos meus antepassados. Foi um momento intimo que há tanto tempo não tenho, já que estou longe e, visito só nas ferias. A musica fez refletir minha origem e orgulhar dela e, das pessoas que fazem parte. Amo todos que estão presente no meu dia-a-dia sei que cada um, ajuda a construir e moldar a pessoa que sou, obrigada á todos!

    ZEIZA CARLA SILVA DE CASTRO

    ResponderExcluir
  17. Escolhi a musica EU da palavra cantada, que foi comentada pela Vania, Ana Paula e Natiara, me lembro bem quando precisei montar minha arvore genealógica, fiquei desesperada perguntando aos meus pais sobre minhas origens, e a musica EU fala bem sobre a construção da identidade, e eu concordo com a fala das meninas que é muito importante que a criança conheça o seu passado para poder fazer relação com sua vivência atual e assim poder construir a sua identidade de forma solida e consciente.


    CRISTIANE CAETANO

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Escolhi a música Eu, como comentada pelas meninas ela nos faz refletir de como fomos atrás das informações sobre nosso passado de onde viemos quais são nossas origens toda a história de nossas famílias dos costumes e as várias misturas de culturas que acontece no decorrer do tempo de todo contexto histórico da formação da identidade de cada família.

    ResponderExcluir
  20. Eu fico com a música EU, por que expressa bem a curiosidade das crianças. Esta me fez lembrar de quando eu era criança e quis saber da origem de meus pais, como se conheceram, de meus avós, bisavós, toda a historia de minha descendência.Isso muito importante para se trabalhar na escola conhecendo a cultura de cada um, as histórias da vida que cada um vai contar e o que ficou de lembrança na vida de cada um, formando sua identidade.

    ResponderExcluir
  21. A aquarela e uma música que eu gosto muito, que eu ouço desde pequena. Reforçando o comentário da Rozane e uma musica que passa por todas as fases, começando na infância onde a música começa mais alegre mais divertida, que e a fase da criança, da juventude e termina mais calma que e a fase maturidade. A música representa a passagem da nossa vida, passando no passado, no presente e no futuro. Sendo o futuro aquele que esta por vir, e não sabemos o que vai acontecer.


    Monica Misue Alves

    ResponderExcluir
  22. Bom a musica que mais me chama atenção e a aquarela de toquinho a todo momento que quero voltar ao meu passado busco ouvi-la tenhu ate em meu celular pois ela retrata a minha infancia e com ela consigo fazer essa ligaçao de meu passado meu presente e ai com essa musica fico a pensar ne como sera o futuro ,quais processos vao ocorrer desde minha infancia ate os proximos anos.E como minha colega michele esse vidio a musica tra uma magia pois ela se remete a varios objetos.A como bom seria se pudesse voltar no meu passado minha infancia viver e reviver muitos momentos mas como diz a musica :
    Um menino caminha
    E caminhando chega no muro
    E ali logo em frente
    A esperar pela gente
    O futuro está...

    E o futuro é uma astronave
    Que tentamos pilotar
    Não tem tempo, nem piedade
    Nem tem hora de chegar
    Sem pedir licença
    Muda a nossa vida
    E depois convida
    A rir ou chorar.


    Daiane de Fatima Severino Souza

    ResponderExcluir
  23. Concordo com as observações da Josiane, porque a música de Gilberto Gil " Parabolicamará" é interessante pois nos faz refletir sobre tantas mudanças e discutir sobre como mudou, o que era tão distante ficou tão perto, os meios de transporte, as diferentes concepções de tamanho do mundo, a tecnologia e sua interferência nas perspectivas de espaço.

    Danielle Dias da Silva Sampaio

    ResponderExcluir
  24. a musica que escolhi foi aquarela ja comentada pela Juliana, Rozane, Daiane, michelle ela me chamou mais anenção pois me faz lembrar da minha infancia onde ela retratava um mundo mágico como comenta daiane um mundo onde teriamos controle do nosso futuro. Concordo com a fala da michelle e da juliana que hoje em dia nos preocupamos em nao chegar a esse futuro, que o mundo de hoje nao pensa em suas atitudes e que cada atitude se reflete nesse fututro. O pensamento dos jovens de hoje precisa mudar para que da mesma maneira que lembramos do nosso passado como um tempo tão bom, tenhamos uma perspectiva boa do futuro.

    Paula Aroni

    ResponderExcluir
  25. Eu escolhi “Sobre o Tempo”- Pato Fu, esta música o tempo é “mano velho”, intrinsecamente ligado a todos os momentos das nossas vidas a cada madrugada almejamos que ele nos proporcione um dia “legal” e este só será interrompido ao final desta nossa existência.

    Rosinéia Augusto

    ResponderExcluir
  26. Dentre todas as músicas que se remetem ao tempo, destaco aqui, a palavra cantada , que destaca como o tempo passa através das gerações e como a família se constitui, consequentemente como o homem se realiza no tempo e se transforma. Por isso, há a necessidade de analisar e refletir sobre o ele, como mostra na palavra cantada,os homens buscam a origem de sua identidade construída marcada pela memória que esta é marcada pelo tempo.

    Michele Cristina Baldo.

    ResponderExcluir
  27. escolhi Orquestra Philarmônica de São Paulo e Daniel - Disparada, porque se trata de orquestra que é linda e pela letra da música, retrata o tempo passado de onde vem (Sertão), destino o qual ele veio para "consertar", relata também o tempo de boiadeiro que 'ele' viveu e como ele passava seus dias.e como o mundo foi rodando sobre seu cavalo que um dia já montou.

    Márcia Elizio da Silva

    ResponderExcluir
  28. Escolhi o Relógio de Vinícius de Moraes, porque me identifico muito com a letra e com o ritmo. A cada dia que passa o tempo consome as pessoas em geral. O tempo não espera, não importa se você está atrasado ou cansado. Tempo é ritmo, é ordem é precisão. O vínculo com o tema "tempo" é total, não adianta fugir do tempo, ele está presente em todas as áreas da sociedade. Tempo de entrar, sair, bater cartar, cumprir prazo, descansar, enfim, o tempo não vive em função de ninguém. Vivemos em função dele.

    Jéssica Domorato de Campos
    4ºano - Pedagogia

    ResponderExcluir
  29. Dentre as músicas escolhi a Aquarela – Toquinho, pois me identifico com a música, com a sua letra e me faz “viajar” no tempo. Pois a música se destaca como um recordatário das fases de nossas vidas, as lembranças da nossa infância, algo que nos marcou no passado, a passagem para nossa juventude e nos faz refletir sobre como será nosso futuro, a perspectiva da vida adulta, sendo o futuro algo incerto que cabe a cada um construí-lo da forma que julgar necessário e fazer de cada fase da nossa vida algo marcante, importante na construção da nossa identidade.

    Janaina Aires
    4° Ano Pedagogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que mais marca é a visão que se tem do futuro, como ele vai ser, como a gente pode se relacinar com esse fato. Assim como o futuro não pode se prever ele trata como uma "astronave, que tentamos pilotar" e diz que não existe tempo quando se trata do futoro, não podemos saber como vai ser e quando irá acabar. E no fim quando ele canta a música novamente mas acrecentando o "Que Descolorirá", é quandon o tempo da pessoa já acabou, o individuo morre.

      Analu Antunes Trovo
      4º ano Pedagogia UNIFIL

      Excluir
    2. Concordo com a Janaina, pois a música aborda a vida, vivida em um periodo de tempo, relatando desde a infância, passando por suas fases enquando vai crescendo, chegando em um tempo onde a pessoa precisa ter decidido o que fará do seu futuro, algo incerto e que não pode-se ter o controle, até o tempo que chega ao fim a sua história, e ela descolore, representando a morte da pessoa. A aquarela seria a vida, sendo pintada e escrita conforme é vivida atraves do tempo.

      Anna Carolina Campos Pivaro

      Excluir
  30. Palavra cantada- Eu, esta musica relata claramente um historia que aconteceu, levando a imaginar o que houve naquela época, com cultura diferente, a musica tem uma forma de levar ao passado. Quando fala se não tivesse acontecido, não teria pais nem avós, isso mostra gerações, que leva a refletir diferentes épocas.


    Renata Paula
    4 ano Pedagogia- Unifil

    ResponderExcluir
  31. Assim como a MICHELE me identifiquei com a musica "Eu" 'Palavra Cantada', muito interessante a temática que ela usa para nos remeter a história de nossos antepassados e a relação com o tempo, o aluno assim reflete sobre a sua história, instiga a curiosidade deles que neste momento esta a flor da pele.

    PAULA KARINA

    4º ANO PEDAGOGIA- UNIFIL

    ResponderExcluir
  32. Escolhi a musica Aquarela - Toquinho, pois me faz lembrar muito da minha infância e a cada vez que escuto me transmite uma paz e uma tranquilidade muito grande em relação ao mundo agitado que vivemos hoje, mundo este que mal paramos para perceber as pequenas ações que nos rodeiam e que são tão simples.
    E assim como a Janaina, esta musica me leva a “viajar” e lembrar a infância que tive e associando a construção da identidade.

    Bruna C. Oliveira
    4° ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  33. Escolhi a música Relógio- Castelo RA-TIM-BUM, porque me faz lembrar de amigas que brincava quando criança em um bairro que morava.. E me lembro que gostava muito de assistir Castelo Ra-tim-bum mas na minha casa não pegava o canal, então ia para casa do meu vizinho e lá ficava assistindo, no qual tocava esta música.
    é bacana trabalhar esta musica com a as crianças, pois traz uma percepção de como que o tempo passa depressa e como devemos acompanha-lo, pois ele esta passando e não nos espera.
    ANA FLÁVIA ZANCHETTA
    4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda R. Custódio
      4º ANO DE PEDAGOGIA

      Assim como a Ana Flávia, eu também escolhi está música, pois me faz lembrar da minha infância, mas além de lembranças, como vimos em sala de aula, podemos trabalhar essa música com as crianças, para abordarmos o tema tempo, tempo que não para, que passa rápido e que não nós espera, com a música podemos trabalhar esse tema, utilizando-a para inseri-lo no contexto que nossos alunos estão, de forma simples e clara, no entanto, mesmo a música sendo bem clara, cabe ao professor utiliza-la de forma adequada, para que o mesmo tenha um aprendizado significativo e pleno.

      Excluir
  34. Escolhi Aquarela ,musica que retorno a uma infância que não voltará,um tempo tão bom,ser criança,acreditando em um um tempo,um futuro que hoje se faz presente,ai como seria bom voltar ao passado e reviver muitas coisa boas e também algumas ruins,que faz parte da vida e de cada tempo a ser vivido.
    E o futuro é uma astronave
    Que tentamos pilotar
    Não tem tempo, nem piedade
    Nem tem hora de chegar
    Sem pedir licença
    Muda a nossa vida
    E depois convida
    A rir ou chorar…
    caticilene 4ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  35. Escolhi a postagem da Jéssica Domorato sobre a música ''Tempo''. Assim como a Jéssica também me identifiquei com a música e a letra dela pode nos traz uma boa reflexão assim como uma boa atividade para se fazer com os alunos para que eles percebam conceitos relacionados ao tempo. Mais do que viver em função do tempo é fazer parte de todos os acontecimentos que permeiam e ''marcam'' o tempo de nossas vidas. É fundamental transmitir ao aluno esta participação que temos ao longo do tempo de nossas vivências.

    Luiza Ribeiro Gonçalves - 4º ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  36. Disparada... Escolhi disparada, não apenas ser um clássico e amar muito... O autor da letra, faz alusão as diferenças sociais, ao oportunismo, a injustiça social. Onde o gado é marcado pelo homem, e o homem é marcado pelas diferenças de classe sociais, tanto na época como em dias vigentes.

    Maria Cecília.

    ResponderExcluir
  37. Escolhi a musica "Palavra Cantada", pois esta retrata o tempo em que inicia a geração de famílias, e a descoberta da identidade de cada um de nós, e nos traz uma reflexão de qual geração pertencemos,? e que nossa existência é constituída por diversas familias, culturas, etc. Enfatiza o percurso de cada um, e o tempo que caracterizou a raiz de sua história.

    Cássia Caroline - 4° Ano Pedagogia.

    ResponderExcluir
  38. Escolhi a música "Parabolicamará" de Gilberto Gil porque ela nos faz refletir a questão do tempo frente a evolução do homem frente as conquistas de seus avanços tecnológicos e de ações que nem sempre paramos para pensar, por exemplo, o acesso de informações e viagens que hoje podem ser realizadas em um curto espaço de tempo em relação há um passado não tão distante, e na medida em que a tecnologia vai se tornando mais acessível a população de modo geral.
    Franciele Magro 4 ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  39. Bom assim como a Janaina eu escolhi a música do Toquinho - Aquarela, pois desde pequena sempre ouvia muito ela. E particularmente acredito que ela tenha tudo a ver com a questão do tempo ela mostra-nos a criança desde pequena, sua adolescencia, sua fase adulta e o seu futuro. Sua letra é muito rica e cheia de sentidos.


    Marcela - 4º Pedagogia.

    ResponderExcluir
  40. Assim como a colega Cássia escolho a música de Palavra Cantada pois ela relata o tempo como um ciclo de gerações em gerações, desde o nascimento até os tempos atuais, a construção das famílias. Contendo informações de parentescos, "se meus avôs não existiriam eu não estava aqui." Relação de Tempo.
    Concordo com Cássia ao relatar que a música enfatiza o percurso de cada um, e o tempo que caracterizou a raiz de sua história.

    Paula Drovandi 4º ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  41. Escolhi a Música Aquarela, que nos remete à um tempo que nós como adultos já passamos e na grande maioria das vezes não aproveitamos como deveríamos ter aproveitado. Além disso, a música faz com que os adultos voltem no tempo da infância e assim como as crianças, imagine tudo o que se pode imaginar... barquinhos, castelos, astronaves... mas pensando também que logo crescerão e sentirão saudades desse tempo. Portanto, é preciso aproveitar o tempo e utilizar nossa imaginação e criatividade, como se o amanhã não existisse!

    Evandro Simioni - 4º Ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  42. Eu escolho a música aquarela por me lembrar da minha infancia uma identidade que remete a minha mãe e meu pai num lugar de paz e tranquilidade, que as crianças de hoje não tem e nem tendo a infância que nós tivemos que foi de correr pelo quintal ou rua a fora sem a preocupação das maldades que hoje cercam o mundo das crianças deixando os pais de cabelos em pé,que deixam eles trancados em casa, fazendo as crianças submissas a tecnologia que não busca desenvolver a cordenação motora e sim tornado-as obesas e fracas.É nesse momento que somente as escolas oferecem a oportunidade de trabalhar com o todo da criança desenvovendo-a integralmente isso claro se o professor tiver a conciência de tal trabalho.

    aluna: IVETE JACOBY 4º Ano de Pedagogia

    ResponderExcluir
  43. Escolhi a Música Aquarela do Toquinho, gosto muito da música, pois me remete a minha infância. a música nos faz lembrar como era boa a vida de criança e refletir como o tempo passa rápido. Também nos leva a pensar como o tempo é efêmero e marca nossa vida, formando assim nossa identidade.

    Cátia Toledo de Oliveira

    ResponderExcluir
  44. Escolho a musica Aquarela, acho linda a letra da musica e lembra minha infância, onde as coisas pareciam ser simples e ai crescemos e temos a impressão de que todo aquele castelo construido desmoronou. Essa musica faz parte de uma historia construida e que esta sendo vivida dia apos dias.

    Tatiane Padua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como vários colegas, eu também escolhi a música do Toquinho, Aquarela,pois remete muito minha infância. Me lembro que eu imaginava cada versão mencionada pelo cantor e ainda desenhava cada imagem citada na música. Essa música está muito relacionada com a passagem do tempo, de como o futuro chega rápido, assim como na nossa vida.

      Katria Cantoni

      Excluir
  45. Assim como as alunas Cássia e Paula Drovandi escolho a música "Palavra Cantada" que nos remete a um tempo de geração em geração, uma descoberta da nossa identidade,do nosso eu, assim passo a concorda com as mesmas pois a musica nos traz a reflexão no qual a Cassia coloca que nossa vida é constituída por vários aspectos sendo eles familiares, culturais e até econômicos e uma analise sobre uma vivencia passada de cada um, em cada tempo e em cada geração.

    Carolina Granado Ponce - 4° Ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  46. Assim como a Michele e a Paula Karina, eu escolho a musica Eu, acredito que desde criança somos muito curiosos. Este vídeo traz a oportunidade de saber como se constrói uma família em um determinado tempo, gerando assim a própria história familiar que pode ser comparada a do aluno. Não posso deixar de comentar que a música é muito encantadora, e desperta o interesse tanto das crianças como dos adultos.

    Caroline Meassi Palace

    ResponderExcluir
  47. Todos os videos com as músicas relacionada ao tempo é muito bacana, mas como temos uma realidade mais próxima com as crianças do ensino infantil e ensino fundamental nós nos identificamos mais com as músicas voltada para esse público. A que me chamou a atenção e por não conhece-la foi a música da Palavra Cantada "EU" como sitado pela Carolina"que nos remete a um tempo de geração em geração, uma descoberta da nossa identidade,do nosso eu", com essa musica da para se trabalhar dois conceitos importantes para a criança o EU e a FAMÍLIA no caso a identidade e o tempo como tempo faz parte desse processo e que o tempo esta relacionado a um a lugares também que ao mesmo tempo as coisas estão acontecendo no mundo isso pode se perceber na musica através dos lugares citados.

    Débora Catori 4° Ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  48. Assim como a aluna Jéssica Domorato e tantas outras, também escolho a música "O Relógio de Vinicius de Moraes". Esse pequeno trecho implícita claramente o tempo, que passa, passa e sempre estamos correndo atrás. Passa dia, passa hora e estamos planejando, matutando, esquematizando, elaborando, é algo infinito.
    Quando se é criança, o maior desejo é que o tempo passe depressa, para crescer e ser dono do próprio nariz. Mas, esse tempo passa tão rapidamente, que quando damos conta a vida adulta chegou e com ela todos os problemas que a acompanham. E é aí que a saudade da infância aparece e o desejo de voltar fala alto.
    Se formos analisar, nunca estamos contentes com o tempo. Ele nunca consegue nos agradar.
    Vivemos o presente, com saudades do passado e preocupados com o futuro.

    Kerollyn Priscila Mantovani - 4º ano de Pedagogia

    ResponderExcluir
  49. A musica Aquarela como podemos ver nos comentários da sala remete a todos assim como eu a infância, lembro-me da propaganda da Faber-Castel que utilizou essa musica na divulgação de seu lápis de cor. Porem vejo como deixamos passar despercebido as coisas, pois quando ouvia a musica sempre achei ela muito bonita, mais nunca me atentei ao seu verdadeiro significado, so fui prestar atenção em seu contexto nas aulas. Isso mostra a importância de trabalhamos a musica em sala, além de enriquecermos nossa pratica com o uso de recursos diferentes para discutir o tema tempo, ainda podemos proporcionar ao nosso aluno um enriquecimento cultural, pois a mídia nos manipula e muito e acaba privando as pessoas de expandir seu conhecimento e cabe a escola apresentar ao aluno essas outras vertentes.

    Andressa Cristine R. dos Santos - 4º ano Pedagogia.

    ResponderExcluir
  50. A musica escolhida foi a do Castelo Ratim Bum - O RELÓGIO: VINICIUS DE MORAES pois mostra a realidade do ser humano, ou seja que nós vivemos em função do tempo e tudo é cronometrado. Essa musica pode ser levada para sala, para se trabalhar a noção do tempo com a criança e mostrar que casa hora que a musica cita o TIC TAC, é que o tempo esta passando.

    ResponderExcluir