quarta-feira, 15 de maio de 2013

Atividade de Sociologia - Aula - Diversidade Cultural

Dêem uma olhada nos vídeos e nas notícias abaixo. Depois, deixe um comentário sobre os mesmos.
Agora, leiam os textos abaixo:
Texto 01 - clique aqui.
Texto 02 - clique aqui.
Texto 03 - clique aqui.
Texto 04 - clique aqui.
Agora, comentem os vídeos e os textos. Para tanto, cliquem em "Comentário" e, caso não tenham uma conta no Google, cliquem em Anônimo. Não esqueçam de assinar a postagem, ok? E lembrem-se: a atividade vale nota.
Se você não for meu aluno, ou se for meu aluno de outro curso, e quiser comentar, fique a vontade

67 comentários:

  1. Com os dois comerciais acima citados, a Volkswagen quis imprimir a imagem de valentia para o seu produto, onde em ambos os vídeos o carro percorre por ambientes "selvagens" (retratado pelas florestas) e "hostis" (retratado pela tribo canibal, uma escolha que acaba por generalizar e desvalorizar a cultura indígena).

    Os textos apresentados servem como reflexão para o processo de desumanização que a sociedade atual vem vivenciando, relatando crimes ocorridos basicamente pela condição social, evidenciados pelas tentativas dos criminosos de embrandecer os seus crimes com a "justificativa" de que suas vítimas seriam membros menos importantes da sociedades. Aliás, esse é um dos pontos que me chamou a atenção em um dos textos, em uma frase que reflete a condição dos povos indígenas e dos moradores de rua: "excluída de toda utilidade para um sistema onde apenas a mercadoria e o “ser mercadoria” contam".

    Ass.: Leonardo Barbieri Bedendo, UniFil (4° ano de ciência da computação).

    ResponderExcluir
  2. Em relação aos videos, vê-se claramente a modernização e a inserção da tecnologia em ambientes onde não é comum a sua presença e isto mostra o quanto isto destoa das características culturais dos ambientes mostrados.Tendo um cidadão que utiliza propositalmente da tecnologia para fugir dos aborígenes, provocando uma afronta ao ritual que estava sendo realizado, e no caso dos pandas causando involuntariamente um impacto na natureza e no ambiente que está no seu caminho.
    Em relação aos textos percebe-se que os que se julgam cultos e desenvolvidos, acabam por não respeitar a dignidade e a individualidade da pessoa por julgar que estes são inferiores a si, pela situação social em que as vitimas se encontram por não fazerem parte do sistema produtivo ou seja, são julgados como não importantes para o sistema capitalista e podem ser subjugados ou ate mesmo eliminados.

    Aluno
    Willian Carlos Machado, Unifil (4° ano de Sistemas de Informação).

    ResponderExcluir
  3. Em relação aos videos, notamos que a ideia é que o carro é tão forte que enfrenta até situações distintas como por exemplo o primeiro vídeo o personagem enfrenta um tribo inteira utilizando o seu Cross Fox como "escudo" e o segundo vídeo do panda, utiliza o Cross Fox como passagem bruta pela selva.
    Sobre os textos eles julgam as imagens dos cultos e dos desenvolvidos, onde não respeitam a situação social, por não fazerem parte do sistema capitalismo.

    Aluno
    Vinícius dos Santos Garbim, Unifil (4° ano de Sistemas de Informação)

    ResponderExcluir
  4. De acordo com os vídeos, podemos verificar que a Volkswagen quis passar uma imagem de um carro "valente", "guerreiro". Onde o dono do carro, ou o motorista tem uma sensação de domínio, poder. Já nos textos podemos ver que não há respeito social, podemos dizer que essa causa é devido por não fazerem parte do sistema em que o mundo vive hoje em sua maioria, o sistema capitalismo.

    Aluno:
    Lucas Pereira Teixeira Jordão, UniFil - 4° Sistemas de informação

    ResponderExcluir
  5. Em relação aos vídeos, é visível a intenção de demonstrar que o carro enfrenta qualquer tipo de situação. já em relação ao textos eles julgam sem nenhum respeito, mas não podemos culpar totalmente os julgadores pois tudo isto é culpa do sistema capitalista.
    Aluno Heitor Augusto Erdei Georg, UniFil (4° ano de ciência da computação)

    ResponderExcluir
  6. Em relação aos vídeos, o que a Volkswagen faz é mostrar que o seu carro é forte, valente, onde o motorista pode ser capaz de encarar qualquer coisa dentro do carro. Ele faz isto utilizando lugares exóticos, como o primeiro vídeo utilizando os canibais, e o segundo em meio a floresta com os pandas.

    Em relação aos textos, as notícias tem em comum o fato de que na sociedade sempre existe um grupo que se acha o "dominante", no caso seria a parte da sociedade que tenha mais dinheiro, nas notícias apresentadas, os infratores tinham uma boa condição financeira, e justamente por este motivo, acharam que poderiam realizar os crimes e que ninguém se importaria com isto por causa de suas posições "inferiores" na sociedade, no caso o da empregada doméstica e do indígena.

    Aluno: Wilson Vinícius Teixeira, 4º ano de Sistemas de Informação

    ResponderExcluir
  7. A Volkswagen pretende passar a imagem de um carro que apesar de pequeno, pode ser ágil e enfrentar qualquer tipo de situação protegendo seus ocupantes de situações inusitadas, mesmo que seja em terreno inimaginável para um automóvel urbano.

    Os textos explicitam o desnivelamento do poder executivo brasileiro em aplicar leis de forma severa e justas em casos criminais bárbaros. Infelizmente a relação entre diferentes classes socioeconômicas e etimológicas do Brasil, ainda tem sido levada em consideração quando o assunto é punir culpados de tais crimes. Isso gera um sentimento de impunidade por grande parte dos criminosos, sentimento esse que já é cultural e sabendo que são pessoas "privilegiadas" acabam cometendo crimes hediondos contra a sociedade em que vivem.

    Marcelo Martelli Aymori (4º Ciência da Computação).

    ResponderExcluir
  8. Ambos os vídeos transmitem a imagem de um carro apropriado para qualquer situação, ou seja, reforçam a ideia de um carro valente onde o motorista encontrará a confiança desejada para encarar as mais distintas ou incomuns situações.


    Em relação aos textos, conclui-se que vivemos em um país desigual, onde a justiça é cega ou pelo menos "atua" como tal. A justiça foi feita para todos, porém, caminha ao lado de quem tem poder, é por isso que esse tipo de brutalidade acaba passando "despercebido" pela sociedade.


    Denyson Henrique dos Reis Bott (4º Ciência da Computação - UniFil)

    ResponderExcluir
  9. Nos vídeos percebe-se claramente a questão da tentativa da imposição de uma cultura única, no qual a volkswagem acaba por invadir outras culturas para tentar demonstrar superioridade.

    Os textos nos remetem ao fato de que vivemos em uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade. Certos grupos se acham superiores aos outros devido a sua classe social. Infelizmente no país em que vivemos a lei não funciona da mesma maneira para todos como deveria funcionar. Vemos a todo tempo notícias em que o dinheiro compra a impunidade alimentando mais ainda a desigualdade e diminuindo cada vez mais a esperança de vivermos em um país melhor.

    Aluno: Rhenann Granado Cottar (4º Ciência da Computação - UniFil)

    ResponderExcluir
  10. A ideia por trás dos vídeos é clara: a agilidade do Fox. Essa é a conclusão que um país de pessoas educadas deve tirar. O resto é historinha. Pode ser que haja um pouco de mau gosto, mas é só. Não podemos afirmar que esse tipo de vídeo deturpa a cabeça das pessoas a ponto de fazê-las cometer certas atrocidades. Se assim for, alguns tipos de jogos eletrônicos deveriam ser banidos, e sinceramente eu acredito que o caminho não seja esse. O que aqueles jovens fizeram foi retrato do mau exemplo e da péssima educação que seus pais e pessoas do seu círculo familiar lhes ensinaram. E quando digo péssima educação me refiro não as excelentes escolas que aqueles delinquentes estudaram, mas sim aos valores esguios de vida que receberam. Já vivemos em uma pseudo-democracia e não podemos tolerar qualquer tipo de intervenção do governo na mídia. democracia é assim, não gostou, não assista. Se a publicidade for negativa, o pessoal do marketing vai maneirar da próxima vez. Agora se o vídeo foi um sucesso, paciência, a população ainda não está pronta. Mas deve ser dito que o termômetro do povo é o próprio povo. Não se deve interferir diretamente. O governo deve fazer seu papel que é dar educação de qualidade e diminuir a corrupção. Mas para por aí, o resto é com a gente.

    ResponderExcluir
  11. Os vídeos mostram um carro com qualidades extraordinárias, capaz de passar por grandes obstáculos, uma carro para se adaptar a qualquer situação e ambiente. Uma verdadeira demonstração de poder e superioridade.

    Os textos mostram que vivemos em uma sociedade cheia de desigualdade, de diferentes classes sociais e econômicas.
    A justiça é lenta e o "poder" muitas vezes fala mais alto. Poucos com muito e muitos com pouco!
    A desigualdade é nítida e o governo deveria se posicionar para mudar este quadro em nosso país.

    Aluno:
    Thiago de Oliveira Russo ( 3º Ciência Contábeis noturno - Unifil)

    ResponderExcluir
  12. Nos videos mostram um carro criado pela Volkswagen que pode enfrentar diversas situação facilmente e com segurança, mostrando a quem esta dirigindo superioridade aos demais.

    Nos textos abordados, os infratores não respeitam a classe social de cada um, por serem de classe social maior, acharam que poderiam praticar os crimes. A sociedade fala sobre justiça e que "a verdade vence", mas nem sempre isso acontece puxam mais do lado das classes sociais superiores, possibilitando que esses indivíduos pratiquem esses crimes.

    Aluno: Tulio Cesar Volpato Bezerra - 4°Sistemas de Informação

    ResponderExcluir
  13. Os vídeos demonstram que o carro da Volkswagen são superiores, e que quem o dirige é capaz de transpor qualquer barreira, seja as situações mais inusitadas.

    Em relação as noticias observamos que apesar de vivermos em um mundo globalizado a intolerância racial e social ainda impera, onde jovens de classe alta se julgam superiores a pessoas de classes inferiores, e colocam-se no direito de agredir fisicamente, moralmente e psicologicamente pessoas que sejam diferentes em vários aspectos, sejam eles físicos, sociais, religiosos, culturais. Infelizmente, as leis em nosso país não se aplicam a todos, pois em muitos casos os agressores ficam impunes.

    Aluno: Rodrigo Dias Morcelli - 4º Sistemas de Informação

    ResponderExcluir
  14. Ao analisar os vídeos acima, podemos verificar que a propaganda da Volkswagen passa o conceito de carro resistente, que com ele o seu proprietário pode ir a qualquer lugar, independente das dificuldades e obstáculos no seu caminho.

    Os textos mostram de certa forma uma parte da sociedade qui vivemos atualmente, sociedade com desigualdades sociais e econômicas das diferentes classes sociais do nosso pais.

    Aluno: Rafael Zandona (4º Ciência da Computação - UniFil)

    ResponderExcluir
  15. Os vídeos nos mostram uma total confiança passada pela Volkswagem no seu carro, mostra que ele se adapta a todos os ambientes e que possuiu uma super resistência, passa uma certa tranquilidade ao seu proprietário e uma segurança também.

    Os textos mostram nitidamente a desigualdade social ainda existentes, onde muitos vivem com o minimo ou talvez com o necessário para sobreviver e poucos com muito, muito mais do que o necessário, alguns com tanto poder se beneficiam com isso, fazendo com que as leis não sejam realmente válidas para toda população.

    Aluna: Lizandra Solette Camargo Fernandes (3º Ano, Ciências Contábeis, Noturno, Unfil)

    ResponderExcluir
  16. Os vídeos transmitem a segurança que o Cross Fox passa para seus consumidores, pois utilizam-se de sua agilidade, força e flexibilidade em diversos ambientes.

    Os textos mostram como a legislação brasileira é falha, pois privilegiam certas classes sociais, supondo que seus crimes não são tão agressivos quanto se fossem realizados por classes sociais mais baixas. Havendo também o fato dos pais diminuírem a gravidade da situação, achando que um simples abraço na vítima resolveria a situação. Sendo assim, passamos a conviver com bandidos protegidos, nos deixando propícios a ocorrência de situações semelhantes.

    Aluna: Ariadine Garcia Alencar (3º Ano, Ciências Contábeis, Noturno, Unifil)

    ResponderExcluir
  17. Os videos nos passam uma confianca extrema do Cross Fox, nos transmitem a imagem de um carro apropriado para qualquer situação, ou seja, o motorista encontrará a confiança desejada para encarar as mais variadas ocasioes ou perigo que eles se encontrar.

    Os textos nos mostram, as muitas desigualdades sociais que nós se encontramos, onde muitos tem pouco e poucos tem muitos, e que os que possuem mais acham que tem pleno ar de superioridade, porem a nossa lei e falha e nao ve o que esta acontecendo de baixo de seus olhos.

    Aluna: Mariangela Mayara da Silveira(3º Ano, Ciências Contábeis, Noturno, Unifil)



    ResponderExcluir
  18. Nos vídeos, percebi que a Volkswagen exalta o seu veiculo, mostrando o quão potente, ágil e seguro ele é, independente do local, situação ou cultura que ele esteja inserido ele sempre será o melhor e mais adequado.

    Já os textos, infelizmente nos mostram as desigualdades sociais que só aumentam a cada dia e que a diversidade cultural ainda é muito difícil de ser aceita. Pois, o preconceito entre brancos e negros, ricos ou pobres, e demais raças e classes ainda existem e a mentalidade dos seres humanos são muito hipócritas para serem mudadas.

    Aluna: Luana P.S. Rodrigues - 3º Ano Contábeis - Noturno - Unifil

    ResponderExcluir
  19. Nos vídeos apresentados é possível notar a intenção da Volkswagen em passar uma imagem de superação de limite do CrossFox, onde em diversas situações, tanto perigosas quanto inconsequentes, quem estiver dirigindo um Cross Fox acabará se dando bem pela qualidade elevada do carro. Apesar da propaganda parecer bem intencionada, também pode parecer um tipo de enraizamento de cultura social distorcida, onde algumas situações são consideradas engraçadas, mesmo sendo desrespeitosas se observadas minunciosamente.

    Nas notícias, é possível ver como a desigualdade social é tratada. Como crimes tão hediondos parecem "uma bobagem" quanto se trata de um grupo social mais elevado, ou fora do padrão racista e preconceituoso que a população está acostumada. Mostra que não importa o crime, se o indivíduo que o cometeu tem um grau elevado de instrução, ele consequentemente será melhor representado por advogados, e tem muito mais chances de obter regalias que outros não possuem, eles acabam conseguindo parecer vítimas, que definitivamente não são. Agora, se o indivíduo possui pouco grau de instrução, ele depende de defensoria pública, e infelizmente em muitos casos isso significa uma oportunidade menor, uma defesa feita com menos recursos, menos oportunidades. As notícias retratam a realidade do nosso país, com uma justiça falha e desigual.

    Aluna: Tabata Yasmin Ue - 4º Sistemas de Informação

    ResponderExcluir
  20. Após análise do conteúdo exposto, o que se conclui são duas realidades inseridas em nossa sociedade atual: a primeira, demonstrada pelos vídeos de propaganda, contextualiza a modernidade que a todo momento se contrasta com elementos em variadas hipóteses, com o objetivo de ressaltar a necessidade daquele veículo para conviver com isso.

    A segunda, retratada por dois crimes que chocaram a sociedade, mas que rapidamente foram esquecidos e deixados de lado, justamente porque não faziam parte do perfil pré-existente que já é traçado como daquele que seria considerado como criminoso. Assim, apesar de modernidade ser um elemento essencial hoje em dia, ainda sim comete-se crimes tão rudimentares e baseados em puro preconceito e superioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após análise do conteúdo exposto, o que se conclui são duas realidades inseridas em nossa sociedade atual: a primeira, demonstrada pelos vídeos de propaganda, contextualiza a modernidade que a todo momento se contrasta com elementos em variadas hipóteses, com o objetivo de ressaltar a necessidade daquele veículo para conviver com isso.

      A segunda, retratada por dois crimes que chocaram a sociedade, mas que rapidamente foram esquecidos e deixados de lado, justamente porque não faziam parte do perfil pré-existente que já é traçado como daquele que seria considerado como criminoso. Assim, apesar de modernidade ser um elemento essencial hoje em dia, ainda sim comete-se crimes tão rudimentares e baseados em puro preconceito e superioridade.

      (não mencionei meu nome no comentário acima)

      JOÃO FELIPE DA COSTA CARVALHO ( 3º ANO - CIÊNCIAS CONTÁBEIS)

      Excluir
  21. A relação entre os vídeos e os textos é a discriminação por pessoas de diferentes culturas, nos dois vídeos podemos notar que a Volkswagen quis utilizar o marketing, como forma de mostrar que o Cross Fox, pode ser um automóvel potente e que pode te livrar de diversas situações, inclusive em lugares diferentes, como no meio da mata e isto nos passou a imagem de que um homem com um carro potente pode ser superior a uma tribo de índios por exemplo, e assim pode fazer o que quiser, e se sair bem.
    E os textos retratam crimes hediondos cometidos por pessoas de classe média alta, que se dizem acima da lei, por terem cursado uma faculdade e serem "trabalhadores", e que se acharam no direito de atear fogo no corpo de uma pessoa, espancar, roubar e xingar, simplesmente pelo fato que consideraram as pessoas inferiores a eles. Infelizmente no Brasil a lei é falha, e há muita discriminação social.

    Aluna: Thayana Mayara S. Marçal - 4° Ciência da Computação

    ResponderExcluir
  22. VIDEO:
    O video praticamente é divido em duas partes. Ambos simbolizando uma fuga. Porém a primeira parte é a parte que mostra o cotidiano difícil, em que o rapaz percorre uma estrada cheia de obstáculos, cheio de pedras, flechas, caveiras e mato.A segunda parte é a parte em que ele está entrando no carro. Essa parte mostra que o carro pode ser a salvação de tudo isso, que você pode passar pelos obstáculos, em pleno conforto e segurança. No fim do video ele ainda enfatiza que pode enfrentar tudo isso de uma forma divertida (parte do video que ele sai deslizando com o carro pelo deserto.)
    Resumindo, o video mostra que com o carro, você tem a liberdade de fazer o que quiser

    TEXTO:

    O texto retrata que um mesmo tipo crime pode receber diferentes tipos de sentenças. Que as pessoas com classificações sociais diferentes recebem punições diferentes. Fato evidenciado no "texto 03", onde os culpados, mesmo assassinando uma pessoa de forma cruel, acabaram tendo beneficios do tipo: Poder sair pra trabalhar e voltar com o próprio carro, terem a liberdade de ter a chave da própria cela. Fato também evidenciado no parágrafo em que Maria José Miranda diz: “Se o processo tivesse sido de réus comuns, mortais comuns, teria tido o curso de apenas seis meses. Tínhamos provas em abundância. O processo era, tecnicamente, muito simples”.

    Willian Akira Nagano (4º Ciências da Computação)

    ResponderExcluir
  23. Ao ver os videos e ler os textos, vi que todos tem uma relação, pois apesar da propaganda ter o intuito de mostrar a potencia dos seus automóveis em determinada situação, vemos que as pessoas que utilizam, os carros na propaganda, de certa forma acabaram atrapalhando um momento, ou o ritual de costume tanto da tribo quanto dos animais.
    Isso mostra a falta de respeito que algumas pessoas tem em relação dos costumes que outras pessoas vivem.

    Douglas Rafael dos Santos 3º Ciências Contábeis Unifil

    ResponderExcluir
  24. Em relação aos vídeos, é notória a intenção da Volkswagen em transmitir uma boa imagem do veículo em questão, o CrossFox, no qual quem o está dirigindo sempre terá a impressão de superação de todos os obstáculos possíveis e imagináveis em diversas situações.
    Já em relação aos textos, nota-se também como a sociedade trata crimes hediondos como banais, ainda mais porque quem os cometeu foram pessoas da 'alta sociedade', ou seja, os populares 'filhinhos de papai'. Nesses casos, os pais vão lá, tiram os filhos da cadeia, juntamente de um advogado renomado, e tentam 'jogar panos quentes' no caso. Quando é pessoa de menor poder aquisitivo, ou seja, é pobre, que comete um crime de tal magnitude, toda a sociedade fica boquiaberta e chocada. A polícia vai lá, primeiro bate no sujeito, depois pergunta o motivo de ele/ela ter feito aquilo e, em seguida, já é enviado a um presídio de 'segurança máxima'. Fora que a justiça brasileira vive cometendo erros. Inocentes comprovadamente têm ido para a cadeia no lugar de bandidos de marca maior, simplesmente por, ironia do destino, terem nomes iguais ou parecidos.
    Como diz o refrão de uma música da Legião Urbana: 'Que país é este'?


    Renan Kleber de Oliveira - 4º Sistemas de Informação

    ResponderExcluir
  25. OS VIDEOS MOSTRAM UM CARRO QUE TOPA QUALQUER DESAFIO POR SER FORTA EM QUALQUER AMBIENTE, PRONTO PARA QUALQUER DESAFIO E QUE SE ADAPTA RAPIDO ONDE ESTA.

    Os textos mostram uma sociedade em que não são as leis que tem a prioridade, assim quem tem dinheiro manda e quem não tem obedece. Isso mostra nitidamente que na sociedade existem muitas pessoas com muito poder aquisitivo e muitas outras sem nada, e os que tem muito dinheiro são praticamente "inatingiveis" sobre a lei.

    Vinycius Hugo Caldeira Gomes (3ºano Ciencias Contabeis - Unifil)

    ResponderExcluir
  26. Vídeo:
    No vídeo do comercial Cross Fox que mostra uma pessoa que apaga uma fogueira e depois sai correndo para buscar um abrigo dentro de um Cross Fox, demonstra uma desvalorização da cultura de uma tribo indígena primitiva que precisa ser desrespeitada para mostrar que quem tem um Cross Fox demonstra superioridade perante aqueles que não tem pois aquele carro garante a segurança de um abrigo e ter a capacidade de fugir utilizando um motor potente para enfrentar vários tipos de ambientes hostis.
    No vídeo da panda mostra a tranquilidade da selva em que as duas pandas tentam realizar uma copulação que ocorre uma vez por ano no exato momento aparece um Cross Fox que acaba espantando as pandas, isso demonstra que o Cross Fox é capaz de interferir tudo que está ao seu redor e se não comprar o seu Cross Fox você perderá a sua chance de obter um.

    Texto:
    No caso da empregada e do índio existem os valores morais, sociais, política, étnicos e financeiros envolve o poder sobre as classes favorecidos e os desfavorecidos em que os favorecidos ditam e manipulam as regras o seu favor e os desfavorecidos só seguem essas regras, por isso dificilmente alguém de alto escalão quando é culpado vai preso, pois detém recursos principalmente o financeiro como o pagamento de fianças e contratando bons advogados. Nas classes dos desfavorecidos não possui esses recursos por isso são os mais vulneráveis em caso de ser uma vítima ir na justiça muitas vezes acaba gerando a impunidade por causa da diferença de classes.

    Relação dos vídeos e texto:
    A relação está no fato de que ter algum determinado produto ou ser pertencente de alguma classe dominante é mais importante, pois gera uma grande influencia na sociedade em que vivemos e os que não utilizam aquele determinado produto ou pertence a uma classe dominada acabam sendo interpretados e considerados como mais um na sociedade.

    Aluno: Silvio Teruo Hamada (4º Ano, Ciência da Computação, Noturno, Unifil).

    ResponderExcluir
  27. A propaganda apresentada pela Volkswagen pretende passar aos telespectadores a ideia de que seu carro é veloz podendo ajudar seu condutor em momentos de "tensão" e é tão veloz que chama a atenção dos demais. Não acredito que essa propaganda em especial possa afetar a maneira de pensar, ou a cultura de alguém, mas sim o aglomerado de informação passado através das medias. Acho que propagandas de bebidas alcoólicas seriam melhores indicadas nesse caso.

    Sobre as noticias expostas no portal, são fatos inacreditáveis de pensar que um ser humano é capaz, infelizmente o resultado disso é que alguns grupos se sentem superiores a outros, e se sentem capazes de violentar, descriminalizar alguém que para eles sejam inferiores. Essa superioridade não vem de hoje, nem de ontem, é construída com o tempo, infelizmente a cultura que nos prega que os que tem mais financeiramente podem mais, e até podem tudo, construindo essa sociedade em que vivemos.

    Yorrana Carolina de Souza Teixeira - 4º Ciência da Computação

    ResponderExcluir
  28. A propaganda apresentada pela Volkswagen pretende passar as pessoas a ideia de que seu carro é veloz podendo ajudar seu condutor em momentos dificiis e é tão veloz que chama a atenção dos demais, em relação aos textos, nota-se também como a sociedade trata crimes hediondos como banais, ainda mais porque quem os cometeu foram pessoas da alta sociedade, ou seja, os populares filhinhos de papai, concluindo se que com toda certeza a forma de julgamento para classes sociais são diferentes.

    LARISSA DE FAVERI - 3° CIENCIAS CONTABIES

    ResponderExcluir
  29. A propaganda da Volkswagen apresentada nos vídeos mostram claramente que o carro é forte e veloz podendo superar qualquer obstáculo e qualquer tipo de situação e terreno mesmo ele sendo um carro compacto.

    Os textos mostram as desigualdades sociais e cada dia está aumentando mais e que muitas pessoas se acham superior a outras, por serem de classes sociais mais altas e se sentem capaz de descriminar alguém que seja inferior a ele, e essas violências estão cada dia maiores, e um jeito para isso mudar, é mudando a educação que vem de dentro das casas e a educação que os pais dão.

    Wilson Chimentão Filho - 4º Ciência da Computação

    ResponderExcluir
  30. Os vídeos mostram um carro forte e equipado, capaz de proporcionar a segurança de seus passageiros em qualquer ambiente e ocasiões, fazendo com que o motorista tenha confiança ao estar dentro dele pela sua superioridade aos demais.

    Já os textos mostram que apesar de termos uma justiça, ela atua ou valoriza mais as pessoas que tem maior poder aquisitivo. Tendo assim essa desigualdade constante e clara aos nossos olhos.
    Andreia Halabura Soares - 3º ano Ciências Contábeis Unifil

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Os videos mostram um carro forte, ousado e resistente, num ambiente selvagem e hostil. Tentam passar a imagem de um carro que suporta todos os obstáculos.

    Os textos mostram uma inversão nos valores, onde jovens se acham no direito de bater e matar pessoas por preconceitos e onde a justiça se utiliza de dois pesos e duas medidas para julgá-los.

    Rodrigo Fabiano de Souza Paiva - 4º Sistemas de Informação

    ResponderExcluir
  33. Os Vídeos, apresentam um carro veloz, ágil, e apto a qualquer situação, desde ambientes selvagens como em ambientes de pouco acesso. Passando uma sensação de poder e força.

    Os textos, mostram dois casos que são totalmente iguais , pois tratam de violências provocadas por preconceitos que alguns adolescentes que acham que seu dinheiro é maior que o direito do próximo. Sem contar que os mesmos foram privilegiados somente por terem uma classe social alta.
    Jaqueline dos Santos Silva Gomes (3º Ciências Contábeis - Noturno)

    ResponderExcluir
  34. Os vídeos, a volks mostra seu carro invadindo um ambiente selvagem assim demonstrando a força do seu carro, e sua versatilidade para qualquer tipo de ambiente.
    Os textos mostram a violencia entre jovens de classe alta cometendo crimes muito violentos, e como sempre a impunidade para os ricos.

    ResponderExcluir
  35. a relação entre os dois videos é mostrando o quanto o carro cross fox é um carro selvagem para qualquer tipo de atividade na natureza e ambientes como por exemplo nos índios e com os animais os pandas, mostrando que se o cliente comprar o carro poderá expor seus limites.

    nicolas calcagnoto 3º ano de contabeis

    ResponderExcluir
  36. Nos vídeos a Volkswagen demostra o quanto o carro é veloz e seguro, não importar o lugar. Para isso a Volkswagen no primeiro desmanchou a ritual de uma tribo, muito sagrado na cultura da tribo, mostrar a falta de respeito com sociedade.
    Já os textos nos mostra a violência na sociedade, cada vez mais se expandindo, ficando sem controle. Jovens matando e sendo morto por bobagem.

    Claudecir da Silva - 3º Ciências Contábeis

    ResponderExcluir
  37. Os dois videos apresentam propragandas de um carro potente e agil em determinadas situações e lugares, afim de mostrar sua imponência.

    Já os dois textos mostram situações em que a justiça não é igual para todos, e que quem tem dinheiro e estatus, não é tratado da mesma forma que uma pessoa pobre e humilde.
    Christofher Allan Ferreira 3° Ciências Contábeis Noturno

    ResponderExcluir
  38. O que mais enfatiza nos vídeos é quando o rapaz está entrando no carro, essa parte demostra que o carro da Volks não te abandona, que a qualquer momento de dificuldade ele sempre vai estar junto com você, podendo passar por vários obstáculos com conforto, agilidade e segurança.

    Os textos transmitem as desigualdades sociais que continua no auge na sociedade atual, pois há maioria dos indivíduos se sentem superior aos outros, e também por serem de classes sociais mais altas e por isso se sentem capaz de descriminar alguém que seja inferior a ele.

    Amanda S.Veiga, Ciências Contábeis - 3º ano.

    ResponderExcluir
  39. Nos videos a Demonstração que o consumidor pode confiar em seu carro, mostrando toda sua potencia, agilidade e diversas situações. E nos textos Demonstra que nossa justiça ainda é falha, mostrando casos semelhantes, tratados de formas diferentes de acordo com as classes sociais.

    Felipe Teodoro 3º Ciências Contabeis

    ResponderExcluir
  40. Quanto aos vídeos, vemos claramente que no caso a "volkswagen" inséri seus carros em um ambiente hostil e habitado por culturas diferentes na intenção de demonstrar o quão valente é seu veículo, porém, notamos também que isso visa dinamizar a cultura dos povos, inserindo a tecnologia e dando a entender que todos precisam dela.

    E quanto as reportagens, fica claro que cada dia mais existem pessoas que se acham superiores as outras, justificando o crime com a desculpa que "tem esse direito" por serem melhores ou de uma classe social mais alta. Acredito que isso seja ressaltado pela desigualdade social, onde os desiguais são tratados de forma desigual.

    Vinicius Sanches Vicente - Ciências Contábeis 3º Ano.

    ResponderExcluir
  41. Dos comerciais acima citados, a Volkswagen quis imprimir a imagem de valentia para o seu produto, onde em ambos os vídeos o carro percorre por ambientes "selvagens" e "hostis".

    Os textos apresentados servem como reflexão para o processo de desumanização em que a sociedade atual está vivenciando, relatando crimes ocorridos basicamente pela condição social, evidenciados pelas tentativas dos criminosos de embrandecer os seus crimes com a "justificativa" de que suas vítimas seriam membros menos importantes da sociedades. Aliás, esse é um dos pontos que mais me chamou a atenção em um dos textos, uma frase que reflete a condição dos povos indígenas e dos moradores de rua: "excluída de toda utilidade para um sistema onde apenas a mercadoria e o “ser mercadoria”.

    Josiane da Cruz Ferreira - Ciências contábeis 3°ano

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Os dois videos são comerciais da mesma marca de veículos,ambos querem mostrar ao telespectador que seu veiculo é valente, robusto e pode estar em "meios selvagens". Em ambos os videos mostram situações aonde o carro é um destaque e passa uma imagem superior a situação e o ambiente mostrado dando um aspecto de poder ao motorista, que é o que a sociedade consumista procura "ter mais que o outro".

    Os textos retratam fatos da realidade onde trazem claramente a injustiça, violência na sociedade, onde sempre há conflitos de classes sociais e discriminação.

    Flávio S. Paloco - Unifil - 4º Sistema de Informação

    ResponderExcluir
  44. O video tenta mostrar ao consumidor que o carro apresentado não te abandona, que estara ali nas adversidades, transmitindo conforto,segurança,etc independente da situação, ou seja, nos passa que é um carro preparado para toda e qualquer situação.

    Os textos nos mostram a desigualdade social,que mesmo na justiça fica evidente, ou seja, tal individuo de poder ou bens não é julgado da mesma forma que um podre sem dinheiro e sem poder.

    JEAN LUCAS M.DE PPROENÇA- Ciências Contábeis 3º Ano.

    ResponderExcluir
  45. Em relação aos videos
    Ambos os videos demonstram que carro é muito superior ao que aparenta.
    O vídeo 1 garante ao condutor que ele pode explorar qualquer desafio com seu carro, e no vídeo 2, os pandas mesmo sendo animais selvagens sentiram grande impacto em relação ao veiculo,intimidando a fêmea garantindo ao condutor superioridade no terreno em que conduz.


    O conteúdo dos textos apresentam privilégios para pessoas de classe alta, ou nível de estudo mais elevado, onde os mesmos podem passam por cima até mesmo da própria lei do país.
    Infelizmente esse tipo de coisa acontece em qualquer parte, mostrando que nosso país de forma geral é controlado por pessoas que favorecem apenas os de suas classes, uma vez que os mesmos intitulados a constituírem as leis sejam de classes elevadas.
    País onde grau de instrução, cargos diplomáticos e condições financeiras confortáveis tem "regalias" nas cadeias (quando há prisão) e até mesmo descumprimento da lei, um total abuso do "poder de suas situações" onde outros da mesma classe, são encorajados a fazerem o mesmo, sem lembrar que todos nós viemos do mesmo lugar e temos a mesma certeza da vida, nessas horas direitos humanos ninguém nunca ouve falar, enquanto isso em uma cela de prisão um bandido é morto, os direitos humanos caem matando em cima.
    Sinceramente não da pra entender.

    Leandro A Santos 4 CC Unifil

    ResponderExcluir
  46. Nota-se que a intenção da Volkswagen, ao apresentar o veiculo, é passar a imagem de um produto potente para determinadas situações, assim demonstrando superioridade onde o motorista tem uma sensação de domínio. Sendo possível até provocar os indivíduos do ritual de uma certa cultura, e no caso dos pandas causando involuntariamente um impacto na natureza.
    Em relação aos textos podemos ver que não há respeito social. Os que se julgam cultos e desenvolvidos, acabam por não respeitar a cultura da pessoa por não fazerem parte do mesmo sistema.
    Eduardo Augusto 4CC Unifil

    ResponderExcluir
  47. As duas propagandas fazem entender que o carro é preparado para ambientes diferentes do dia-a-dia (civil). Passa imagem de um carro veloz, forte, e de aventura.

    Aluno: CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA - 4 SIS

    ResponderExcluir
  48. A propagando passa uma imagem de um carro feito para aventuras, um carro que aguenta passar por estradas com barros, galhos, etc...


    Alunos: FRANCIS CAETANO

    ResponderExcluir
  49. Os vídeos acima representa a confiança que o carro passa para o motorista enfrentar qualquer tipo de situação, passando por lugares de difíceis acessos e enfrentando uma tribo apenas com o carro.
    Mostra a desigualdade que acontece no Brasil, pessoas com um pouco mais de poder se acham dominantes sobre todos, e a como mostra a noticia dos rapazes que incendiaram um índio pouco tempo depois ja estavam em liberdades.

    Victor Ghiraldi 4º SIS

    ResponderExcluir
  50. Nos vídeos apresentados são mostrados que com o carro da volkswagen o motorista ultrapassa qualquer barreira imposta em determinada situação (limitações provenientes principalmente em questões da natureza), demonstrando que o carro é veloz, potente, e isto com certeza atrai a atenção de outras pessoas, passando a idéia generalizada que a pessoa sairá bem só de utilizar o carro.
    A sociedade está acostumada a demonstrar atitudes preconceituosas não respeitando as diferenças socias, raciais e outras, portanto em muitas ocasiões um crime considerado hediondo para muitos pobres se dão anos de cadeia e para a classe mais abastada e com estudos fica em uma cela separada, paga fiança isso é quando fica preso, como nos casos comprovados de mensalão, também não deve se esquecer dos abusos devido à superioridade.

    Fernanda Fernandes - 4° SIS

    ResponderExcluir
  51. Nos vídeos fica clara a questão da valentia, da força, velocidade, ou seja, aqueles carros são capazes de ultrapassarem qualquer limite e situação que estejam como algo, nada os detém.
    Os textos nos faz refletir as diferenças sociais existentes em nosso país, onde quem se sobressai são aqueles que possuem um poder aquisitivo diante da sociedade e que Acreditando nisso continuam a cometer crimes hediondos, pois existe uma lei que infelizmente protege aquele que “paga melhor”, aonde o pobre será sempre o humilhado, pois é aquele que nunca teve nada na vida, quem dirá uma lei que o proteja.

    Bruna C. Oliveira
    4° Pedagogia

    ResponderExcluir
  52. ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
    MARIA CECÍLIA
    Os vídeos remetem a ideia daquilo que o poder pode comprar ou impor, mostra força, determinação e a certeza da impunidade.
    O TEXTO I:
    COMENTÁRIO:
    Muito bem colocadas as palavras desse autor desconhecido, que conhece bem a sociedade em que vive, onde o poder está centralizado .
    Indenização de meio milhão por danos morais e mais um tanto X por danos materiais e piriri pororó... Entretanto, punição severa para os bandidos elitizados que é bom... Nada de anormalidade nisso não é mesmo? Causaria estranheza se o fator justiça fosse para todos independentes de sua condição financeira e social. Mas o que vemos se perpetuará se todos se calarem diante de fato que causa náuseas e vômito se o conformismo e o temor de represália refugiam os indignados, que conformados ou afugentados se refugiam, ao invés de tomarem uma atitude que possa mudar o rumo dessa história de horror urbano. Esses delituosos de terno e gravata tem muito mais que milhões para pagar a indenizações oriundas dessa brutalidade animalesca, tem a plena certeza da sua impunidade que emana da própria mídia que compactua com essa nojenta verdade. Pergunta que não quer se calar... Será que teria o mesmo desfecho se esses monstros fossem da classe “C”?

    ResponderExcluir
  53. Os vídeos remete a ideia de que o poder ultrapassa toda e qualquer barreira de impunidade.
    Comentário sobre o Texto I
    Muito bem colocadas as palavras desse autor desconhecido, que conhece bem a sociedade em que vive, onde o poder está centralizado .
    Indenização de meio milhão por danos morais e mais um tanto X por danos materiais e piriri pororó... Entretanto, punição severa para os bandidos elitizados que é bom... Nada de anormalidade nisso não é mesmo? Causaria estranheza se o fator justiça fosse para todos independentes de sua condição financeira e social. Mas o que vemos se perpetuará se todos se calarem diante de fato que causa náuseas e vômito se o conformismo e o temor de represália refugiam os indignados, que afugentados temem uma iniciativa e/ou uma atitude que possa mudar o rumo dessa história de horror urbano. Esses delituosos de terno e gravata tem muito mais que milhões para pagar a indenizações oriundas dessa brutalidade animalesca, tem a plena certeza da sua impunidade que emana da própria mídia que compactua com essa nojenta verdade. Pergunta que não quer se calar... Será que teria o mesmo desfecho se esses monstros fossem da classe “C”?

    M.C

    ResponderExcluir
  54. TEXTO 03
    COMENTÁRIO:
    TEXTO III
    ATROCIDADE- ABERRAÇÃO- INDIGNAÇÃO-IMPUNIDADE E REGALIAS AOS MOSTROS DA CLASSE MÉDIA.
    Cruel verdade... Dez anos se foram... O pobre índio morto queimado por delinquentes da classe média... E nós pobres mortais, ficamos indignados, perplexos, porém nada fazemos para mudar esse quadro de horror... Calados por medo? A promotora deixa o caso e alega ser por força maior... Nem preciso falar não é mesmo? Enquanto isso... A cena se repete... Repete... Só mudando o cenário e personagens... Até quando?
    M.C

    ResponderExcluir
  55. A montadora tenta passar a imagem de que seu produto e "Selvagem", fazer com que os clientes em potencial deste tipo de veículo faça a escolha pela marca, como o Brasil é um país grande cultural com grandes áreas de mata faz sentido a jogada de marketing (menos os ursos panda é claro).

    ResponderExcluir
  56. Vídeos:
    A Volkswagen ressalta cada vez mais em seus lançamentos, o quanto o automóvel pertencente á eles (nesse caso o Crossfox) é viável aos vários obstáculos que os diversos tipos de "natureza" nos impõe, relatando com eficiência suas diversas qualidades. Passa a ideia de que o carro em si, não te abandonará, e estará contigo aonde for e em qualquer situação.

    Textos:
    Apresenta a desigualdade social e a violência como assuntos primordiais. Acredito que a desigualdade social está entre as maiores causas de violência entre jovens no Brasil e a justiça não é feita na maioria das vezes, aonde sobressai a "lei" de quem tem mais no bolso. No nosso próprio dia-a-dia, podemos acompanhar por nossos meios de comunicação, como geralmente o vencedor dos crimes cometidos, são sempre as pessoas que possuem um melhor "estilo de vida". Raramente quem tem menos dinheiro, ganha de quem possui mais. Casos que comprovam isso não faltam e provavelmente jamais irão faltar, infelizmente.

    Hendy Baltieri.
    Gastronomia matutino - 3º ano.

    ResponderExcluir
  57. Nos vídeos, percebi que a Volkswagen exalta o seu veiculo, mostrando o quão potente, ágil e seguro ele é, independente do local, situação ou cultura que ele esteja inserido ele sempre será o melhor e mais adequado.O texto retrata que um mesmo tipo crime pode receber diferentes tipos de sentenças. Que as pessoas com classificações sociais diferentes recebem punições diferentes.
    Os textos mostram uma inversão nos valores, onde jovens se acham no direito de bater e matar pessoas por preconceitos e onde a justiça se utiliza de dois pesos e duas medidas para julgá-los.
    Kesy eloi 1º Ano de Enfermagem Noturno

    ResponderExcluir
  58. Ao meu ponto de vista os videos nos mostra o quanto a culturas existem e suas diversidades tanto numa tribo de índios quanto em uma relação de acasalamento de pandas que também não deixa de ter seu ritual cultural, nos mostrando o quanto a interferência de uma externa pode causar dentro de uma cultura de um povo ,ficando claro a aparição de um adolescente apresentando carro em meio ao um ritual de um tribo e de um acasalamento de um casal de pandas fica evidente que a sua interferência mostra grau de respeito pro uma cultura diferente da dele .

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Por meio dos vídeos propostos para análise notamos que diferenças culturais ficam bastante evidentes. De um lado a modernidade do carro da Volkswagen, ágil, veloz e capaz de andar em qualquer ambiente, do outro uma tribo indígena e a selva com ursos pandas. Os elementos próprios de um de outro são divergentes e a diferença cultural fica acentuada.
    Já as notícias apresentadas revelam um traço da sociedade moderna, a falta de valorização do ser humano. A intolerância e a falta de senso de justiça e humanidade são traços comuns aos casos anunciados nas reportagens. O homem vem perdendo cada vez mais a noção de respeito ao próximo, respeito ao diferente e muitos casos de violência se propagam no país. Violência gratuita, por motivo torpe e mais praticada por jovens de classe média alta, nos casos referidos aqui. Acredito que sensação de impunidade pode motivar ainda mais tais atos. A justiça é ineficiente e muitos se valem disso para cometer crimes. Ainda vale mencionar que estes casos de violência geralmente ocorrem contra aqueles que tem menos prestígio social, aqueles que estão à margem da sociedade e são considerados inferiores. Triste realidade para um país tão rico em diversidade. A diferença deveria ser um traço unificador, já que são tantas, mas o que se vê são as diferenças sejam elas quais forem de âmbito social, religioso ou cultural separando cada vez mais os homens.

    Moacy Flávio Farias de Castro (Pós-graduação Docência do Ensino Superior, com ênfase em EAD)

    ResponderExcluir
  61. Infelizmente não consegui assistir aos vídeos, busquei ajuda até no site da ADOBE, mas enfim...
    Lendo os textos fica claro a intolerância, palavra esta que está mais do que evidente na cibercultura atual...
    Cultura esta que ao invés de promover a discussão e aceitação da diversidade do pensamento, do comportamento, da linguagem e etcs... promove, em meu ponto de vista, a intolerância, infelizmente...
    É mais ou menos assim hoje: "O seu direito de opinião termina quando você me contraria!"
    A nossa diversidade tem nos feito comportar de formas bizarras. Ser diferente, pensar diferente, falar diferente, mão é crime; crime é quem acha que tem todos os direitos e rompe os direitos do(a) outro(a).
    Crime é achar que a sua opinião é a última bolacha do pacote.
    Crime é não aceitar o diferente, o pobre, o desprezado, o que ficou para trás (qualquer que seja a escala de comparação).
    Diversidade é aceitar uns aos outros e juntos caminharmos para onde quer que seja!

    ResponderExcluir
  62. Amauri Vieira (Doc. Ens. Superior - EAD)29 de maio de 2017 às 18:59

    Vivemos numa sociedade onde a falta de senso, de respeito, de compaixao se mostra cada dia mais latente nas atitudes, nao entro no merito de classes, apesas que cuturalmente ha um peso, mas apneas no merito da educacao, seja ela familiar, da sociedade, da escola, enfim - sera que estamos prontos para preparar pessoas melhores para esta vivencia no coletivo, numa sociedad universal, ou lavamos as maos - como a historia ja nos deu o exemplo das consequencias da injustica.

    ResponderExcluir
  63. Os vídeos mostram um carro veloz e potente num ambiente selvagem do qual o condutor acelera e faz manobras radicais para "fugir dele". Percebemos aí uma certa discriminação a ambientes selvagens. Pessoas civilizadas devem se afastar deles. As reportagem de certa forma também refletem esse discriminação e preconceito. Pessoas de baixa renda e de outras etnias podem ser exterminadas da sociedade civilizada, pois não fazem parte dela. A justiça corrobora esse fato com a lentidão de esclarecimentos e justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vídeos mostram um carro veloz e potente num ambiente selvagem do qual o condutor acelera e faz manobras radicais para "fugir dele". Percebemos aí uma certa discriminação a ambientes selvagens. Pessoas civilizadas devem se afastar deles. As reportagem de certa forma também refletem esse discriminação e preconceito. Pessoas de baixa renda e de outras etnias podem ser exterminadas da sociedade civilizada, pois não fazem parte dela. A justiça corrobora esse fato com a lentidão de esclarecimentos e justiça.
      Rosilene Mildenberg

      Excluir