quarta-feira, 20 de abril de 2022

Ambientes de Aprendizagem

(Fonte Imagem: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/espacos-diferenciados-de-aprendizagem-muito-alem-da-sala-de-aula/) Olá, Professor Inovador Vamos refletir um pouco? A partir de suas experiências, e das possibilidades reais exitentes na instituição hoje, identifique pelo menos dois espaços que podem ser utilizados como Ambientes de Aprendizagem. Explique como estes podem ser utilizados, considerando as especificidades de sua atuação docente. Não deixe também de comentar as postagens dos colegas.

12 comentários:

  1. Como professor de matemática vejo a possibilidade da utilização do pátio e da cantina como ambientes de aprendizagem.

    O pátio pode ser utilizado para trabalhar medidas como altura, comprimento, largura, área e volume, mas o exemplo que vou utilizar será o cálculo de alturas através da trigonometria no 9º ano do Ensino Fundamental II. O problema a ser trabalhado com os alunos é o cálculo da altura do mastro da bandeira do Colégio Londrinense em frente ao teatro. Por se tratar de um mastro o cálculo da altura não pode ser feito de maneira convencionar subindo e utilizando uma trena. Como não é possível subir no mastro, então é necessário que o cálculo seja feito no chão. Assim, o cálculo será feito da seguinte maneira, teremos apenas duas informações sendo a distância que estamos no mastro e o ângulo de observação que temos ao olhar para o seu topo. Com essas duas informações (distância e ângulo) podemos trabalhar a relação trigonométrica da Tangente e assim abordar o conteúdo de relações trigonométricas no triângulo retângulo. O ponto forte de uma abordagem como essa é o significado que ela trás para o aluno, pois deste o início é possível ver uma utilização para este conteúdo.

    A cantina pode ser explorada com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I ou com o 6º ano do Ensino Fundamental II. No 5 ano é trabalhado pela primeira com o algoritmo da adição e subtração de números decimais (números com vírgula) e no 6 ano é retomado e reforçado. Podemos levar os alunos para a cantina para fazer a compra de seus lanches para o intervalo e neste momento trabalharmos a soma de números decimais como por exemplo: comprei um salgado de R$ 5,50 um suco de R$ 4,00 e R$ 1,35 em balas, se eu paguei a conta com 1 nota de R$ 10,00 e uma nota de R$ 2,00, então quanto eu devo receber de troco?

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  2. Na instituição, para o curso de agronomia temos o ambiente da Fazenda escola e do campus palhano, onde podemos desenvolver com os alunos diversas atividades de aulas práticas, dias de campo, experimentos diversos.

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  3. Como espaço de aprendizagem acredito que há diversos, a saber: as ruas, os shoppings, as praças, o terminal de ônibus, os parques da cidade, todos eles podem ser espaços de aprendizagem, pois posso ir com meus alunos para fazer trabalho de campo e estabelecer formas de coleta de dados e compreensão das desigualdades que marcam a sociedade. Podemos discutir a questão do lazer e das áreas de lazer que a cidade dispõe, podemos perceber a padronização de comportamento ou os distanciamentos dentro de uma grande cidade. E podemos ter outros espaços de aprendizagem que são os laboratórios de informáticas em que podemos comparar o que foi coletado de informação sobre a cidade (ou bairro, ou escola) que habitamos e podemos comparar com dados de outras localidades do mundo. Podemos estabelecer intervenções nos espaços das instituições para chamar a atenção para algo, ou mesmo para verificar as formas de reação dos indivíduos que passam por ali. Todo espaço é espaço de aprendizagem e como a instituição está inserida dentro de uma realidade mais ampla, os alunos devem entender essa realidade como espaço de aprendizagem!

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  4. No caso da biomedicina, um laboratório de análises clínicas é um lugar perfeito para o aprendizado, pois além do óbvio, da obtenção e condicionamento da amostra, do processamento do material e da redação do laudo, ali no laboratório o aluno aprende o respeito pelo próximo, e adquire algumas características importantes para o biomédico, como a capacidade de desenvolver raciocínio rápido e clínico, a habilidade de liderar uma equipe e de conversar com os pacientes. Pensando nisso, o ambiente ao ar livre em eventos de corrida por exemplo, também se encaixam, por causa da possibilidade de atender a comunidade, e aprender com eles.

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  5. Priscila Santana Vieira26 de abril de 2022 às 10:20

    Na área do Direito eu utilizo o Núcleo de Prática Jurídica da Instituição para fazer a simulação de audiências e atendimento de clientes (comunidade) e o laboratório de informática para pesquisa de doutrina e jurisprudência além, da possibilidade de ensiná-los a trabalhar com os programas de gerenciamento de processos (PROJUDI/PJe/ ESaj/ EProc).

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  6. Resposta 1: Jéssika
    O Colégio Londrinense certamente foi pensado e projetado para promover de forma integral o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Dois ambientes especiais são os laboratórios de ciências e a própria sala de aula.
    Nos laboratórios de ciências os alunos têm experiências práticas em que colocam mesmo a mão na massa e entendem amplamente o conteúdo por ser manipulado.
    Já a sala de aula (utilizando a do 1º ano como exemplo) é um ambiente que nos proporciona autonomia para que o professor possa dispor os alunos da forma que desejar. Ali realizamos rodas de conversa, cantamos e há muita interação. É um ambiente que podemos expor atividades produzidas, valorizando as aquisições. Vemos também que, por estarem mais nesse ambiente, os alunos se sentem à vontade e se expressam com maior liberdade e segurança, permitindo que o professor reconheça seu aluno de forma personalizada.

    Resposta 2: Cássia
    Os ambientes de aprendizagem devem oportunizar a autonomia do aluno na construção de seu conhecimento. Para que isso aconteça, é preciso que esses ambientes sejam adequados ao tema de estudo proposto, incluindo os diferentes recursos necessários para sua realização.
    Na UniFil visualizamos diferentes ambientes de aprendizagem, tais como as salas de aula, os laboratórios, a sala Google e a plataforma Canvas.
    Nos cursos de Ciências Agrárias, temos a Fazenda Escola para a realização de atividades práticas. Neste ambiente, o aluno pode acompanhar o desenvolvimento das culturas agrícolas, desde a implantação no campo até a produção, permitindo a construção de conhecimentos interdisciplinares significativos ao futuro profissional.
    O segundo ambiente de aprendizagem que destaco são as salas de aula convencionais que podem se tornar espaços de ampla interação entre os alunos. Por meio de discussões, estudos de casos e atividades em grupos, os alunos podem lançar mão de diversas ferramentas para a consolidação dos seus conhecimentos. Como exemplos, temos as pesquisas dirigidas via internet e a produção de conteúdos digitais. Essas práticas integram os ambientes físico e virtual, aproximando o aluno da realidade atual.

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  7. Na aula de Matemática vejo como um espaço que pode ser utilizado como Ambiente de Aprendizagem dentro da instituição o Ginásio do Colégio, onde o aluno pode compreender as definições de retas paralelas, retas concorrentes e retas perpendiculares através das linhas desenhadas na quadra. E neste mesmo local o aluno consegue estabelecer a relação entre as medidas dos lados de um retângulo (ou quadrado) e sua área, utilizando as dimensões da própria quadra, para o início da exploração do conteúdo. E também é possível a visualização da possibilidade de calcular áreas de outros polígonos por meio de composição ou decomposição de figuras, utilizando as áreas do retângulo e do quadrado.

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  8. Bom, considerando o contexto de Anatomia e Ciências, sugerimos algumas opções...
    Temos o campo de futebol logo na chegada à UniFil, certo? Geralmente com alunos jogando um futebol.... É um ótimo contexto para uma aula sobre o Sistema Locomotor. Ao observarmos (ou mesmo, a própria turma se exercitar, porque não?) o indivíduo chutar uma bola em direção ao gol... Quais movimentos estão acontecendo nos membros inferiores que permitem esse chute? Ah, bacana, registramos aí uma flexão de quadril, uma extensão de joelho... Mas, para esses movimentos, quais seriam os principais músculos envolvidos? Aí, vamos falar de um músculo chamado músculo quadríceps por exemplo, que faz flexão de quadril e extensão de joelho... Porque esse músculo permite esses movimentos? Aí saberemos dos ossos e acidentes ósseos envolvidos... No caso, podemos aprender tanto sobre os ossos do quadril, uma vez que o m. reto femoral (músculo que faz parte do chamado quadríceps) tem origem na espinha ilíaca ântero- inferior, um acidente ósseo que faz parte do osso do quadril; sobre o osso fêmur, uma vez que os mm. vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio têm origem em acidentes ósseos do fêmur; e ainda, falaríamos sobre a articulação do joelho, o osso da tíbia, sua relação com a patela... uma vez que o músculo quadríceps se insere na tuberosidade da tíbia, por meio do ligamento patelar. Bom, é um exemplo, de vários movimentos e músculos, e ossos/acidentes ósseos que poderiam ser abordados nessa aula. Ainda, é um exemplo especificando o sistema locomotor.
    Agora, vamos pensar em um outro sistema... Anatomia do sistema respiratório. Temos o teatro ou mesmo o pátio, ao ar livre como opção... Geralmente encontramos um aluno que toca um instrumento musical e canta... a partir de um momento de descontração com a música, podemos começar a abordar o sistema respiratório... As pregas vocais, localizadas na laringe, que faz parte desse sistema... A necessidade de um treinamento respiratório do m. diafragma, principal músculo inspiratório... E a partir de 2 estruturas do sistema, ir associando outras estruturas que compõem o sistema como um todo!

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  9. Grupo referente ao comentário anterior: Camila, Fabiane, Marília e Anderson

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  10. Grupo: Bernadete, Maíra, Sônia e Tatiana.

    Para um encontro com os alunos do Ensino Fundamental, pensamos em realizar um sarau no campo do lado do estacionamento da Unifil. Geralmente, esse espaço é utilizado para atividades físicas, quando se utiliza para um evento como declamações de poesias, batalhas de rimas (fazer repentes) ou brincadeiras de improvisação; esse local passa a ter outros significados como aprender a oratória. Além disso, os alunos saem daquele espaço convencional da sala de aula.

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  11. Grupo: Bernadete, Maíra, Sônia e Tatiana.

    Em relação ao Ensino Superior, podemos usar a praça para realizar uma atividade de extensão, onde por meio de um evento com consultorias, palestras, etc. O local poderá ser considerado, um ponto de referência para atendimento de demandas da população e uma ponte entre sociedade, universidade e conhecimento.
    Essa atividade de extensão pode ser uma revitalização da praça já que é um espaço para a população e também para os pais enquanto esperam os filhos e para os próprios alunos (colocar mais bancos, lixeiras, alterar piso, propor mais iluminação, acessos para cadeirantes, possibilidade de um bebedouro e até rever vegetação).

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