Tanto a Obra como a Carta são de momentos históricos no Brasil, as crenças e necessidades de catequizar. Na carta retratam que a primeira missa foi celebrada no domingo de páscoa, sendo assistida pelos integrantes e índios. Vemos que na carta é claramente mostrado que ali há uma invasão cultural onde os nativos agora terão que seguir a religião ali inserida, enquanto na carta entendemos que há uma valorização cultural. Já na tela podemos entender o contrário, pois segundo as críticas, o quadro tem um aspecto onde não há aceitação do que é posto e sim uma curiosidade, e que estão apenas em um processo de imposição e não de conversão.
A primeira missa foi um marco do início da história do Brasil. No dia 22 de abril de 1500 chegaram às caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Do mar avistaram um monte no qual chamaram de Monte Pascal quando já era o 8° dia da páscoa.
De origem humilde, seu talento foi reconhecido bem cedo, sendo admitido como aluno da Academia Imperial de Belas Artes. Foi aonde pintou uma das suas obras mais conhecidas e importantes. Voltando ao Brasil se tornou um dos pintores preferidos de Dom Pedro II, inserindo-se no programa de mecenato do monarca e alinhando-se à sua proposta de renovações da imagem do Brasil através da criação de símbolos visuais de sua historia. Foi quando se tornou professor de academia, respeitado e admirando por todos, e continuou seu trabalho pessoas realizando diversas outras pinturas históricas importantes, bem como retratos e paisagens. Com o advento da Republica, por estar demasiado vinculado ao Império, caiu no ostracismo, e acabou sua vida em precárias condições financeiras, já esquecidos por todos. O estudo da presença de brasileiros na França à época do Segundo Império (1852-1870), sob Napoleão III (1808-1873), e de seus pressupostos e de suas consequências no âmbito das relações culturais franco-brasileiras, não pode deixar de considerar que foi em Paris que foi criada uma das mais significativas obras da história da pintura brasileira, a "Primeira Missa no Brasil", de Victor Meirelles de Lima (1832-1903).
A sua Primeira Missa representou o Brasil na Exposição de Filadélfia, em 1876. O significado para os estudos culturais dessa obra de Victor Meirelles reside sobre tudo nas concepções que encerra e que necessitam ser examinadas à luz dos contextos interculturais que levaram à sua criação.
As representações da primeira missa foram escolhidas para marcar programaticamente o I° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", realizado em São Paulo, em 1981, em cooperação com organizações pontifícias. As reflexões foram acompanhadas com estudos e discussões relativas à veneração da Cruz na história e nas expressões culturais do Brasil e de outros países latino-americanos. Com base nas reflexões então encetadas, aprofundou-se o tema em eventos posteriores, e escolheu-se simbolicamente o quadro "A primeira missa na América", de Henri-Pierre-Léon-Pharamond Blanchard (1805-1873) para abrir as discussões relativas às culturas musicais indígenas e à história do pensamento voltado ao indígena por ocasião do Congresso Internacional pelos 500 anos do Descobrimento da América, em 1992, e dedicado ao tema Fundamentos da Cultura Musical no Brasil. Essa obra, até então esquecida, foi republicada como abertura da série de volumes com os resultados dos estudos desenvolvidos no âmbito desse projeto.
A pintura A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL, pertence ao Museu Nacional de Belas Artes desde sua fundação em 1937, no Rio de Janeiro.
Alunos:
Ellen Karen
Jhenifer Cavalheiro André
Lislley Neves dos Santos
Rosangela Gomes Maximiano
Rúbia C. Berto Moreira
Vanessa Custódio
A pintura A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL, esta ém forma de história dos anales, que fala sobre a primeira missa, como foi dito no texto das meninas, vem contar a história da cultura músical dos indios.
ResponderExcluirAracele
ResponderExcluireu concordo com a josi e também acredito que este texto é de uma perspectiva da escola de Annales, pois elas apresentam a carta como fonte, porem questionam esta fonte comparando com uma outra. Mesmo que apareça datas, aparecer um pouco linear, o fato que aparecer questionamento e falar sobre cultura, me leva a entender que se trata da perspectiva das escolas de Annales.
A FORMA COMO FOI COMPARADA A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA E A OBRA "A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL" DE VICTOR MEIRELLES,É CARACTERÍSTICO DA ESCOLA DAS ANALLES, POR ABRANGER MUITOS ASPECTOS CULTURAIS CONTIDAS NO ENREDO. NÃO PERCEBI NENHUMA NARAÇÃO DE CONFLITO (CARACTERÍSTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO) E MUITO MENOS NARRAÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS, CARACTERÍSTICA DO POSITIVISMO.
ResponderExcluirALUNA: VANIA PRISCILA DE MIRANDA
A primeira missa no Brasil
ResponderExcluirEste trabalho tem características das escola dos annales, pois em seu conteúdo busca relatar uma historia abrangente, colocando aspecto culturais, e a diversidade de fatos,o texto se coloca em uma linguagem nada formal .
Zeiza Carla Silva de Castro
A BASE TEÓRICA DO TEXTO É ESCOLA DOS ANNALES PORQUE APESAR DE APARECER DATAS E ALGUNS NOMES CONSIDERADOS HERÓIS NO CONTEXTO DA NOSSA HISTÓRIA, APARECEM ASPECTOS DE REFLEXÕES EM TORNO DA OBRA, BEM COMO ASPECTOS CULTURAIS DE UM POVO(INDÍGENA). HÁ TAMBÉM A RELAÇÃO DE PASSADO E PRESENTE QUANDO SE ESCOLHE O QUADRO "A PRIMEIRA MISSA NA AMÉRICA" PARA HOMENAGEAR OS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA, POR REPRESENTAR A CULTURA DOS INDÍGENAS DAQUELA ÉPOCA.
ResponderExcluirALUNA: ANA PAULA S. ALMEIDA
A FORMA COMO FEITA A COMPARAÇÃO DA CARTA DE PERO VAZ E A OBRA "A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL" DE VICTOR MEIRELLES,É CARACTERÍSTICO DA ESCOLA DAS ANALLES, AFINAL ESTA OBRA TRATA DE ASPECTOS CULTURAIS. SEM TRANSPARECER NADA DE CONFLITO QUE É UMA CARACTERÍSTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO E MUITO MENOS NARRAÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS, CARACTERÍSTICA DO POSITIVISMO.
ResponderExcluirALUNA: MICHELE MISSÃO.
Acredito que a base teórica do texto seja da concepção dos Annales, pois apesar de comentar fatos históricos como a pintura do quadro A Primeira Missa no Brasil e a carta de Pero Vaz Caminha, o texto nos relata aspectos culturais, no caso em específico a cultura indígena.
ResponderExcluirAleandra Kobayashi
MONICA MISUE ALVES
ResponderExcluirA base teoria desse trabalho e da escola dos annales, pois apresenta a carta de Pedro Vaz de Caminha e a obra de Victor Meirelles como fontes, também fala da invasão cultural, onde queriam catequizar os índios, sendo de características da escolas dos annales.
Esse texto tem como base teórica escola dos Annales, o texto compara o quadro com a carta, e contexto não se houve nenhum conflito e nenhuma caracteristica do positivismo. Podemos perceber que houve mudanças no decorrer da história onde queriam que todos deveriam seguir uma religião e valorizar a cultura do povo.
ResponderExcluirNatiara F Rosa
Penso que este texto tem como base teórica a escola dos Annales, pois trata-se da imposição de uma cultura sobre a outra, da colonização, da necessidade de catequizar, segundo os portugueses.
ResponderExcluirCarina Andréia Santana
O texto no transmite uma visão da teoria escola dos Annales, pois apesar de termos fatos historicos e tudo maispercebemos que a historia vem sendo narrada para uma historia problema, tendo tambem a questao cultural que é uma forte "marca" podemos dizer de escola do Annales,dessa valorização.
ResponderExcluirJuliana T.C dos Santos
Entendo que o texto tem sua base na Escola dos Annales.Pois, além da questão cultural, há uma ampliação das fontes.
ResponderExcluirIêda Vacario
O trabalho do grupo trás a questão da concepção da escola dos annales, onde percebe-se a valorização cultural assim, como crenças e datas comemorativas.
ResponderExcluirSueli dos santos
a escola dos annales é marcado pois ela e composta no que se diz a respeito da cultura esse e o valor da escola dos annales podemos portanto obser-var na descrição da primeira missa que a essa valorizaçao como a colega josi comentou fala da cultura dps indios composta no quadro chegando a conclusao portanto que esse trabalho das meninas e baseado na escola dos annales
ResponderExcluirDaiane Souza
Entendo como uma visão da escola dos Annales, o quadro da Primeira Missa como fonte para o significado dos estudos culturais e quando usou o quadro para abrir discussões relativas à cultura musical indígena e a história do pensamento voltado ao indígena. E a carta também como fonte retrata a primeira celebração da missa assistida pelos integrantes e índios, que há uma invasão cultural. Com base nessas características vejo como a concepção da escola dos Annales.
ResponderExcluirDanielle Dias da Silva Sampaio
Eu acredito que o texto é de característica da escola de Annales, pois abrange aspectos culturais, momentos históricos no Brasil, no caso em específico a cultura indígena.
ResponderExcluirCristiane Caetano
O conteúdo foi apresentado a partir da concepção Annales, pois usa a carta e a obra , ampliando assim, a fonte histórica, fala também da cultura, em especial dos índios.
ResponderExcluirCristiane G. David
Comentarei apenas o primeiro parágrafo. Entendi que esta parte do texto se aproxima mais do Materialismo Histórico, pois houve uma invasão cultural e os nativos haveriam de seguir uma religião imposta. O mesmo acontece com o quadro, onde no princípio há apenas uma curiosidade e depois o processo de imposição. Sendo assim, a partir desses acontecimentos, os nativos estavam formando sua história não da forma que queriam e sim sob as circunstâncias do momento. Isso me faz lembrar que para o Materialismo Histórico, a realidade não é estática, está sempre em constantes transformações. E com a chegada dos "invasores" iniciou-se uma luta entre classes; a classe exploradora e a classe explorada.
ResponderExcluirRozane Ferreira
No que eu li e pude compreender, é que o texto: A Primeira Missa No Brasil tem a sua base e as suas caracteristicas como sendo Escola Dos Annales, pois o texto fala sobre a questão cultural, desde o seu título.
ResponderExcluirLylian Chamilete
O texto tem base na Escola do Annalles, pelo registro cultural e historico.
ResponderExcluirDaniela A. Martins