terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aula sobre Émile Durkheim - O Que é Um Fato Social

Faça um comentário sobre o conteúdo abordado nas aulas de Sociologia. Dê um exemplo sobre como o conceito de Fato Social pode ser identificado no filme "Bicho de Sete Cabeças", e um exemplo de como o Fato Social poderá ser identificado em sua futura vida profissional. Para a atividade ser validade, você deverá comentar uma das postagens dos colegas. Você tem até o dia 01 de Abril de 2012 para realizar a atividade.








Desafios:
01 - Quantos "né" foram ditos no vídeo?
02 - O que mais gostaram no meu Escritório?

Para tanto, cliquem em "Comentário" e, caso não tenham uma conta no Google, cliquem em Anônimo. Não esqueçam de assinar a postagem, ok? E lembrem-se: a atividade vale nota.

Se você não for meu aluno, ou se for meu aluno de outro curso, e quiser comentar, fique a vontade.

275 comentários:

  1. Olá,
    A sociedade, ao longo do tempo, foi criando paradigmas para si mesmo e praticam isso de uma forma "oculta", ou seja, fazem sem pensar, sem questionar, apenas aceitam o que lhe foi imposto. O fato social acontece exatamente nesse ponto, onde as pessoas acabam que impostas de alguma forma a fazer algo.
    O fato social ocorre no filme através da coerção, por exemplo, em uma das cenas a polícia e uma equipe médica aparecem no filme para punir o personagem, ou seja, ele não se adequou a um paradigma que lhe foi imposto através da sociedade, assim, a punição imposta tem a função de ensina-lo e prepara-lo de acordo com as regras a que a sociedade impôs a ele.
    Na minha carreira profissional, um fato social que certamente irá acontecer é que: como profissional da área contábil, preciso mostrar aos meus futuros clientes que sou uma pessoa séria, tradicional, devo passar confiança, transparência, para que as pessoas possam confiar no meu trabalho, ou seja, para que isso aconteça devo ser dotada de rótulos que a sociedade me impõe.

    Tatiane da Silva Leite
    Aluna do 3° ano de Ciências Contábeis / Unifil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato social acontece porque as pessoas aceitam tudo o que lhe e´ proposto muitas vezes sem questionar se e´bom ou nao fazer o que e´proposto. No filme uma das cenas que me chamou a atençao e que tem um fato social e´onde o personagem faz algo que nao lhe foi proposto e deve ser punido e a policia e a equipe medica vem puni-lo mostrando que quando agimos fora das propostas ou da lei vamos ser punidos mesmo que a puniçao nao seja rapida ela sempre vai acontecer.Na vida profissioal isso nos mostra que devemos sempre agir de acordo com a lei e com o que nos foi proposto para nao sofrermos puniçao e nao dar um mal exemplo para quem esta´ao nosso redor e para quem ve o profissional como exemplo.

      Katyleen Santos de Araujo
      Aluna do 1 ano de Nutriçao/ Unifil

      Excluir
    2. É considerado fato social tudo que é criado, exterior ao indivíduo, que o induz a determinada ação. São todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.
      Características do fato social:
      • Coercitividade - Força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram, obrigando - os a cumpri-los.
      • Exterioridade - Os padrões de cultura são "exteriores aos indivíduos", ou seja, deve-se ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
      • Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade.
      No filme “Bicho de Sete Cabeças”, é possível perceber algumas características do fato social. A primeira é a coercitividade, pois o protagonista principal (Neto), vê-se obrigado a se adequar ao modo de vida do seu grupo de amigos, nos quais são rebeldes e dependentes de drogas, contrariando o que a sociedade acha correto. A segunda característica é a exterioridade, no qual é apresentada no grupo de amigos do jovem, que o induzem a determinada ação e que possuem uma vida não adequada aos padrões que a sociedade julga correto, são rebeldes, difíceis de lidar, transtornados, e em sua maioria, possuem problemas com a família que não os entendem e só sabem julgá-los, não dando a devida atenção aos seus filhos. O terceiro ponto é a generalidade, pois cada tipo de sociedade tem uma maneira de pensar, de agir, de ser. Todas tem regras, que se não cumpridas, acarreta ao indivíduo algum tipo de pena (no caso do filme, o manicômio).
      O filme relata o dia a dia de “centros de tratamento”, que na realidade são verdadeiros manicômios que nada têm a ver com usuários de drogas. Estes centros, ao invés de tratarem seus pacientes com o devido respeito e trabalhar em cima da reabilitação dos usuários de drogas, maltratam e submetem-os a tratamentos desumanos, gerando uma destruição da vida social dos indivíduos que lá foram abandonados. É possível perceber uma falta de diálogo na família do jovem Neto, no qual o pai o agride verbalmente, não dando oportunidade ao filho de se explicar e esclarecer os fatos, para então poder ajudá-lo.

      Bruna Cristina Bortolotti
      Aluna do 1º ano de Nutrição/UniFil

      Excluir
    3. CONTINUAÇÃO DA AULA 10

      Fato social na profissão

      Ao tomarmos uma atitude de mudar a nossa rotina alimentar, estamos-nos “forçando” a negar alguns tipos de alimentos que tanto gostamos, mas que, muitas vezes, não são saudáveis e não acrescentam nenhum benefício à nossa saúde.
      Um exemplo clássico da crítica que muitas pessoas fazem ao saber que você não ingere algum tipo de alimento ou bebida muito consumido pela população, seria: “Não tomo refrigerante à muito tempo.” Logo em seguida, o indivíduo pergunta indignado, como se aquilo fosse a única coisa que importasse: Como assim você não toma? Como você consegue viver sem refrigerante? Isso deixa a pessoa constrangida, cria um clima não muito legal, e a pessoa responde a pergunta: “Decidi parar porque acredito que as substâncias que compõem os refrigerantes não fazem bem ao meu organismo e estaria bebendo apenas por mero prazer, pois não causa benefício algum para mim”. Isso é normal de se ouvir por aí, inclusive comigo já aconteceu uma situação parecida, e posso garantir que se escolhemos mudar de hábitos alimentares, no início pode ser muito difícil ver o alimento e não poder ingeri-lo com a mesma frequência de antes, mas tudo é questão de se ACOSTUMAR com a rotina.
      O fato social pode ser identificado na vida profissional quando, exemplo de coercitividade, quando nós futuros nutricionistas ingerimos algum tipo de alimento não saudável e alguém nos vê comendo esse tipo de alimento, logo já pensam que por ser nutricionista temos sempre que comer alimentos saudáveis e nada de frituras, doces, etc. De fato, temos que dar exemplo, pois se falamos aos pacientes determinada coisa e fazemos outra, não seríamos bons profissionais na área. Outro ponto, exemplo de generalidade, é que quando estamos reunidos com mais pessoas, comendo, bebendo, fica difícil se controlar em não ingerir algo que se tenha vontade, mesmo sabendo que é prejudicial à saúde.

      Bruna Cristina Bortolotti
      Aluna do 1º ano de Nutrição/UniFil

      Excluir
    4. o personagem do filme,ele tem que agir conforme as regras porque caso contrario ele não vai conseguir,conviver com as
      pessoas,ele vai ser punido.
      Na vida profissional não e diferente,temos que agir de acordo com as normas da impressa caso contrario, não teremos um conceito profissional e acabamos sendo punido.
      Marli Dias de Abreu
      Aluna do 3°ano de Administração/UniFil

      Excluir
  2. Como foi dito, nascemos e a sociedade nos define, tudo o que fazemos originam de influencia de família, amigos e/ou da própria sociedade, o filme nos traz a consciência coletiva onde é citado o que devemos ou não fazer, geralmente temos que nos adaptar ao que a sociedade define ser correto para que não sejamos punidos e excluídos, o caso do policial que pune o personagem e o pai não faz nada, mesmo sabendo que a punição não foi adequada, o fato de o personagem ter sido preso num manicômio por não ter agido de acordo com o a sociedade diz ser correto, sem lhe dar a oportunidade de justificativas e defesas. Na vida profissional devemos levar a moralidade e a consciência coletiva, meu trabalho dependerá sempre de outro, portanto, influências da sociedade são significativas para que faça valer a pena tudo que foi estudado e colocado em prática.

    Kerolen Stéfani Alves Ramos – Ciências Contábeis, UNIFIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Kerolen. A própria sociedade define o que é correto, e para não sermos punidos ou excluídos pela sociedade cabe a nós nos adaptar ao que é julgado ser certo. No filme o fato social ocorre através da exigência feita pela família, a qual define as “regras” sobre o que é certo ou errado, normal ou não. Na nossa vida profissional devemos levar a moralidade e a consciência coletiva, passando confiança e seriedade para nossos clientes, já que isso que a sociedade espera de um bom Contador.

      Niara Francine Matos Silva - 3º Ciências Contábeis, UNIFIL

      Excluir
    2. daiane da silva andrade8 de abril de 2012 às 20:00

      Voce tem toda a razão a sociedade define o comportamento das pessoas sem pergunta a elas o que acham e punem como acham certo.E as pessoas são forçadas a agirem de um certo modo por medo da punição.

      Excluir
  3. Olá!

    Uma resposta mais simples, é que o fato social é todo e qualquer acontecimento na sociedade.

    Ele é composto de:
    Generalidade - todos os indivíduos pensam da mesma maneira, seja ele um grupo grande ou pequeno de pessoas
    Exterioridade - Ou as pessoas se adaptam ao que o determinado grupo segue ou saem dele.
    Coerção social - As pessoas desse determinado grupo precisam seguir as "normas" que o grupo rege, ou não faram parte dele.
    (Como visto na aula virtual).
    Com esse conceito fica mais fácil entender que o fato social está presente em tudo, após o conhecimento conseguimos de cara apontar vários tipos.

    Sobre o filme o fato social que ocorre é através da coerção, um bom exemplo é a sua família impondo as “regras” o que é certo ou não, normal ou não (...)
    Em minha vida academia e profissional o fato social que vejo com mais clareza é a dependência de tecnologia, um bom exemplo seria o IPHONE, conheço suas funcionalidades e sei que não usarei 50% do que o mesmo me oferece e meu telefone atual consegue sucumbir todas as minhas necessidades, mais quero comprar o IPHONE, pois na empresa onde trabalho todos tem.

    Guilherme Razaboni Ângelo - 4° Ano de Ciência da Computação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No filme ocorre a coerção com a imposição de regras feitas pela família como por exemplo para o pai do Neto, ele tem medo que o filho "vire" homossexual ou até mesmo acabe viciado em drogas mas ao seu lado que é sua mãe, não acaba dando um bom exemplo pois está sempre fumando.
      Quanto ao exemplo sitado do IPHONE, acredito que realmente acontece isso, não só com celulares mas também com roupas, tênis, vídeo games, entre outros.

      Guilherme Gonçalves Gomes - 4º Ano de Ciência da Computação

      Excluir
    2. Concerteza, A idéia do IPHONE retrata e te impõe o uso do aparelho sendo algo que todos procuram para suprir necessidades, onde tudo que precisamos podemos encontrar no aparelho, só que nada verdade não utilizamos nem metade de suas funcionalidades. No filme o pai tem a impressão de que o filho se torne homessexual, com quem ele esta saindo, aonde ele esta indo, ou seja impondo regras para ele sem que ele tome a decisão e escolha o que é melhor para si mesmo.

      Bruno Henrique Coleto - 4º Ciência da Computação - UniFil.

      Excluir
  4. As aulas estudadas até o momento, fala principalmente de como a Sociedade de tempos em tempos, cada vez mas esta vivendo em função de Fatos Sociais, durante muito do tempo, foi criando conceitos para si mesmo, e assim acabam fazendo isso sem perceber.

    O Conceito do Fato Social, é que toda pessoa pensa do mesmo jeito que a maioria pensa, ou seja, se voce não fazer algo que uma grande maioria faz, voce acaba sendo excluido desse grupo.

    No filme acontece essa questão de fato social, de se adequa aos grupos de varias maneiras, como por exemplo, quando os pais do personagem impoe o as regras a ele, ou quando ele esta internado e ele tem que seguir certas leis para poder conseguir falar com o medico e etc...

    Já na minha carreira, e na minha vida, o fato social acontece de varias maneiras, no profissional acontece por exemplo quando todos da empresa usam uma determinada operadora de celular e voce acaba quase sendo obrigado a ter um chip da mesma operadora para pode converssar com todos, e na vida social acontece principalmente baseados nas marcas de roupas, calçados e etc...
    Se voce tem determinada marca voce é mais pobre os mais rico , ou vulgo mano ou playboy...

    ALLAN FELLIPE PALOMARES BALDO 4ºCC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, como mostra no filme, para o rapaz conseguir conversar com o médico tinha que se comportar, senão, o dopavam de remédios ou choque na cabeça.
      E isso que você citou que todos da mesma empresa acabam usando uma mesma operadora de celular acontece muito, principalmente no grupo em que você se socializa mais.

      Carlos Henrique Matias - 4° Ano de Ciência da Computação

      Excluir
  5. No filme podemos ver como ha coerção social como os pais do jovem são incompreensiveis diante do fato que ocorre até porque a sociedade em que vivemos recrimina esse tipo de atitude, um dos elementos centrais do conceito de fato social é a necessidade, colocada por Durkheim, de formar o ser social moldada à imagem da sociedade que se vive que é exatamente o que acontece no filme os pais o colocam em uma clinica por ele nao esta enquandrado no que a sociedade dita ser o "certo" .
    O pai dele o interna em uma a clinica de reabilitação, ai sim ele vai ficando meio atordoado, porque vao dando remedios fortes e porque ele vai vendo como a sociedade realmente é ninguem gosta de gente pobre, suja e maluca ele vai vendo essa realidade e obrigado a ser drogar para poder se controlar, ai se encontra a coerção social.
    Como ja foi dito a cima "O fato social ocorre no filme através da coerção, por exemplo, em uma das cenas a polícia e uma equipe médica aparecem no filme para punir o personagem" , eles vao punir o personagem porque ele não esta adequado no que a sociedade acredita entao ele precisa ser repreendido isso é a coerção social de como você é repreendido quando não faz o que a sociedade empõe. Na vida profissional é mascarado as formas de coerção a tatuagem é um exemplo disso dependendo da onde você for procurar um emprego a tatuagem pode ser o impasse para que você o consiga mais não vão dizer isso diretamente mais isso ocorre mascaradamente.

    Nathália Carolina Silva das Virgens - 3° ano Ciências Contábeis, UNIFIL.

    ResponderExcluir
  6. O conceito de fato social pode ser identificado no filme em vários momentos. A família tenta impor um padrão de comportamento, os amigos acabam fazendo com que o rapaz fique constrangido por não agir da forma que querem para ser aceito no grupo, etc. Citando um em especial foi o momento em que o rapaz foi pego pelos policiais pixando o muro. Isto, entre outras coisas, como as drogas ilícitas, não são corretas perante a sociedade, mas, o cigarro que a mãe dele fuma, as paradas de seu pai para beber e depois dirigir e as multas de trânsito da sua irmã não são consideradas algo ruim. No momento em que o policial que tem um grande poder o pega, ele pixa o garoto inteiro como um meio de punição e quando seu pai vai busca-lo na delegacia fica questionando o garoto e ainda aceita a ação do policial como se fosse normal.
    Podemos identificar isto na vida profissional nas empresas que adotam modelos de trabalho onde os funcionários não tem uma mesa fixa, porém, a grande maioria senta sempre nos mesmos lugares pelo fato disso já ser uma "regra" na sociedade.

    Carlos Henrique Matias - 4° Ano de Ciência da Computação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concerteza, como mostra no filme, para o rapaz conseguir ter a amizade dos amigos ele tinha que se comportar igual eles, senão, os amiga o deixariam sem graça.

      E o que você disse sobre os lugares das mesas, que acabam usando sempre a mesma acontece muito, principalmente em empresas de help desk e etc.

      ALLAN FELLIPE PALOMARES BALDO 4ºCC

      Excluir
    2. gostei do deu comentário, porque você questiona um ponto interessando do filme. O fato de o vicio da mãe(cigarro), o pai parar pra beber e depois dirigir, as multas de trânsito da irmã e a atitude do policia em pixar o garoto não serem questionadas, não serem vistas como erradas, não serem punidas. Será que a sociedade não deve rever seus conceitos, não deve tomar uma altitude em relação a isso. Porque aprendemos a aceitar muitas coisas no nosso dia-a-dia, que poderia ser considerada como erradas.
      Jéssica Amanda Belisário,1 ano nutrição-matutino. UNIFIL

      Excluir
  7. No filme podemos ver que ocorre o fato social em várias partes, um exemplo disso é quando os seus amigos o reprime e o constrangi diante do grupo para força-lo a realizar as atividades que o grupo impõe. O constrangimento também é uma forma de coação.

    Na vida profissional em uma empresa que não tem um devido uniforme para se vestir, mas todos sempre vão com vestes sociais, mesmo sem ser uma regra você acaba se sentindo diferente por estar com outro estilo de roupa e automaticamente você acaba se vestindo da mesma maneira, para se sentir melhor aceito no grupo.

    Guilherme Gonçalves Gomes - 4º Ano de Ciência da Computação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Você está certo quando diz que a empresa não coloca uniforme, mais quando todos vão vestidos da mesma maneira acaba sendo uma obrigação sua se vestir como os outros pra não ser recriminado.

      Nayára Michelle de mateos Genevai 3ºano Ciências Contábeis/UNIFIL

      Excluir
    2. Realmente, se agente não estiver de acordo com as vestes a qual a empresa se comporta, nós nos sentimos constrangidos pois faz nos acharmos que não estamos no mesmo grupo da empresa.

      Edgard A. Mitani - 4º Ciência da Computação - UniFil

      Excluir
  8. Segundo a teoria sociológica de Émile Durkheim, fato social é definido como uma indução sobre os indivíduos, tendo existência em toda sociedade.
    O filme “O Bicho de Sete Cabeças” retrata o modelo de fato social chamado de
    “COERÇÂO SOCIAL” - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
    O filme aborda questões sociais como os abusos sofridos pelos pacientes dos hospitais psiquiátricos cometidos pelos medicos e funcionários desses locais, a questão das drogas e a relação problemática entre pai e filho. Uma cena retratada no filme é onde o Pai impõe regras ao filho do que ou não fazer, sobre o que é certo ou errado, de ser normal ou não normal perante a sociedade.

    Algo que pode ser entendido como um fato social vivenciado em minha carreira, é a utilização do RUP como ferramenta de trabalho no desenvolvimento de software. É uma ferramenta que vem se aprimorando e se torna flexivel quando a se conhece. No mercado existem outras ferramentas com as mesmas funcionalidades só que menos conhecidas, mas por a maioria utilizar o RUP impõe seu uso, quanto na faculdade ou fóra dela.

    Bruno Henrique Coleto 4º Ciência da Computação – UniFil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Gostei muito do seu comentario sobre o filme “Bicho de sete cabeças” principalmente a parte dos hospitais psiquiátricos, foi pouco destacado entre os outros e tem grande valor social pois hoje em qualquer novela ou filme, é retradado maus tratos e situações precarias, obrigado por colaborar com grande valor.


      Guilherme Razaboni Ângelo - 4° Ano de Ciência da Computação / UniFil.

      Excluir
  9. O fato social é algo praticamente imposto pela sociedade e tem como um de seus principais elementos a necessidade imposta pela sociedade. O filme nos retrata varios fatos sociais, como por exemplo o garoto usar esse tipo de drogas, ai vemos o que foi imposto por seu grupo de amigos, para andar com certos tipos de pessoas a droga se torna uma necessidade em sua vida, e a regeição de seus pais também é algo que a sociedade nos impõe que drogas é uma coisa muito ruim, na verdade os pais estão mais preocupados com a descriminação da sociedade do que com o bem estar de seu filho.
    Na carreira o fato social está desde o modo como nos vestimos dentro da empresa até no modo como nos comportamos fora dela junto com os colegas, pois muitas vezes você não concegue ser você mesma e acaba tendo que criar um personagem.

    Nayára Michelle de mateos Genevai 3ºano Ciências Contábeis/UNIFIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Nayára, como minha resposta sobre o assunto, o individuo ele se molda a pessoas que influenciam na empresa ou local de trabalho, assim se tornando uma pessoa não real, como ah Nayára disse um personagem.


      Renan Arrieiro Castanho Proferis 4º Ciência da Computação.

      Excluir
  10. Fato social esta empregado desde do nascimento do individuo até sua morte, e igualmente no filme se você não "andar na linha" como a sociedade empoe você terá certamente o fim do protagonista que no caso o manicômio. Na carreia será igual, o individuo creio em geral será ou tentara ser o espelho do seu estado maior, no caso alguém que tenha "mais poder" dentro da empresa ou local de trabalho, assim você se molda mesmo sendo contra seu estilo, sendo isso sem ferir o caráter do individuo.

    Renan Arrieiro Castanho Proferis 4º Ciência da Computação.

    ResponderExcluir
  11. Vivemos numa sociedade que desde pequenos nos ensinam como devemos viver, agir. No inicio temos a influência da família que quer preservar a cultura, os valores, a tradição. E esperam passar uma boa educação, para que possamos ter um bom relacionamento com o mundo a fora. Quando chegamos a participar da sociedade, percebemos que não é bem assim, e muitas vezes somos influenciados a aceita para poder participar do grupo.
    Um exemplo de fato social no filme. O filme nos apresenta vários exemplos, mas quero ressaltar a cena em que ele não se enquadrou com a turma, quando ele foi com um amigo pra Santos, pensei que diante dos fatos e da situação ele fosse aceitar, ou seja já que estava na chuva...mas quando ele percebeu que não fazia parte, ou melhor que não era do seu agrado, ele sai e retornou para sua casa, tendo até que pedir dinheiro para a passagem.
    Na minha carreira profissional espero aprender muito e conviver com bons profissionais. E que todos com quem for conviver possam ter boa consciência coletiva.

    Sandra Hiromi Arai Mitihiro - 3º Ciências Contábeis - Unifil

    ResponderExcluir
  12. No filme, a família do rapaz impõe um padrão de comportamento para que ele cumpra, o que nos mostra que a própria sociedade nos condena caso não executemos as "ordens", caso estejamos fora do “padrão”. O fato de o rapaz ser punido porque não cumpriu as ordens impostas, deixa isso bem claro. “Devemos” aceitar e executar as tarefas que nos são dadas.
    É aquela velha história do CARETA, informalmente, se você não está na “moda”, é o careta (o que te torna excluído, isolado, ou até mesmo invisível pelos demais), já de modo formal se você não está na “moda” não cumpre as tarefas, é reclamante/inconformado, você se torna o réu. Afinal, somos ou não independentes? Temos ou não liberdade de escolha, liberdade de pensamentos, sentimentos, razões e ações. É claro que não, somos totalmente dependentes, sem liberdade de escolha, não podemos agir por conta própria. Dependemos da sociedade, e dos poderes da mesma. Sem querer exagerar, é mais ou menos assim: literalmente existe um fusível apontado para sua cabeça, caso saia dos padrões. Será que esta frase foi pesada? Não, é isto mesmo... Existe este fusível.
    Bom, mas voltando a praticar o fato social, na minha carreira profissional o que deve estar bem claro, é a transmissão de confiança, integridade, e ética a sociedade de modo geral. Não somente na vida profissional, mas na pessoal também. Já que existem profissionais na área que não são íntegros... Já que é fato social, a má imagem apresentada de um contador.
    E que se for necessário, que eu seja CARETA.

    Gabriele Cristine de Oliveira Caldeira,
    3º Ciências Contábeis - UniFil.

    ResponderExcluir
  13. O fator social se da pela coerção, como dito nos vídeos do professor e no filme é mostrado em várias cenas onde uma delas é a do pai no bar conversando com o filho a arranjar uma namorada mais ajeitada, pois estava pensando que a moça a qual ele tinha levado para a casa era sua namorada, ou seja, isto é um ato de coerção, pois o pai está impondo ao filho que aquela moça não é do mesmo nível dele.
    Em minha carreira profissional creio que terei que seguir as regras impostas pela empresa pois a empresa diz que aquela regra é a correta, que aquela roupa é a adequada para o serviço, que todos devem ter um bom visual, enfim, se você não seguir as mesma regras da empresa você está sujeito a críticas ou até mesmo menosprezado.

    Edgard A. Mitani - 4º Ciência da Computação - UniFil

    ResponderExcluir
  14. Espero que o filme nos ensine a moldar o nosso caráter ao longo de nossas vidas e principalmente depois da nossa formação profissional que estamos agora nos esforçando para concluir. Às vêzes temos maus instrutores que querem impor a sua maneira de agir e pensar, como no filme que temos vários exemplos de pessoas querendo impor o seu jeito e maneira de pensar para os outros, e eles acabam cedendo, pois se não fizerem isso acabam sendo desprezados e excluídos do grupo.
    Por tudo isso, é que temos que ter a noção do que é certo e errado por nós mesmos, e não por aquilo que as pessoas de mau índole ou mau preparadas nos ensinam ou transmitem no dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário Anônimo do dia 31/03/2012 08:17 AM é meu. Esqueci de assinar.
      JOÃO CARLOS MATSUNAGA - 3º ano Ciências Contábeis UNIFIL

      Excluir
  15. No filme “O bicho de 7 cabeças” o conceito de fato social se dá pela coerção, onde o pai exercendo o poder de mando sobre o filho, interna-o em um manicômio, pois o mesmo usa drogas ilícitas, as quais não são aceitas pelo padrão de comportamento estabelecido pela consciência coletiva, ou seja, a sociedade. Diante desse comportamento reprovado pela sociedade, é aceita a restrição a liberdade do filho, pois ele desenvolveu um comportamento inadequado para convivência em sociedade.
    Como o personagem Neto não seguiu a ordem ditada pela sociedade, ele não teve nem o direito de defesa, ou seja, foi obrigado a aceitar a situação da internação e com isso aprendeu a desenvolver estratégias de sobrevivência dentro do manicômio, onde vemos claramente o sucesso da coerção.

    Um exemplo de fato social que pode ser identificado na minha futura vida profissional, são os padrões de comportamentos impostos, exercidos e já estabelecidos pela sociedade em relação a como deve comportar-se um profissional de contabilidade, onde além de desenvolver o trabalho com competência e habilidade, o mesmo deverá ser ético e ter moral, onde será constantemente vigiado e avaliado pela consciência coletiva.

    SANDRA FERNANDES DA COSTA
    Aluna 3 Ano Ciências Contábeis - UNIFIL

    ResponderExcluir
  16. Maria Fernanda Garavello- 3º Ano Ciências Contábeis - Unifil31 de março de 2012 às 12:40

    Um dos fatos sociais que podemos identificar no filme e comparar com nossa realidade é a situação dos nossos jovens que vem se envolvendo muito cedo com as drogas, as quais não são aceitas pela sociedade.
    Fato social que pode ser identificado na minha vida profissional é a de que mesmo convivendo com pessoas que apresente qualquer tipo de vicio, eu não deixe envolver se tiver uma opinião formada da minha vida, pois ate mesmo em grandes empresas encontramos pessoa que fazem uso de drogas.

    ResponderExcluir
  17. Tiramos da lição de Emile Durkheim que o fato social é o nosso aprender a viver em sociedade, com os conceitos que nos é passado através da educação. Entretanto, não podemos nos ater a educação escolar apenas, mas sim todos os ensinamentos que a sociedade nos propõe. Apresenta três características: coercitividade, que é coagir alguém a agir de maneira igual a sua, sendo um grande exemplo até aplicado ao filme, a moda, onde muitos vivem de acordo com os padrões que a moda impõe; exterioridade: sendo estas as características transmitidas pelos padrões de cultura; generalidade: o fato social existe para todos da sociedade e não para uma pessoa específica.
    Em relação ao filme demonstra o preconceito que certas pessoas tem em relação as diferenças de umas das outras, sendo que chega ao ponto de internar o filho em um manicômio. Lá o jovem aprende a conviver com os outros internos do local, aprendendo a viver apenas dentro da clínica e não mais em sociedade. Fora da clínica este individuo é tratado como um louco, sendo que demonstra que uma vez que uma pessoa passe a agir fora dos padrões sociais esta é tratada de maneira diferente.

    Na vida profissional devemos agir de maneira parecida para ser competitivo no mercado de trabalho, já que devemos manter os padrões de mercado e não com as nossas próprias características e convicções.

    Fernando João Figueiredo - 4º Ciências da Computação

    ResponderExcluir
  18. O conteúdo abordado é interessante porque, apesar da evolução constante da sociedade, todos esses comportamentos ainda tendem a acontecer. O que o professor disso em relação á na sua adolescência a marca de roupa interferir na adesão de uma pessoa á um certo grupo, ainda existe. No filme, o fato social pode ser identificado nas atitudes do personagem, desde a tentativa de aproximação do grupo, até o resultado que isto teve na vida de tal. A coerção esteve presente desde a família do personagem, até no momento em que a polícia entra em ação, isso tudo, sem que este percebesse o sentido que a palavra coerção tem.
    Em relação ao segundo comentário proposto, a vida profissional depende da vida em sociedade, o que pode-se relacionar com isso é que não se deve deixar que a vida em sociedade destrua certos valores, devido ao que somente um grupo acha que é certo. Deve-se agir com ética e tentar não individualizar, no meu caso, um só paciente, mas agir de modo satisfatório com todos eles, cuidando, sim, de um caso como individual, mas sem que isso interfira na boa postura que deve-se ter com os outros pacientes.
    Se a sociedade corrói alguns indivíduos, é devido á alienação. Não tem como ser inalcançável à alienação, mas existe um modo de ser ético dentro das imposições da rigorosa sociedade.


    Jéssica Aline Laverde - Unifil, 1º ano de Nutrição (Noturno)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que foi dito a cima, principalmente na adolescência o indivíduo é induzido a forma de se vestir, que tipo de musicas ouvir, lugares a frequentar, muitas vezes coagidos pelos colegas que estão as redor.

      Mariana Clotilde de Jesus - 1° Nutrição - Matutino

      Excluir
  19. Penso que existir uma certa indução sobre os indivíduos em uma sociedade, tem sua finalidade, pois se não criaríamos nossas próprias regras, ou não teríamos regra alguma e tudo se tornaria em anarquia. Porém, a momentos em que a coerção social sobre o indivíduo muitas vezes se contradiz e até extrapola na vida social das pessoas. O filme da exemplos de que isto é uma realidade, tanto no momento em que o ator principal picha o muro e é abordado pela policia, quanto pelas atitudes da família da qual vão ao extremo para coagi-lo. E por conta disto, acontecem efeitos colaterais com sentimento de revolta como por exemplo as manifestações sociais.

    Jean Pierre R. Alves - 4º Ciência da Computação

    ResponderExcluir
  20. O filme nos faz pensar como a sociedade em si, nos preciona a para sermos pessoas que as vezes nem queremos. Como na questão de que o garoto não tinha se encaixado com a turma ... pensei em alguns momentos que poderia até ir, mas pelo fato de não ter se sido "aceito", viu que não era seu lugar ali, foi onde desistiu e voltou para casa. A sociedade as vezes decide por nós como devemos agir e que rumo temos que tomar.
    Na minha vida profissional futuramente, um exemplo, são os fatos impostos na contabilidade, onde eu possa exercê-lo com total sabedoria e honestidade diante de todos os fatos que ocorrerem. Porque a ética e a dignidade profissional está acima de tudo.


    FRANCIELLY FRANCISCO CARDOSO
    Aluna do 3º ano de Ciências Contábeis - Unifil

    ResponderExcluir
  21. Fato social ocorre quando as ações individuais são moldadas por uma coação exterior.O poder coercitivo é uma das características do fato social. Sendo assim , as pessoas são conduzidos à uma determinada maneira de agir independente da vontade dos mesmos.
    Podemos identificar no filme umas das formas de coerção é no trabalho . Onde o Neto passa por um treinamento quando vai trabalhar de vendedor e é ensinado que deve–se convencer o cliente a consumir.
    Na minha vida profissional um dos fatos sociais que poderá ser identificado é a moralidade e a ética . Ou seja , agir de forma correta de acordo com as regras impostas pela sociedade .


    Karoline Alves da Silva - 3°ano Ciências Contábeis , Unifil.

    ResponderExcluir
  22. No filme O Bisho de Sete Cabeças ocorre a coerção com a imposição de regras feitas pela família, onde o pai fica impondo regras sobre o filho.
    O Fato Social que poderá ser identificado na minha vida futura é eu me tornando um profissioanl bem capacitado e conviver com pessoas que trabalhem bem em grupo.

    Vinicius Floriano Pires - 3º Ano Ciências Contábeis - Unifil

    ResponderExcluir
  23. O Fato Social está presente no filme em diversas formas. Um exemplo de coerção no filme é feita quando o ator é jogado dentro da famosa "solitária", coerção através da sanção e uso da força.
    Eu acredito que a coerção se encontra mais presente na fase infantil e juvenil do ser humano, em que está se formando o caráter do indivíduo. Estamos preocupados com a popularidade, não "pagar mico", andarmos correto diante da nossa família, etc.
    Hoje a coerção é diferente, queremos ser pessoas responsáveis, ter um bom emprego ou ser um sucedido empresário, ter um carro legal, etc.
    Tudo isso para termos prestígio social.

    Wilson Tadeu Antunes - 3° Ano Ciências Contábeis, Unifil

    ResponderExcluir
  24. O conceito de fato social é o que a sociedade nos impõe e a maneira que ela nos impõe, logo que nascemos temos o apoio da família e é com ela que aprendemos a nos comportar em certas ocasiões, aprendemos o certo e o errado e se não o fazemos direito, a sociedade vai agir da maneira que você se sinta pressionado ou até mesmo rejeitado e acarretando por muitas vezes que os jovens aderem ao ‘comportamento anormal’ aonde a sociedade cada vez mais irá contra essa conduta e podendo ser punido por esse comportamento fora do comum, como ocorre no filme. Muitos dos comportamentos dos jovens de hoje, são problemas familiares, onde não se houve apoio, atenção e cuidados. A sociedade aceita que você faça de tudo, porém dentro do conceito dela.

    Luciana Hereck de Martini
    Ciências Contábeis – 3º ano, UniFil.

    ResponderExcluir
  25. O filme apresentado é muito interessante, ele nos mostra uma série de coerções, do qual vivenciamos no nosso dia-a-dia e muitas vezes não percebemos pois já nos adaptamos a estes tipos de situações e desta forma acabamos por nos tornar indivíduos alienados a diversas situações. A sociedade é que controla as ações individuais, os individuos aprendem a seguir normas que lhe são impostas desde seu nascimento e não tem poder para modificar, e caso ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente. O que chama atenção é em cena no hospital psquiátrico, um outro loco lhe oferece um gorro para se agasalhar, mas na verdade não só para se proteger daquela realidade enlouquecedora e sim da nossa sociedade cruel, que julga e despreza quem mais deveria ter o suporte para ser reinserido. Já na vida profissional, deveremos buscar o equilibrio, sermos éticos, e não deixarmos que a sociedade nos influencie roubando nosso valores morais. Somos parte de um grande todo, somos iguais, temos qualidades, erramos e exercendo aquilo que seria o ideal de direito, liberdade e justiça.


    Bruna Carolina Costa Eduardo- Unifil, 1º Ano Nutrição(noturno)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna concordo com seu comentário da cena que chamou a atenção no hospital psiquiátrico. E na busca do valores éticos na nossa futura profissão. Vivemos em uma sociedade que procurar nos coagir de todos os lados e por todos os meios. Muitas vezes estamos tão habituados que nem percebemos o poder da coersão.

      Jussara Yoshiko Kusakari 1ºAno Mat. Nutrição

      Excluir
    2. Bruna concordo em dizer que é a sociedade tem o poder de coerçao que contola nossas ações e pensamentos. Realmente é isso que acontece no filme, clinicas em vez de ajudar, maltratam e desprezam pessoas que nesseciam fortemente de ajuda.Concordo tambem em dizer que somos todos iguais, com qualidades e erros.

      Aruana Roberta de Souza, 1° nutriçao noturno.

      Excluir
  26. Desde o nosso nascimento somos moldados conforme a sociedade e nossos pais acreditam ser corretos, o que muitas vezes acaba mudando quando na escola você entra, acaba se vestindo de uma determida roupa , ouvindo um estilo de musica entre outros.Apenas para participar de um certo grupo.
    O fato social no filme foi o uso das drogas e a pichação para ser aceito pelo grupo desejado por ele.
    No profissional vou procurar ser influenciado por bons profissionais e com eles aprender muito.

    Max Alan Souza Claro - Unifil, 3º Ciencias Contabeis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max,
      você não concorda que a coerção que recebemos de nossos pais é aquela que eles receberam no passado, em sua própria educação ou mesmo dentro de grupos que participaram?
      Como sempre existe uma evolução, na nossa vez de sofrermos as coerções da educação ou dos grupos sociais que participarmos, acabaremos por colidir com aquela educação fornecida pelos pais e isto acaba por gerar alguns conflitos familiares.
      O certo é que, dependendo do grupo que você escolher, ou ainda, ao se confrontar os Fatos Sociais, terá como consequência sofrer as penalidades impostas pela sociedade, que são a exclusão social, advertências, multas ou até mesmo a prisão.

      James Vinicius Bortoto - 3º ano Ciências Contábeis - UNIFIL

      Excluir
  27. O fato social é identificado no filme quando o a familia de Neto começa a tentar molda-lo da forma que eles querem, não aceitando as escolhas dele.

    O fato social se identificará em minha vida futura através do meu comportamento, onde com certeza terei que seguir as idéias de um grupo para pode fazer parte dele, gostando ou não, pois caso me recuse,acabarei sofrendo sanções e serei excluído deste mesmo grupo.

    No geral, acho que ninguém esteve e nunca estará livre do fato social.

    Lucas de Mari Araujo - 3° ano de ciências contábeis Unifil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson Eder Regis Carvalho 3° ano Contabeis - Unifil

      Boa noite Lucas,

      Concordo exatamente com suas palavras, todos nós somos forçados seguir certas regras e habitos para evitar penalidades por parte da sociedade (acabar sendo excluido e sendo visto como diferente) ou por parte do governo que um grande exemplo entidade que cria fato social através das leis, onde temos que seguir e cumprir para não pagar multas e ir parar na cadeia onde seriamos mais uma vez obrigados a conviver conforme as regras dos detentos (acho que não seria muito legal e seguro)

      Jefferson Eder Regis Carvalho 3° ano Contabeis - Unifil

      Excluir
  28. Somos ensinados muitas vezes ainda na barriga da mãe, quando ela conversa com seu bebe dizendo o que é correto e o que nao é correto, sendo feito a cada dia a cada etapa de sua vida.E quando isso nao ocorre a punição, por que aprendemos com nossos pais e com a sociedade o que é certo ou pelo penos achamos.
    O fato social é o uso das regras do pai até a punição que foi a ida de neto para o manicomio.
    Aprender segunda minhas crenças e habilidades para ser um otimo profissional.

    Ana Claudia Soares - Unifil 3ºCiencias Contabeis

    ResponderExcluir
  29. A sociedade impõe sim certos fatos e padrões. Onde você nasce já é o inicio de tudo. O meio onde é criado e as pessoas com que você caminha influenciam todo seu modo de pensar e agir.
    Como pude ver nas discussões acima foi levantado também o ambiente de trabalho como um fato social. Você se adequar a cultura de uma empresa é algo que sim deve ser levado em consideração, devido ao fato da troca mútua entre empresa e empregado pesar culturalmente mais ao empregado, que deve se adptar para poder continuar fazendo parte da empresa. Cortes de cabelo, uniformes, formas de comunicação, enfim, tudo o que a empresa faz deve refletir no jeito de agir do empregado, gerando assim um fato social.

    Rafael Francisco Cavalcanti Frank . 3.CC Unifil

    ResponderExcluir
  30. O filme em questão reforça a idéia de que somos todos programados. Tanto no filme, quanto na vida real, tudo é iniciado pelos nossos pais, que são nosso o primeiro contato, sendo que estes ja estão programados e agindo de acordo com o que a sociedade "acha" ser o correto. Em seguida, outro tipo de coerção, que também tem muita influência, é o contato dos amigos durante a juventude, pois estes também tentam te incluir em grupos sociais, e caso você não os acompanhe, você não serve para participar do grupo. Desta forma, temos que seguir as regras da sociedade, pois tudo aquilo que fizer-mos de diferente, deve ser excluído e castigado!
    Dentro da minha vida profissional, a coerção é exercida pela empresa (esta também já programada pela sociedade), pois ela impõe as regras e se quisermos fazer parte da equipe, temos que cumpri-las sem exceção, pois ali, somos avaliados pela coletividade.

    Janaina Roga
    3°Ano de Ciências Contábeis, UNIFIL

    ResponderExcluir
  31. De fato a sociedade impõe modos dos quais somos acostumados a agir, sabendo como deve ser feito o certo. Aprendemos dentro de casa, mais não somente com os familiares que aprendemos tudo, os amigos também tem uma influencia muito grande sobre o modo de nos vestir, como agir, onde sair. Isso vem desde antigamente, não é um comportamento recente. No filme aborda uma família que tenta ter o padrão da sociedade mais acaba que apelando pra punição dura para corrigir o filho se reação para o retorno da sociedade. É o que acontece muito hoje em dia, os jovens acabam indo para as drogas, muitas vezes por não terem o apoio da familia. E a sociedade acaba discriminando e aumentando a violência.

    André Pessi Aderaldo - 3º Ano / UniFil

    ResponderExcluir
  32. Jefferson Eder Regis Carvalho 3° ano Contabeis - Unifil

    Fato social tem seu inicio quando alguem ou uma entidade tenha uma infleuncia sobre os demais individuos, fazendo assim que esses individuos sigam uma forma de vida ou convivencia. Um grande exemplo disso são as leis criadas pelo governo (capacete para pilotos de moto) ou ate mesmo o cabelo de um jogador de futebol.
    No filme um garoto deve aprender a conviver com os pacientes seguir regras da clinica e caso essas regras fossem quebradas ele seria punido, coisa que acontece na sociedade onde vivemos; esse controle pode ser por drogas dentro dos clinicas ou na demostrado por cadeias. Portanto fato social é algo presente em todas as sociedades e muitas vezes é um exemplo de controle da massa ou uma forma de um individuo dessa massa querer se destacar ou aparecer.

    Jefferson Eder Regis Carvalho 3° ano Contabeis - Unifil

    ResponderExcluir
  33. Renato Inocêncio Ferreira 4º Ciência da Computação - UNIFIL

    Existem vários focos do conceito de fato social que podem ser apontados no decorrer do filme. O maior é a pressão expressa em pontos bem distintos, o da família de um lado, com o pai exercendo pressão sobre o filho em questão do não uso de drogas, e do outro os amigos, que incentivam e discretamente “forçam” o uso das drogas. No filme podemos ver que o rapaz vive em constantes pressões a todo momento, ele passa por várias coerções em um intervalo de tempo pequeno, uma hora pelo pai, colegas, e até mesmo por parte da irmã, etc.
    Hoje, por mais que não estejamos em uma situação tão “pesada” quanto relatada sobre o indivíduo do filme, sofremos pressão constantemente por vários ambientes diferentes, como no trabalho, faculdade, família, etc.

    ResponderExcluir
  34. Samir El Bitar 4º Ciência da Computação - UNIFIl
    um exemplo de fato social do filme : O filme aborda questões sociais como os abusos sofridos pelos pacientes dos hospitais psiquiátricos cometidos pelos medicos e funcionários desses locais, a questão das drogas e a relação problemática entre pai e filho.

    a profissão é um fato social , onde todos processam ter uma profissão, onde a pessoa sempre aprende novas coisas relacionada a sua profissão, e sempre terá alguma pessoa para auxiliar a outra, na profissão a pessoa sempre se depara com problemas e esses problemas devem sempre ser resolvidos, e geralmente no inicio de uma profissão sempre terá um chefe, e esse chefe sempre dará tarefas ao seus funcionários.

    ResponderExcluir
  35. Vários são os tipos de coerções demonstradas no filme, como foi dito fato social é alem do individuo, como o nome mesmo diz engloba toda a sociedade e tudo que esta vinculado a ela: tradições, formas de comportamento, a cultura e a forma de educar, os quais seguem padrões pré-estabelecidos que são passados de geração em geração, no filme observamos a maneira como o personagem Neto é tratado pelo pai que não aceita a maneira diferente do filho de agir, fora dos padrões que para o pai são corretos, desde um simples brinco até o uso da maconha que para a família é inaceitável. Nesse ponto entramos na coerção que é feita pela irmã de Neto, pois tendo algum conhecimento a mais do que o de seu pai, mesmo que falho, acaba acarretando a internação do personagem em um manicômio.
    Vedando assim o direito de liberdade do filho de ser aquilo que ele escolhesse, porque sabia que seriam foras dos padrões que para ele o pai eram corretos, restringindo o filho e lhe causando grande dano.

    Em minha vida profissional acredito que o fato social esta presente na maneira em que um contador deve agir, sempre seguindo regras, e nunca sendo anti-ético, onde a todo o momento sofrera avaliações para verificar se sua conduta não foge aos padrões.

    DAIANE LOURENÇO, 3º de Ciências Contábeis.

    ResponderExcluir
  36. Este filme relata uma historia que é muitas vezes considerada normal na sociedade em que vivemos, onde tudo o que temos e devemos fazer é seguir as regras estabelecidas.
    Quando isso não ocorre, somos punidos das mais variadas formas.
    Somos moldados a fazer tudo o que for determinado para sobrevivermos e sermos aceitos no meio em que vivemos, sendo assim, na nossa casa, com os nossos amigos e ate mesmo no nosso trabalho.

    Kamila de Oliveira Ferreira. 3 Ano Ciências Contabeis; Unifil

    ResponderExcluir
  37. No filme o conceito mais explicito sobre fato social é a relação pai/filho, no qual o filho usa drogas e o pai tenta corrigi-lo, mas na nossa realidade este é apenas um dos muitos modos que é nos imposto no dia-a-dia, o que para o sociedade é o conceito de certo ou errado, como visto no filme o que é certo para o pai não é para o filho, levando ele a ser considerado "anormal", ou revoltado, o que na realidade poderia ser mais uma falta de atenção dos próprios pais ao filho, no qual faz este procurar outros modos de fugir da realidade que foi imposta a ele.
    Na vida profissional, penso que assim como todo trabalho, como toda empresa, sempre vão ter funcionários que trabalhavam antes ou que tem mais tempo dentro da empresa, sendo isso um meio de medir os nossos resultados ou a maneira que devemos trabalhar segundo aquele funcionário mais velho e sendo assim quando trazemos novidades e idéias novas, podemos até sofrer com o fato de estar fora do "padrão" já existente dentro da empresa.

    Alessandra Oliveira Chico - 3° Ano Contábeis UNIFIL

    ResponderExcluir
  38. A sociedade nos obriga a seguir seus padrões, a coeção ocorre diariamente, pois somos influenciados em nosso jeito de se vestir, na nosso modo de se comportar, tendo muitas vezes que seguir o que a sociedade acha correto, e não o que nos achamos que esta correto, no filme fica muito claro a coerção sofrida pelo modo de pensar e agir da familia, o modo de pensar dos pais e da irmã que coegiram o personagem. Na minha vida profissional penso que a o fato social poderá influenciar no modo que a sociedade pre estabelece que o contador deve se comportar, as regras a seguir seguidas, pois se sair fora deste contesto sera punido pela sociedade.

    Fábio Junior Reineri, 3 ano de Ciêcies Contábeis.

    ResponderExcluir
  39. A vida em sociedade é um espelho da teoria de Emile Durkheim. Decorrentes da vida em sociedade, os Fatos Sociais se apresentam com as suas principais características: coercitividade, exterioridade e generalidade. No filme podemos verificar estas situações em diversos momentos, um deles por exemplo, é a pressão do pai, para o filho não se tornar um drogado e não desenvolver um relacionamento homoafetivo. A coerção é um dos meios para a sociedade tentar manter a "ordem" e somos impelidos naturalmente pela família, educação e grupos a aceitá-la para termos boa aceitação social e assim, não sofrermos as penalidades que a própria sociedade aplica.
    Quanto à expectativa pela minha carreira profissional, penso que deverei agir com ética e principalmente manter relacionamentos sociais bastante favoráveis, para ter melhores perspectivas de sucesso na profissão de contador.
    Agir conforme o meio é uma forma de sucesso hoje em dia.

    James Vinicius Bortoto, 3º ano de Ciências Contábeis - UNIFIL

    ResponderExcluir
  40. Todos aqueles que não se encaixam aos moldes daquela mesma sociedade democrática que deveria prezar pela liberdade, pelo culto às diferenças e pela justiça, e que, a partir do momento em que determina moldes, deixam de praticar tudo aquilo que a conduziu ao seu estado atual, são automaticamente marginalizados, caem facilmente no esquecimento. Assim como tudo, as relações humanas, o respeito pelo outro, o respeito pelo espaço do outro, saíram de moda muito rapidamente, se tornaram “cafona”, descartáveis.

    obs: desculpe a demora
    cristiano 4cc

    ResponderExcluir
  41. Um fato social são formas de agir de pensar e de sentir que se impõe aos homens como algo exterior, que não nasce com eles, que não brotam do seu sentimento interior, mas que exerce uma certa coersão. De acordo com Durkheim um fato social se impõe aos indivíduos.
    No filme podemos ver vários exemplos: O pai autoritário e com medo do envolvimento do filho com drogas e com relações homosexuais, a mãe que ao contrário do pai é passiva e contralada pelo marido e a filha, os colegas que coagiam o personagem princial ao consumo de drogas e atos ilícitos na sociedade. Na minha futura vida profissional poderei identificar esses fatos sociais em uma simples consulta com um cliente. Por exemplo: Pessoas idosas são um grupo de pessoas especias pois sempre chegam com argumentos tais como: ''Eu tenho 70 anos sempre comi torresmo no café da manhã e nunca tive problema de saúde'' outro exemplo são os grupos de pessoas que querem emagrecer porque o perfil é ser magérrimo ou ser musculoso.
    Na escolha da minha profissão eu pude vivenciar um fato social, pois meu curso não era o mais concorrido e com a melhor remuneração salarial, muitas vezes as pessoas se deixam levar pela coersão da sociedade. Mas nem toda coersão social exclui necessariamente a personalidade individual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. esqueci de colocar meu nome no meu comentário.
      Jussara Yoshiko Kusakari 1ºAno Mat. Nutrição

      Excluir
  42. Fato social é basicamente a instituição influenciar no comportamento do individuo. Não necessariamente a escola, mais todo tipo de instituição. A instituição tem como função tornar o individuo apto a viver em sociedade. O filme retrata bem isto, a falta de interesse do individuo com a escola, a instituição da família. A mãe também com a falta de influencias boas para com o seu filho, o seu a mesma coisa. Pois a instituição familiar e muito importante para a formação do individuo, da mesma forma que os pais querem ver seu filho longe das drogas, os mesmos também que dar um bom exemplo. Matheus Felipe da silva 1 ano de nutrição-UNIFIL

    ResponderExcluir
  43. O fato social é determinado pelas nossas ações individuais que são definidas pela exterioridade, pela influencia e coerção da sociedade, da família, dos amigos; A coerção esta no nosso dia a dia, como a família que impõe um padrão de comportamento, no Filme o bicho de sete cabeças em que o pai teme que o filho se envolva com drogas, com relacionamento homossexual, acaba por internar o filme por achar que o filho não se encaixa no padrão da sociedade; os amigos também exercem uma grande coerção sobre o individuo como no filme em que o Neto acaba por pichar, por usar drogas pra poder fazer parte de um grupo, e assim como outros elementos coercivos que aparecem no filme e no nosso dia a dia, como a escola, a policia( que tem o objetivo de punir, de ensinar o individuo viver dentro dos padrões, o hospital, a empresa que trabalha( como por exemplo nas vendas, em que você têm que ser coercivo, mostrar que aquele produto é interessante, que esta na moda, que esta dentro dos padrões). E a consciência coletiva é que determina se o conceito é certo ou errado.
    Na minha profissão ter que ser magra, comer alimentos saudáveis e tomar cuidado com os lugares que frequento, pois a sociedade espera que uma nutricionista não coma pizza, lanches, e alimentos considerados gordurosos. a consciência coletiva impõe isso.
    Eu acho que somos induzidos a comer certos tipos de alimentos sim, como por exemplo em relação a família, a minha família me induz a comer mais verduras e legumes, a família de uma colega minha não, ou até num grupo de amigos, a gente vai no shopping e todo mundo fala que vai comer Mc donalds e ai por vergonha Você acaba por dizer que também vai comer.
    Jéssica Amanda Belisário. 1 ano nutrição- matutino. UNIFIL

    ResponderExcluir
  44. “Fatos Sociais são formas de agir, sentir e pensar, gerais em determinada sociedade, exteriores em indivíduos e coercitivos em relação a eles.”
    No filme o conceito de Fato Social pode ser identificado quando o personagem central deve agir de certa maneira para ser aceito em um grupo de amigos, no caso ele deveria usar drogas e pichar muros.
    O fato social poderá ser identificado na minha futura carreira profissional como coerção, a sociedade impõe um padrão de beleza onde meninas de determinada idade devem ser “magras” e isso as induz a mudar sua alimentação.
    Em alguns casos somos sim induzidos a consumir um certo tipo de alimento para sermos aceitos. Hoje há uma grande preocupação em relação a qualidade de vida, um exemplo: para sermos aceitos em grupos que estão em busca de uma alimentação mais saudável precisamos mudar alguns hábitos alimentares.

    Alice dos Santos Mariani.UNIFIL 1 ano nutriçao/ matutino.

    ResponderExcluir
  45. Fato Social é toda a forma de pensar, sentir e agir adotada pela sociedade e que ela considera certo, existindo um consenso coletivo sobre essa determinada idéia. O fato social é um objeto da sociedade, onde ele se divide em três:
    Exterior: quando não depende da vontade individual;
    Geral: algo que se repete em diferentes sociedades e também nos individuos;
    Coersitivo: quando somos levados a fazer algo, independente de nossa propria vontade.
    Todo fato social é exterior ao individuo, pois este já nasce numa sociedade que já está pronta, sendo que ela o molda. Um exemplo de fato social é a GUERRA, ela é geral, pois acontece em diversas sociedades e por diversos motivos. Um fato social é também o SUICIDIO, que pode ser coersitivo (se caso ele for anômico ou individual).

    No filme O bicho de sete cabeças, trata-se de um jovem que juntamente com os amigos gosta de viver aventuras que não são compreendidas e aceitas pelos pais. Neto comete algumas rebeldias, comuns em até adolescente de sua idade, como pichar os muros e casas da cidade, fazendo escaladas na noite, usar brincos e fumar um baseado de vez em quando. Porém seus pais falham em não ter diálogo com ele e não aceitam com bons olhos essas experiências, e toda vez, que sabe o que o filho fez, o repreende. O pai, sentindo não ter mais controle sobre o filho, conversa com sua filha de outro casamento e pede ajuda sobre o que fazer, ela consegue uma vaga num hospital psiquiátrico. O pai mente para o filho e o leva para o internato.
    Isto se trata de um fato social coersitivo, onde o pai faz com que o filho vá ser internado e é também exterior ao menino, pois ele foi internado independente de sua vontade. Os pais impõe muitas regras sobre o filho por não aceitarem seus comportamentos e o fato de que é homossexual.

    Já em minha profissão como nutricionista, o fato social está mais presente do que imaginamos, pois se um paciente lhe pede uma dieta, ele não vai cumprir por gosto, mas sim pelo fato de que estão lhe falando que é bom, ou seja, pela coersão .. o paciente é levado a comer frutas e legumes, porque o nutricionista disse que é bom. E em nossa comunidade, o ato de emagrecer é cada dia mais complicado, apesar de existir varios tipos de complementos que emagrecem, a midia nos cobra demais .. ao mesmo tempo que passa propaganda sobre algo que emagrece, ja passa outra propaganda de um saboroso lanche.
    Acho que para ser nutricionista, o pessoal espera que sejamos magras, saudaveis e bem de vida .. mas nem sempre é assim, as vezes é a midia que nos impõe certas coisas que já somos acostumados a ver e ouvir.

    Tuany M. Pomini - 1° Nutrição - Matutino UNIFIL 2012

    ResponderExcluir
  46. É visível que o conteúdo abordado nas ultimas aulas de sociologia é um conteúdo com o qual nós nos identificamos e vivenciamos todos os dias já que o elemento de estudo da sociologia é a sociedade e nós estamos incluídos nela.
    O fatos sociais são algo que nos é propagado através da educação, isso é bem expresso no filme "bicho de sete cabeças" pela coerção exercida pela família, que é a responsável por boa parte da nossa educação e costumes. A família, os amigos e a própria sociedade impõe um modo de comportamento a ser seguido, e como é observado no filme se você não se adéqua a esse modo de ser você tem que arcar com consequências ruins e até punições por isso.
    A nutrição tem por objetivo muitas vezes ir contra esses fatos sociais, essa coerção que a industria pratica sobre os indivíduos ao leva-los a consumir alimentos que muitas vezes não são saudáveis, e é obrigação de nós, nutricionistas, redirecionar essa alimentação para que essa seja feita de modo a trazer benefícios a pessoa e não simplesmente porque todos comem, porque está na moda ou porque a mídia diz que é bom.

    Jaqueline de Oliveira Negrão- 1° Nutrição - Matutino UNIFIL 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que você disse Jaqueline, acho que se não nos adequarmos com o comportamento imposto para nós acabamos nos diferenciando e acabam por nos excluir da sociedade, e por fim acabamos até por sermos punidos; e realmente um dos objetivos da nutrição é ir contra esses preceitos, mostrando os beneficios da saude e não apenas do fisico.

      Felipe Cordeiro Dias, 1º nut. - matutino

      Excluir
  47. fatos sociais são as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivíduo.
    No filme conta sobre de um menino que para ser aceito pelo grupo resolve fazer coisas erradas so para nao ficar excluido nao se importando se esse ato e errado ou nao.
    Na minha profissao o fato social poderá ser identificado como vamos dizer ter uma beleza padrao ou seja ser magra e transmitir ser uma pessoa saudavel para os pessoas se espelharem em mim,porque hoje em dia se a pessoa ver uma nutricionista gorda ela nao vai admitir vai pensar mais como assim a mulher e nutricionista e nao tem um corpo certo.
    Isadora Romera Unifil 1 ano nutriçao/ matutino.

    ResponderExcluir
  48. bom pra mim o fato social e a indução externa de algo sobre um individuo, no filme pode-se ver como a persuasão de elementos externos
    contribuíram para a maneira de agir do personagem.
    bom na profissão temos vários exemplos de como o fato social faz parte do mundo em que vivemos, como a indução a distorção de imagem feita sobre quem não esta no padrão de beleza ideal, que e ser magra, o consumismo de alimentos não saudáveis que nos são apresentados com propagandas que nos leva a perceber que o fato social e também uma norma coletiva.

    gleice grazieli dos santos marengoni- 1º ano - nutrição/noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FATO Social acontece quando um individuo é moldado segundo as regras de convivência da sociedade onde ele vive, quando um individuo não segue as regras da sociedade (roupas de marca, músicas,estilo de vida e etc) ele acaba sendo rejeitado pelo grupo pois ele está inadequado a aquela sociedade.
      MAIARA FERNANDA DE SOUZA 1° ANO DE NUTRIÇÃO NOTURNO

      Excluir
  49. Fato social é toda maneira capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo esta maneira independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade. Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc. Devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade pode ser considerado fato social, não é a generalidade que serve para caracterizar este fenômeno sociológico, mas sim a influência dos padrões sociais e culturais, da sociedade como um todo, sobre o comportamento dos indivíduos que integram esta sociedade.

    BRUNA PELISSON TONON 1º ano Nutrição Noturno.

    ResponderExcluir
  50. Podemos observar que sofremos influência desde que nascemos até o final de nossas vidas. Como apresentado no filme, os pais buscam o controle das atitudes do filho, tentanto mante-lo de acordo com o que aprenderam na sua vida, e com a sociedade. As mudanças que vem ocorrendo nas atitudes de alguns grupos de pessoas é muito dificil de ser aceita perante a sociedade, por isso geram preconceitos, e a uma forma errada de ser tratada. No filme observamos o erro de ser tratado essa diferença de pensamentos e atitudes.
    Ja na profissão, podemos analizar a nossa alimentação, que é decidida pelos nossos pais que receberam dos pais deles, entretanto, com os diversos tipos de alimetos que surgiram, digamos os que não são exatamente saudaveis, entraram em nossas alimentação pela influência da midia, aparentemente fugir do comum, da alimentação normal. Busca por diferentes tipos de alimentação também é influênciada pelos padrões de beleza lançados pela midia, a busca por dietas 'milagrosas' é muito grande.

    AMANDA KELLY MIRANDA GUILHERME 1° ANO NUTRIÇÃO, NOTURNO! UNIFIL

    ResponderExcluir
  51. O filme contextualiza a ideia de Durkheim de que as pessoas são influenciadas pelo meio onde vivem; isso fica bem claro quando os pais, para manter uma espécie de padrão, acabam agindo para que não se transpasse qualquer imagem deturpada do filho que por sua vez age influenciado por um grupo para ser aceito pelo mesmo. Por fim, conclui-se que a consciência coletiva aliada aos fatores que exteriorizam o individuo tornando um modelo de sociedade padrão, tudo isso acaba por gerar um cidadão aienado e sem preceitos de opinião propria.
    Transpassando isso para minha futura profissão de nutricionista, observa-se que constantemente o nutricionista tem, de incentivar e conscientizar o paciente a ir contra esses preceitos sociais, levando-o a preocupar-se primeiramente com a saude, e não com a beleza, que é o que mais se busca em termos de alimentação.

    Felipe Cordeiro Dias, 1º ano nutrição-matutino

    ResponderExcluir
  52. O fato social é definido por Durkheim como as ações que são definidas pela sociedade e passadas para os indivíduas através da educação, ou seja, o fato social é uma base para os nossos atos, como devemos agir em sociedade, o que é correto fazer e o que não é correto fazer. A sociedade de certa forma nos obriga a agir da forma comum,como a maioria age, pois quando saímos dos padrões somos "punidos". O filme representa exatamente isso pois o filho é reprimido pela família quando passa a agir de forma diferente do que eles o ensinaram.
    Em nossa profissão é possível perceber essa situação quando pessoas procuram um nutricionista para perder peso pois, o sobrepeso faz com que os indivíduos fiquem fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade.

    Mariana Schürmann Paulo. 1ºAno Nutrição, Matutino

    ResponderExcluir
  53. Posso dizer que fato social se da à uma atitude, jeito de agir ou de pensar de um ser humano.No filme o que me chama atenção é o fato do jovem adolescente para ser aceito por um grupo que se diz "amigos", ele fara coisas sem se importar se estão corretas ou não, passando por cima de seus costumes familiares, habitos de muitos jovens no nosso dia-dia.
    Na profissão de nutricionista, deve-se orientar corretamente os pacientes com dignidade, sem exageros pois,sempre saúde em primeiro lugar, depois vem a beleza, que isto é o que primeiro se coloca à frente nos dias de hoje.


    Célia Nunes M. Abreu, 1º Nutrição Matutino.

    ResponderExcluir
  54. Fato social são normas e regras, maneiras de agir e de pensar que orientam os indivíduos. O método que Durkheim usa é o de tratar os fatos como coisas, com neutralidade. Sendo assim, o suicídio é um fato social. No filme, o jovem passa a imitar os amigos para se encaixar no grupo, passa a usar drogas e a fazer coisas que não fazia antes de conhece-los. O fato social do filme é o coercitivo, que são os limites e punições.
    O nutricionista deve se preocupar com o mode de falar com seus pacientes, incentivando-os a cada pequena vitória e conscientizando-os a não se importarem com os padrões que a sociedade impõe.
    Mariana Suzuki, 1º Ano Nutrição, Matutino.

    ResponderExcluir
  55. Fato social são atitudes e comportamentos de pessoas dentro de uma sociedade. Esses fatos não são somente exteriores ao indivíduo, mas possuem “um poder coercitivo... pelo qual se impõem a ele, independentemente de sua vontade individual”. Para Durkheim, o indivíduo sente, pensa e age condicionado e até determinado por uma realidade social maior. Alguém pode, por exemplo, pensar que age por vontade e decisão pessoal; na realidade, age-se deste ou daquele modo por força da estrutura da sociedade, isto é, das normas e padrões estabelecidos.
    Fatos sócios se definem atribuindo três características:
    - coerção social: Sendo a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, à vontade ou escolha.
    - exterior aos indivíduos: É que eles existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente.
    - generalidade: Os fatos sociais se manifestam através da natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, a exemplo, os sentimentos e a moral.

    O filme “bicho de sete cabeças” mostra o diferente modo de ser e de viver de pai e filho. Seu pai quando soube de seu vicio logo o pôs em um manicômio que o tratava de modo cruel e desumano que de modo forçado teve um rápido amadurecimento. Este filme se dispõe a discutir as coerções sociais em relação às drogas, e as qualidades das instituições psiquiátricas.

    Na vida profissional de uma nutricionista devemos sempre seguir regras, tendo ética e moral, para com seus pacientes. Tendo consciência e responsabilidade sem distinção de atendimento.

    Aruana Roberta de Souza, 1° ano nutriçao noturno.

    ResponderExcluir
  56. Nos nascemos e vamos aprendendo a viver em sociedade, e vivemos sobre conceitos, e somos influenciados pelo mundo exterior,também pela educação que recebemos, até porque a família é o primeiro contato que temos com o mundo exterior pela cultura de determinados grupos. Entendi que os fatos sociais são as regras, os conceitos, costumes exteriores ao individuo, ou seja, não nasce conosco, aprendemos com o tempo, e os fatos sociais são diferentes em cada cultura, pois o que seria costume no Brasil, pode não ser na França, etc.
    Filme: No filme há uma família autoritária, conservadora, e isto tornou-se hábito entre a família, um controlando o outro, a coerção deixa de ser sentida. O filme diz muito sobre fatos sociais, eles podem ser vistos na aceitação dos amigos, no colégio e na vida como um todo.
    Na vida profissional: Em todas as profissões devemos agir com ética, respeitando regras e limites de cada área, a nutricionista deve respeitar o modelo de vida de seus pacientes e agir de maneira indiferente em qualquer tipo de situação, demostrando compromisso com a ética da sua profissão.

    Thais Ribeiro Ferreira, 1° ano Nutrição, noturno.

    ResponderExcluir
  57. Fato social são normas e regras que são constituídos das seguintes características:
    Generalidade:são fatos que envolvem um todo,a coletividade.
    Coercitividade:são fatos que estão relacionados a uma sociedade,a sociedade obriga esse individuo a cumpri-las.
    Exterioridade:são fatos exterior ao indivíduo,vieram depois.

    No filme "O bicho de sete cabeças",os personagens se encontram relacionados a coercitividade,onde você tem que agir de acordo com o que a sociedade julga correto e não o que você pode ou não achar que é correto,não existe uma concepção particular.O fato de mudar de estilo só para ser aceito por um grupo,são exemplos da força da imposição da educação que a sociedade quer gerar.

    Em relação a vida profissional vivenciamos a coercitividade,devemos aceitar e cumprir as regras de uma determinada empresa.Em relação com o paciente devemos tratar todos iguais,sem distinção por raça,opção sexual e estilo.

    Gabriela Caroline de Oliveira, 1º ano de nutrição, noturno.

    ResponderExcluir
  58. Fato Social é objeto central da teoria sociológica, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
    Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.

    Débora Costelini - 1° Nutrição Matutino.

    ResponderExcluir
  59. Fato Social e muito dificil porque as pessoas definem como voce deve agir, vestir independente se tem opinioes reversas. Aquela parte do filme que o pai assiste o policial punindo o filho e acha nornal é um exemplo que as vezes a sociedade falta com respeito com o ser humano na minha opiniao.
    Na minha profissão a sociedade espera que nutricionista seja magra, come somente saladas, verduras e quando vão se consultar querem um tipo d milagre.Ex: se uma pessoa gordinha vai, quer emagreçe nao importa como, e se nao emagreçe a culpa e da nutricionista que nao "presta".Acho que isso tem que mudar e ver que o paciente tem que se alto ajudar tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prof. esqueçi de assinar daiane da silva andrade 1º nutrição UNIFIL

      Excluir
  60. Direito é fato social, uma vez que, do ponto de vista normativo, direito é o complexo de normas, exteriores ao indivíduo, que coage a agir de determinada maneira.

    Raphael Huss 4º Ciência da Computação

    ResponderExcluir
  61. O filme é muito interessante, pois passa os assuntos do nosso dia-a-dia, que muitas vezes não damos muita atenção ou que já nos adptamos com certos fatos. No filme, o fato social pode ser identificado nas atitudes do personagem, sobre o vicio da mãe, a atitude do policial em pixar o menino, é uma atitude muito errada, mas a população nem se importa, pois maioria das vezes a sociedade é quem manda nas nossas vidas, pelas normas, pelos atos, pela influencia de casa pessoa ao nosso redor.. Isso implica na nossa vida profissinal futuramente. Como futura nutricinista temos que procurar saber a alimentação no dia-a-dia de cada paciênte... com isso percebemos muitas vezes que as pessoas são influenciadas, por exemplo as ciranças, se ve o pai ou a mãe comendo algo que não é ''bom pra saúde'' mas eles comem, automaticamente as crinaças vão querer comer também, e mais para frente será mais difícil educa-las. E assim vai, sempre com o mesmo sentido, proposito. Mas não podemos deixar nos influenciar pela socidade, na vida profissional, temos que ser éticos, e exercer nossa profissão corretamente.

    Claudia Navarro, 1º ano, Unifil - Nutrição-matutino.

    ResponderExcluir
  62. Acredito que o alerta principal do filme, e a desestrutura que a sociedade hoje vive, com índices altíssimos de envolvimentos com drogas e ações ilícitas. O que me chamou, mas atenção, e que foi retratado de forma bem evidente que o jovem NETO, esta com algum tipo de problema, esses sintomas são notórios conturbado, pois o jovem não possui interesse por nada e um profundo dessentirá e isolamento.
    Como a sociedade hoje vive em transformação, vemos que o índice de preconceitos também está crescendo conforme a sociedade. Hoje e complicado para qualquer família processar a idéia de que um filho ou filha esteja envolvido com tóxicos ou bebidas alcoólicas, pois dependendo da gravidade da situação e necessário que os pais tomem decisões que nem sempre são as que eles gostariam de tomar. Entretanto acredito que essas atitudes são tomadas na tentativa de recuperação do seu ente querido. Hoje existem muitas clinica especializadas porem existem também as clinicas onde os princípios básicos de respeito e humanidade são desprezados. Neste caso o que vemos e problemas que talvez fossem mas fácil de serem resolvidos se tronando em problemas insolúveis por negligencia.
    Porem e valido resultar que um Medico ele tem que ter decisões para que seu paciente seja tratado de forma adequada sempre visando a melhora do mesmo.Mas não e desta forma que e mostrado no filme, entretanto e valido resultar que muitas das vezes o paciente e levado a instituições que trabalho de forma correta .
    Acredito também que muitas das vezes se um paciente e enviado para tratamento, e este tratamento segue todos os procedimentos adequados porem o paciente não apresenta melhoras deveremos levar em consideração de que o paciente pode não estar levando a serio o tratamento. Pois que sempre leva a culpa e o profissional que esta atendendo este paciente. Desta maneira sempre deveremos analisar os fatos para podermos ter uma posição correta a ser questionada.
    A ética profissional tem que ser levada serio acima de tudo, pois são através de nossas atitudes que teremos bons ou mal resultados no nosso dia a dia.
    Renata da Silva,1ª Nutriçao,Matutino

    ResponderExcluir
  63. O fato ao quais os padrões culturais do que nos é colocado pela sociedade em que vivemos, e somos obrigados a cumpri-los independentes de sua consciência acaba coagindo o indivíduo perante a sociedade e todos.
    De certa forma é a própria sociedade que ditas às regras a qual somos apenas obrigados na maioria das vezes a aceitar. Até mesmo quando aceitamos o que nos é imposto sem ao menos questionarmos o por que.
    No caso do filme O BICHO DE SETE CABEÇAS, o fato do personagem Neto não agir perante a sociedade corretamente acaba levando aos pais tomarem uma conduta que a sociedade acaba impondo, cabendo aos pais só concordar.
    No caso na minha futura profissão como nutricionista o fato de aceitarmos somente o que nos é imposto pode acabar influenciando a passarmos algo para nossos pacientes, o que muitas vezes não concordamos, mas a sociedade determinou.

    O fato ao quais os padrões culturais do que nos é colocado pela sociedade em que vivemos, e somos obrigados a cumpri-los independentes de sua consciência acaba coagindo o indivíduo perante a sociedade e todos.
    De certa forma é a própria sociedade que ditas às regras a qual somos apenas obrigados na maioria das vezes a aceitar. Até mesmo quando aceitamos o que nos é imposto sem ao menos questionarmos o por que.
    No caso do filme O BICHO DE SETE CABEÇAS, o fato do personagem Neto não agir perante a sociedade corretamente acaba levando aos pais tomarem uma conduta que a sociedade acaba impondo, cabendo aos pais só concordar.
    No caso na minha futura profissão como nutricionista o fato de aceitarmos somente o que nos é imposto pode acabar influenciando a passarmos algo para nossos pacientes, o que muitas vezes não concordamos, mas a sociedade determinou.
    O fato ao quais os padrões culturais do que nos é colocado pela sociedade em que vivemos, e somos obrigados a cumpri-los independentes de sua consciência acaba coagindo o indivíduo perante a sociedade e todos.
    De certa forma é a própria sociedade que ditas às regras a qual somos apenas obrigados na maioria das vezes a aceitar. Até mesmo quando aceitamos o que nos é imposto sem ao menos questionarmos o por que.
    No caso do filme O BICHO DE SETE CABEÇAS, o fato do personagem Neto não agir perante a sociedade corretamente acaba levando aos pais tomarem uma conduta que a sociedade acaba impondo, cabendo aos pais só concordar.
    No caso na minha futura profissão como nutricionista o fato de aceitarmos somente o que nos é imposto pode acabar influenciando a passarmos algo para nossos pacientes, o que muitas vezes não concordamos, mas a sociedade determinou.
    Vilma Pricila Delmilio, 1º ano Nutrição Matutino.

    ResponderExcluir
  64. Conforme o exposto, observa-se que segundo Durkheim o Fato Social ocorre no exterior dos individuos, pois existe a partir do comportamento coletivo exercendo poder de coerção nos indivíduos. E, Fatos Sociais são por exemplo, morais, dogmas religiosos, costumes, sistemas financeiros, entre outras maneiras de agir, pensar e sentir de forma exterior ao indivíduo. Este conceito está expresso no filme "Bicho de sete cabeças", se tratando dos abusos cometidos nos hospitais psiquiatricos, sendo estes cometidos pelos medicos e funcionários e com relação as drogas.
    Fernanda Murari Ferraz da Silva, 1° ano Nutrição Matutino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LIDIA MAKITA - 3ºADMGE mat.2 de setembro de 2012 às 19:33

      Infelizmente os abusos ocorrem em muitas situações através de pessoas que se acham no direito de usar o "pequeno" poder que tem na situação, seja nos cargos exercidos ou mesmo na condição econômica em que se situam.

      Excluir
  65. O filme “Bico de Sete Cabeças” mostra claramente que a família e os amigos tentam impor um comportamento para o rapaz e se este não cumprir com a imposição, será constrangido, pressionado e não aceito, e é exatamente isso que vivemos atualmente.
    Como profissional nutricionista, pretendo não impor, mas mostrar os benefícios dos alimentos saudáveis e naturais para qualquer área que for trabalhar dentro da nutrição, não se esquecendo de tratar todos de forma profissional e neutra. Muitas pessoas pensam que se não comer tal marca de alimento não será aceito, mas esquecem de observar as futuras e trágicas consequências.

    ResponderExcluir
  66. Aline Capello - 1º Nutrição - Matutino

    ResponderExcluir
  67. O filme Bicho de Sete Cabeças trata do conceito de coerção, fica claro no filme a família tenta impor um comportamentos para o filho personagem principal no filme, tanto que ele não concorda com estes comportamentos e é excluído da vida social e passa a fazer parte de um manicômio onde aprende a viver dentro desse, não conseguindo mais viver em uma ampla sociedade.
    Como nutricionista, não pretendo exigir ou impor comportamentos fora do âmbito social do paciente mas mostrar prática alimentares saudáveis.

    Luiz Renato Santos Costa - 1° Nutrição - Matutino

    ResponderExcluir
  68. Tudo que o ser humano faz hoje é através de influencias, sejam elas da família, amigos, trabalho entre outros, no filme é enfatizado o que o personagem deve fazer ou não a família tenta impor um tipo de comportamento que acham adequado para seu filho, os amigos o coagem a fazer coisas para se igualar a eles.
    No nosso dia-a-dia muitas vezes somos coagidos a fazer varias coisas para se manter em um determinado grupo, seja ele familiar, grupos de amigos, o que acontece é que já não percebemos mais esse tipo de coerções porque já nos adaptamos a essas situações que faz parecer comum.
    Na minha profissão convivemos muito com um tipo de fato social, os pacientes geralmente tem em suas mentes, que para serem bem vistos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana Clotilde de Jesus - 1° Nutrição - Matutino

      Excluir
  69. (Continuação)...eles precisam ser magros, esquecendo as vezes que o mais importante é a saúde.

    Mariana Clotilde de Jesus - 1° Nutrição - Matutino

    ResponderExcluir
  70. artindo do principio de que o objetivo máximo da vida social é promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades, e que essa harmonia é conseguida através do consenso social, a "saúde" do organismo social se confunde com a generalidade dos acontecimentos e com a função destes na preservação dessa harmonia, desse acordo coletivo que se expressa sob a forma de sanções sociais. Quando um fato põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptação e evolução da sociedade, estamos diante de um acontecimento de caráter ruim e de uma sociedade doente, portanto, normal é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana Aparecida Baldi 1 nutrição matutino, desculpa esqueci de colocar o nome....

      Excluir
  71. Greice Kikuchi Nutrição Matutino27 de abril de 2012 às 20:06

    No filme Bicho de sete cabeças podemos observar várias caracteristicas de fato social,uma delas é a coerçao que é o ato de induzir pressionar um individuo a pensar e agir de acordo com a sociedade e não como ela acha que deveria agir, um exemplo citado no filme e do menino que para ser aceito pelo grupo era fundamental o consumo de drogas e outros comportamentos inadequados,bom e na vida profissional devemos acima de tudo ter etica respeitando cada pessoa sem exigir e impor nada.

    ResponderExcluir
  72. O fato social que é real no filme citado é a de que o personagem principal acaba vivendo dentro de um manicômio e além de ter que se acosutmar a isso, acaba realmente se adaptando e não mais conseguindo viver fora dali.

    E um fato social que provavelmente viverei, será no meu local de trabalho que terá diversas regras, normas de conduta e que conhecerei e terei que conviver com pessoas de personalidades diversas, e assim terei que fazer meu serviço sem causar problemas com colegas de trabalho e que também não infrinjam as normas da instituição em que eu for trabalhar.

    ResponderExcluir
  73. Um dos fatos sociais apresentado no filme é mostrado pela reação que o pai teve com medo de seu filho ser um homossexual ou usuário de drogas. Internando- o, achando que esta pinição o faria melhorar. Na sociedade atual, onde preconceitos, modo de vidas são tão pré definidos, pessoas que não seguem essas regras não são bem vistas pela sociedade, ou pelo menos no nicho de pessoas que as cercam. Outra parte do filme que representa bem isto, é quando o ator principal ,o filho, acaba consumindo drogas ou fazendo as pichações para ser aceito ou mesmo continuar fazendo parte do grupo.
    Falando em vida real,no futuro, talvez um fato social que possa ocorrer na minha vida profissional, seja a velocidade do avanço tecnológico, onde todos deverão ter o conhecimento aprofundado, pois os que não acompanharem ficarão para trás,sendo excluídos e perdendo oportunidades.

    Deise K. Sasaki - 3ºADM -"A" - noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário:

      Concordo com a Deise K. Sasaki, falando em fato social a vida profissional futura, a tecnologia avança tão rápida, que muitas vezes agente mal acabou de aprender algo, já está atualizando dinovo para um jeito, mas rápido e moderno, onde todos deverão acompanhar, pois aquele que não seguir, ficará para trás.

      Unifil - Edivanir Spósito. 3º ADM A - noturno

      Excluir
    2. Deise, na minha opinião que em qualquer área do curso de administração, a sabedoria para lidar com as pessoas é imprescindível, pois por mais que a tecnologia cresça de forma intensa, o contato pessoal é o que faz o mercado crescer, principalmente no setor de vendas.

      Rafaela C de O. Panicki - 3º A Adm noturno

      Excluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
    um exemplo de fato social é problema entre neto(personagem principal com pai dele) que acha ele usa droga e o medo que o filho se em homosexual.
    Na minha profissão é seguir regras da empresaa sem ser influenciado por outros colegas ou prejudica-los.

    Raphael F.A Silva - 4º ano de Sistema de Informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Isto mesmo a coerção está presente em vários aspectos da sociedades ao nascer já estamos sendo coagidos e somos moldados por nossa família pela igreja que frequentamos que estabeleceram padrões a serem seguidos no meio em que vivemos.


      VINICIUS AGOSTINHO LOURENÇO 3º ANO DE ADMINISTRAÇÃO NOTURNO

      Excluir
    2. Concordo com o Raphael, o fato de termos que nos moldar as imposições de nossa instituição profissional para nos manter nessa "cadeia" de imposições, já que precisamos de trabalho para conseguir viver no padrão, na busca da riqueza financeira. No filme eles dão alguns exemplos de fatos sociais, mas temos muitos outros. Desde tecnologias que precisamos nos adequar, ao relacionamento com as pessoas de nosso trabalho e convivência, como amigos e famílias, tudo vem nos moldando para viver em sociedade.

      Pedro Henrique da C. Carvalho
      3º Ano ADM noturno

      Excluir
  76. Edivanir Spósito - 3º ADM "A" - noturno30 de agosto de 2012 às 13:17

    O fato social é baseado na idéia no conceito de coerção. No filme o conceito de fato social retrata com a imposição de regras feitas pela família como, por exemplo, quando o pai é bastante autoritário, tenho bastante medo do filho se desviar para o caminho das drogas serem homossexual, temendo no filme pelo o fato dos relacionamentos e comportamentos que o filho anda tendo, pelo uso de brincos e a respeito da droga o caso maior do filme.
    Uns dos fatos social que poderá ocorrer em minha vida profissional futura, pelo fato da consciência coletiva ser cada vez mais seletiva, sendo ela que vai sugerindo um tipo de comportamento para nós, serão capaz de mudar meu comportamento, meu jeito de pensar de se vestir, seguindo normas, por exemplo, sugerido pelo meu trabalho, ou outro exemplo, pelo avanço da tecnologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A familia tambem (no filme) é mesmo um elemento de coerção muito na vida do personagem, pois querem que ele se comporte corretamente, mas esse correto não é o certo para Neto e vale lembrar tambem que a familia é um dos maiores elementos coercitivos da sociedade.
      A ideia de consciência coletiva tambem é bem relevante pois se não estamos nos padrões exigidos pela coletividade, podemos perder oportunidades.

      Heloisa F Ferreira
      3º ano A De administração noturno

      Excluir
    2. O Edivanir explica bem fato social e quando acontece, de forma clara. Na obra, ocorre quando Neto procura aceitação e identificação de grupo de amigos do qual é incitado a utilizar drogas e bebidas alcoólicas, pichar muros.
      Na vida profissional, acredito que acontecerá, as influências impostas pela própria sociedade, nas questões de comportamentos e costumes.

      Roberto P. Bertoncini
      3º Ano, ADM-GE, Noturno.

      Excluir
  77. Um fato social presente no filme é a questão do personagem principal e coagido para entrar em um determinado grupo e para isso ele deve praticar algumas atitudes que por este grupo é aceito e uso de drogas e a pratica de vandalismo.
    Na vida profissional somos coagidos a fazer determinadas coisas dentro das organizações a seguis regras que já foram estabelecidas antes mesmo de se entrar nesta empresa.


    VINICIUS AGOSTINHO LOURENÇO 3º ANO DE ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o personagem principal foi coagido para entrar em um deteminado grupo, o que explica seu comportamento na qual pichava parede, começou a usar drogas e foi pego pelos policiais.

      Priscila M. Ueda 3° Ano de ADM Matutino

      Excluir
  78. O fato social é baseado na idéia no conceito de coerção. No filme o conceito de fato social retrata com a imposição de regras feitas pela família como, por exemplo, quando o pai é bastante autoritário, tendo bastante medo do filho se desviar para o caminho das drogas e ser homossexual, temendo no filme pelo o fato dos relacionamentos e comportamentos que o filho anda tendo, pelo uso de brincos e a respeito da droga o caso maior do filme.
    Uns dos fatos social que poderá ocorrer em minha vida profissional futura, pelo fato da consciência coletiva ser cada vez mais seletiva, sendo ela que vai sugerindo um tipo de comportamento para nós, eu seria capaz de mudar meu comportamento, meu jeito de pensar de se vestir, seguindo normas, por exemplo, sugerido pelo meu trabalho, ou outro exemplo, pelo avanço da tecnologia.


    Unifil - 3º ADM A - noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pais de Neto agem de acordo com os conceitos impostos pela sociedade, definidos exteriormente e virou hábito, as pessoas fazem e seguem como se fosse algo normal de ser vivido.

      Grazielle Sella de Puala
      Unifil - 3º ADM A noturno

      Excluir
  79. Sendo o fato social baseado na coerção, no filme o conceito de fato social pode ser visto bastante no modo como os amigos tem o poder de coagir o personagem principal, ditando regras de como ele deve se comportar e agir, mostrando como as companhias podem nos levar a fazer algo que nem sempre é certo, só pra sermos aceitos no grupo em questão. O personagem faz tudo o que os "amigos" fazem para poder ser aceito no grupo. Como a coerção esta presente em quase todos os lugares na minha vida profissional tambem havera um fato social baseado na coerção, por exmplo, dependendo da empresa que vou trabalhar, vou ser coagida a se vestir no padrão deles, a se comportar dentro da empresa dentro dos padrões edtabelecidos por ela. Enfim estamos cercados de pessoas querendo nos coagir.

    Heloisa. F. Ferreira
    Aluna 3ºA de Administração noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Heloisa.
      Estamos cercados por coerção de todos os lados,seja por familiares,amigos,no ambiente de trabalho,enfim por toda a sociedade.

      Alessandra Gualtiera P.dos Santos
      3°A ADMGE Noturno

      Excluir
  80. O fato social apresentado no filme é a forma como o pai reage ao medo do seu filho ser usuário de drogas ou homossexual, mostra como esse pai faz de tudo, e até tem medidas extremas, para que seu filho seja considerado normal perante a sociedade.
    Na vida profissional somos cercados por regras, precisamos fazer exatamente como os nossos superiores querem, muitas vezes as pessoas nao podem dar a sua idéia ou sua opinião.

    Isabela Antunes Dessunti - 3º adm A noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família de Neto, no caso o seu pai, age conforme os conceitos impostos pela sociedade para que ele seja aceito pela mesma, onde ela(sociedade)estabelece padrões a serem seguidos e se você não seguir determinadas regras você pode se considerar "excluído" da mesma. Somos coagidos desde quando nascemos, onde somos moldados por nossa família ou pelo grupo de pessoas que fazemos parte dentro da sociedade.

      Gleyciele Fernanda Felício - 3ºB - ADM NOTURNO.

      Excluir
  81. O filme fala da imposição da família no comportamento e nas escolhas do filho, que acaba sendo excluído da sua vida social por não aceitar tal comportamento da sua família, tendo assim que passar parte da sua vida internado em um manicômio.
    A reação do pai referente ao medo de que o filho se tornasse um usuário de drogas, um homossexual, mostrou que acreditava que se o internasse seu filho o afastaria do “mundo de perigos”.
    A sociedade ainda tem muitos preconceitos, fazendo assim com que suas vítimas fiquem revoltadas e expressem esse sentimento de diversas formas, como pichações, uso de drogas, anarquias, como é mostrado no filme, onde o ator principal sofre influencias e faz de tudo para ser aceito em um grupo.
    Na maioria das vezes somos coagidos pela sociedade e obrigados a cumprir e aceitar o que ela impõe sem ao menos saber o porque.
    Um fato social que futuramente viverei é que temos que aprender a conviver com vários tipos de pessoas com diversas características, onde terei que ter o discernimento para tratar cada uma conforme a sua personalidade, sem preconceito, sem fazer diferenças e sim aceitando e ajudando no que for necessário sem julgar ou expor alguém.
    Afinal, lidar com pessoas é extremamente difícil, nos deparamos com várias personalidades, culturas e costumes diferentes, dificultando assim a convivência de forma harmoniosa.

    Rafaela C. O. Panicki - 3º A Adm noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Rafaela. Hoje todos vivenciamos situações parecidas, ao sermos influenciados pelos pais quando criança. Muitos adultos problematicos ou de sucesso, são apenas resultado daquilo que os pais moldaram quando criança.

      Wellington Ito Jorge
      3º Ano ADM - Turma A Noturno

      Excluir
    2. Também concordo com você Rafaela, no que se refere ao comportamento que devemos ter em relação as outras personalidades encontrados no nosso dia-dia. Pois desde sempre existem conflitos de interesses, que acabam refletindo em ocasiões positivas ou negativas. Porém, com relação ao filme, a atitude do Pai de neto,também deve ser levado em consideração, pois como qualquer ser humano em situações extrema (e ainda mais que envolva seu filho), é normal, que o instinto do pai em proteger seu filho tome alguma ação radical, por mais que o mesmo sofra, seu objetivo é sempre vê-lo bem, e com saúde. Porque sabemos que o uso de drogas prejudica a saúde,estremece as relações pessoais com amigos e familias, e isso não é uma imposição da sociedade, pois temos comprovações cientificas para essa afirmação. Diferentemente de uma opção sexual, no que se refere ao homossexualismo, pois nesse caso, o preconceito parte pela imposição da sociedade, pelas questões morais e culturais.

      Luiz Felipe Bibiano do Prado
      3ºAno ADM - Turma A Noturno

      Excluir
  82. Um exemplo de Fato Social no filme seria os amigos do personagem principal, onde fazem com que ele aceite certas regras para entrar no grupo, os quais são proibidas pela sociedade, no caso diz respeito à coerção.
    Em qualquer campo profissional serei coagida, pois terei que obedecer regras como funcionário, e em ser patrão também tem as normas dos superiores.
    Em um resumo pode se dizer que somos coagidos o tempo inteiro, quer seja pelos indivíduos por regras, ou até produtos eletrônicos, como pela televisão e computador.

    Emanuele R. A. Santos - 3º A - ADM Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o personagem foi coagido a realizar determinadas atividades para entrar no grupo, ele tinha a opção de aceitar e participar, ou de rejeitar e ser excluído do grupo por não seguir o mesmo padrão que eles.
      Somos coagidos a todo momento, como dito acima, e muitas vezes isso acontece sem que conseguimos perceber.

      Excluir
  83. Um grande exemplo de Fato Social apresentando no filme são as imposições feitas pela família em relação as escolhas de Neto(a família quer que ele se comporte corretamente), onde o pai é uma pessoa conservadora e ignorante, apresentando indícios de medo do filho se tornar homossexual ou se envolver com drogas devido aos seus comportamentos, não havendo diálogo entre eles. Devido ao medo do filho "não ser aceito" pela sociedade o pai toma uma atitudes bastante rígida, internando o mesmo em um hospital psiquiátrico.
    Um dos Fatos Sociais que poderá ser identificado em minha vida profissional é a de seguir as diversas regras que a empresa possui, além da convivência com pessoas de personalidades diferentes da minha, onde terei que executar o meu serviço sem causar problemas com os colegas de trabalho.

    Gleyciele Fernanda Felício - 3ºB - ADM NOTURNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o filme o personagem principal sofre imposições de sua família quando é internado em uma clinica psiquiátrica, neste caso ele sofreu coerção, pois foi induzido e pressionado a buscar tratamento, sendo que o mais viável seria ele buscar tratamento por conta própria, tendo assim maior possibilidade de se conscientizar de sua situação e buscar uma mudança.
      Muitas vezes em nossa vida também somos impulsionados a tomar certas posições e até mesmo certas decisões que nos levam ao fracasso, uma vez que ao invés de buscarmos opiniões alheias devemos refletir e tomar posições por conta própria.

      José Osvaldo de Paula Martins - 3º B - ADM NOTURNO

      Excluir
  84. O filme apresenta muito a relação da família sobre as decisões do filho, onde o pai tem atitudes radicais para que o filho tome um caminho que a sociedade aceite-o, para que não o excluam. Nós temos como primeira base a família, desde quando nascemos aprendemos e agimos conforme os mesmo, demonstram, ensinam. No filme o pai com medo do filho ser excluído da sociedade, com medo dele ir para o mundo das drogas ou do homossexualismo, fez que o pai de Neto tomar uma atitude desesperada e internar o próprio filho em uma clínica, isso seria um exemplo de fato social, onde o pai e a família influenciam na vida do filho.
    Na vida profissional no meu caso, não só no meu, mas de muitas pessoas que trabalham em empresas com uma política rígida, poderá sentir dificuldades de seguir as regras impostas pela organização. Além da convivência com pessoas com pensamentos e atitudes diferentes da sua. Nesse caso teremos que controlar e fazer a própria função sem prejudicar companheiros da organização.

    Ramon Leite Garcia - 3ºA - ADM NOTURNO

    ResponderExcluir
  85. O fato social é quando o indivíduo nasce e aprende a viver em sociedade ao longo do tempo, e o grande incentivador disto é a educação que ensina e impõem ao indivíduo os ditames sociais ao longo dos anos.
    No filme o fato social este diretamente ligado a reação do pai ao desconfiar que o filho pudesse ser homossexual ou dependente químico, pois pessoas assim são discriminadas e vivem a margem da vida social, e nenhum pai consentiria espontaneamente tal coisa.
    No campo profissional o fato social determina varias situações, como: regras comerciais, ética nas negociações, preços competitivos no mercado e etc. todas essas questões são impostas por fatores externos que estão convencionados nos relacionamentos e vida social.

    José Osvaldo de Paula Martins - 3º B Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família do personagem principal age de acordo com as regras e imposições da sociedade na época. Para eles, este é o caminho correto, o que a sociedade dita, não se importam com o indivíduo, com suas vontades ou sentimentos. Em nossa vida profissional, não é diferente, somos coagidos o tempo todo, mesmo que nem percebamos.
      Débora Patrícia, 3 ADM A

      Excluir
  86. O filme tem como fato social baseado na coerção, no filme o conceito de fato social pode ser visto com o modo que os amigos impõe regras como Neto deve agir e se comportar para ser aceito no grupo.
    Já no campo profissional o fato social é baseado também na coerção somos sempre orientados a fazer aquilo que a empresa impõe as regras e leis da empresa temos que conviver e aceitar essas regras pois dependemos do emprego para sobrevivermos na sociedade de hoje.

    Giuliani Penha 3°A Adm Noturmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano de Oliveira Pereira 3 ano Adm. Noturno1 de setembro de 2012 às 17:05

      Também vejo a coerção como uma das principais determinantes de fato social. E a exemplos vistos no filme ela se dá passiva ou ativamente. Passiva quando há uma busca por aceitação em um determinado grupo e você acaba aderindo aos seus costumes e ativa quando parte de autoridades como a policial que usa de força para te reprimir a se encaixar num comportamento esperado pela sociedade comum.

      Excluir
  87. Fato Social é ações individuais que estão definida exteriormente pela educação, idéia que quando nascemos e aprendemos a viver em socidade.A sociedade impõe conceitos na qual devemos incorporar, seja através da família, no trabalho, na igreja ou na instituição de ensino.
    No filme há influência dos amigos em torno de Neto, padrão de comportamento adequado imposto por eles, para que ele possa fazer parte do grupo.Quando isso não acontece há senimento de constrangimento ou de deslocamento.Na cena em que podemos perceber é quando Neto está em Santos com outro grupo, ele não sabe como agir ou se comportar.Nesse caso se aprende a comportar conforme o grupo ou afastar dele.
    No campo profissional quando somos inseridos aprendemos a nos comportar de acordo com a cultura organizacional,seja através dos colegas, com as normas e regras da empresa.

    Priscila M. Ueda 3º ANO ADM MATUTINO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Neto sai para viajar com seus colegas ele deveria agir conforme o estabelecido entre eles para que pudesse fazer parte do grupo, para que pudesse continuar junto a eles, no momento em que ele não aceitou as regras que foram impostas para que permanecesse no grupo ele foi excluído, pois decidiu não obedecer o que lhe foi imposto.

      ALINE BORTOLOZO – 3° ADM MATUTINO

      Excluir
  88. O filme retrata a coerção, um fato social ocorre quando a sociedade estabelece determinado tipo de comportamento que os indivíduos devem seguir, ou seja, eu costumo agir de determinada forma porque todos agem assim e por isso essa é a forma certa de agir.Isso caracteriza a coerção.
    No filme quando o personagem está no manicômio, ele deve se comportar para poder falar com o médico, não só ele mas os outro pacientes também, ou seja, os pacientes não agem de forma natural e espontânea, todos agem daquela forma porque foi estabelecida essa regra e quem não segui-la será punido.
    Na vida profissional, acredito que irei ter que seguir regras estabelecidas pela organização onde irei atuar, sem poder agir de forma espontânea.

    Nathalia Fernanda Fávaro: 3ºano ADM matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato social é caracterizado pela forma de como a sociedade exerce grande poder de coerção sobre os indivíduos, definindo certo padrão de comportamento com o objetivo de servir como modelo.
      Realmente, o filme mostra o manicômio como um espaço de coerção, devendo respeitar as regras impostas para não levar punição.
      Concordo que no âmbito profissional, o fato social é baseado nas regras e procedimentos constituídos pela organização e que deverão ser respeitados e seguidos pelos colaboradores.

      Andrey B. Gumiero
      3º ano - ADM (matutino) – UNIFIL

      Excluir
  89. O fato social, segundo Durkhein, consiste em maneiras de agir, pensar e sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo. No filme O Bicho de Sete Cabeças podemos ver isso claramente quando o personagem principal foi preso por não seguir as ordens, as regras, perdendo assim, sua liberdade. Seu pai "achava"que ele usava drogas e temia que for homossexual. O pai, achou que a melhor opção era interná-lo em um manicômio, como pudemos perceber, isso não foi a ser feito. O filho, por sua vez começa a se comportar e consumir drogas mais frequentemente, acredito eu, para não se sentir isolado, fazer parte da turma. Infelizmente isso é mais comum em nosso cotidiano do que podemos imaginar. Há pessoas que começam e fumar e consumir bebidas alcoólicas para fazer parte da "turma". O então usamos um determinado tipo de roupa quem nem é nossa estilo só porque todo mundo tá usando. No campo profissional não é muito diferente, muitas vezes, em nossa trabalho, compartilhamos de opiniões/decisões que nem sempre são as mais corretas, pelo simples fato de mantermos no emprego. Falando como ser humano isso é péssimo, profissionalmente, infelizmente às vez temos que ir para onde a onda nos levar.

    ResponderExcluir
  90. Débora Patrícia Antonio1 de setembro de 2012 às 13:08

    Débora Patrícia Antonio, 3 ADM A
    O fato social, segundo Durkhein, consiste em maneiras de agir, pensar e sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo. No filme O Bicho de Sete Cabeças podemos ver isso claramente quando o personagem principal foi preso por não seguir as ordens, as regras, perdendo assim, sua liberdade. Seu pai "achava"que ele usava drogas e temia que for homossexual. O pai, achou que a melhor opção era interná-lo em um manicômio, como pudemos perceber, isso não foi a ser feito. O filho, por sua vez começa a se comportar e consumir drogas mais frequentemente, acredito eu, para não se sentir isolado, fazer parte da turma. Infelizmente isso é mais comum em nosso cotidiano do que podemos imaginar. Há pessoas que começam e fumar e consumir bebidas alcoólicas para fazer parte da "turma". O então usamos um determinado tipo de roupa quem nem é nossa estilo só porque todo mundo tá usando. No campo profissional não é muito diferente, muitas vezes, em nossa trabalho, compartilhamos de opiniões/decisões que nem sempre são as mais corretas, pelo simples fato de mantermos no emprego. Falando como ser humano isso é péssimo, profissionalmente, infelizmente às vez temos que ir para onde a onda nos levar.

    ResponderExcluir
  91. O Fato Social pode ser identificado no filme quando o pai teme que o filho não seja aceito pela sociedade devido as decisões de comportamento escolhidas por ele, e até mesmo quando a equipe médica, por ter um "saber" maior e reconhecido pela sociedade, consegue coagir a família e o jovem sem que seja questionada sobre isso.
    Com o filme vemos que somos coagidos a todo momento e em diferentes maneiras.
    Profissionalmente, teremos que seguir padrões estabelecidos pela sociedade da empresa e isso acontecerá muitas vezes, fazendo com que tenhamos que seguir um determinado padrão para podermos ser aceitos na empresa.

    Amanda Tessaro 3º ADM B

    ResponderExcluir
  92. Como estudado o Fato Social se dá pela coerção, encontramos muito isso no filme na forma em que se não seguido os parâmetros dos grupos o personagem principal se sentia excluido do grupo, não porque o grupo não o quiz mais, mas sim pelo fato dele mesmo não se sentir bem por não agir da mesma maneira que os "amigos".
    Na minha vida profissional ou de qualquer outra pessoa,o fato social, o modo de coerção pode ser facilmente identificado até mesmo pelo fato de que devemos cumprir com as normas e procedimentos da empresa, não que isso seja ruim, mas as vezes inclinamos para algo que não gostamos, e por ser uma cultura propria da empresa temos que nos habituar e nos inserir nela para alcançarmos os nossos objetivos.

    Vanessa Martins 3 ADM-A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, pois como o personagem queria ser da turma ele tinha que se drogar para ser o "legal" da galera, e poder ficar no meio. E no trabalho devemos adequar as normas estabelecidas pela mesma.

      Henrique Jun Kataoka
      3º Ano, ADM-GE, Turma A, Noturno

      Excluir
  93. O filme retrata o conceito de fato social evidenciando o poder de coerção em várias situações. Em alguns momentos, pode-se analisar que para o personagem principal ser acolhido por seus colegas, era indispensável o uso de drogas com o intuito de sustentar o modo de comportamento estabelecido pelo grupo, caso contrário iria implicar em sua exclusão. Além disso, pode-se observar que para ser inserido na clínica psiquiátrica era necessário respeitar algumas regras estipuladas, caso não se adaptasse com a atual realidade, a equipe médica utilizaria de métodos punitivos como forma de lição.
    Um fato social que poderá ser apontado em minha futura vida profissional é a de que, ao entrar em uma organização, eu terei que obedecer e seguir políticas e diretrizes determinadas, além de executar a minha função de maneira íntegra, buscando não dificultar outros colaboradores que estejam envolvidos no mesmo contexto organizacional.

    Andrey B. Gumiero
    3º ano - ADM (matutino) - UNIFIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Andrey o poder da coerção fica mesmo evidente no filme, o ator principal não encontrava em casa aquilo que ele precisava, então para ser apoiado ele se coagia. concordo também que no trabalho o fato social está em seguir políticas e diretrizes impostas a nós.

      Excluir
    2. O comentário anterior Sobre a resposta do Andrey foi postada por,
      Maria Zulmira Ollier Aires 3 Adm Matutino

      Excluir
  94. Fato social é comportamento imposto pela sociedade, não apenas por aquilo que se faz, como também por aquilo que não se faz. No filme bicho de sete cabeças o pai autoritário com medo do que a sociedade ia pensar de sua família, quer resolver o problema pensando mais na sociedade que no próprio filho, tanto que mesmo neto dizendo dos maus tratos, o pai preferia não investigar e sim passar para o hospital a responsabilidade, porque enquanto ele estava sobre a guarda do hospital estava de alguma forma tendo um comportamento normal.
    Quanto à coerção social, nem percebemos que estamos coagidos o tempo todo, vamos a uma festa, lá está todos vestidos da mesma forma, cabelos arrumados porque a própria sociedade assim o exige.
    Na Coação o individuo para ser aceito em um grupo ele deve agir da mesma forma daquele grupo, para alcançar seus objetivos.
    Um fato social no filme é o comportamento do pai, ele não ouve o filho ele apenas age como a sociedade exige.
    Na profissão o fato social acontece o tempo todo, todos devem estar vestidos da mesma forma, seguir um mesmo padrão de comportamento.
    Maria Zulmira Ollier Aires 3 Adm Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei legal o ponto de vista da Maria em relação ao Pai de Neto, pois mostra como ele é coagido pelas normas da sociedade, pelos médicos do hospital, pela filha, tendo mais importância o fato social doque seu próprio filho.

      Luciana C. Kawakami
      Unifil - 3 Ano - Administração Empresarial - Noturno

      Excluir
  95. O tema abordado é muito interessante, pois nos mostra que se não agirmos da forma que a sociedade nos obriga acabamos sendo excluídos e punidos pela mesma. O Fato Social é a indução da sociedade sobre os indivíduos em sua vida social, a maneira como eu devo ou não me comportar. Também é definido como fato social o poder de coerção que é mantida sobre os indivíduos.
    “Fatos Sociais são formas de agir, sentir e pensar, gerais em determinada sociedade, exteriores aos indivíduos e coercitivos em relação a eles”.
    No filme, no momento em que Neto está no manicômio ele deve obedecer as regras que foram impostas pelos médicos, quando ele desobedece uma dessas regras ele acaba sendo punido, ele deve agir conforme lhe foi dito. Outro momento que aparece no filme é quando Neto sai para viajar com seus colegas, que para que ele possa fazer parte desse grupo ele tem que fazer algumas escolhas, se não agir da forma como os outros estão agindo ele é excluído do meio.
    O Fato social pode ser identificado na vida profissional no momento em que entramos em uma empresa, lá irá existir regras, condutas e objetivos a serem obedecidas, teremos que cumpri-las precisando assim nos moldar de acordo com a empresa.

    ALINE BORTOLOZO – 3° ADM MATUTINO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito interressante sua reflexão Aline sobre o tema proposto, quando voce fala sobre os padrões já pré estabelecidos pela sociedade que vivemos, onde muitas vezes se não tomarmos cuidado e se atentar caimos no conformimos!
      Renato Martins de Souza
      3b Adm Noturno

      Excluir
    2. Essa palavra MOLDE dentro da empresa e até mesmo na sociedade resume muita coisa em referencia ao fato social. Infelizmente é assim, a sociedade estabelece um padrão a ser seguido e você indiscutivelmente deve segui-lo. Em uma empresa, por exemplo, quem não respeita as politicas e diretrizes que são impostas acaba sendo visto com maus olhos e por fim demitido. Um exemplo disso, são empresas que impõem bastante o marketing pessoal nos funcionários, no caso das mulheres que só podem trabalhar com esmalte vermelho. Na empresa isso é coletivo...todas usam indiscutivelmente, mas nem sempre usar o esmalte vermelho está dentro do gosto ou preferencia da pessoa em questão. E como isso é obrigatório, a mulher acaba sendo coagida a comportar-se e vestir-se como as outras.
      Thaís Nogueira Balbino
      3B Adm. Noturno

      Excluir
  96. Para Durkheim parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade.
    O processo de socialização e as instituições sociais e direitos, cidadania e movimentos sociais, esse filme brasileiro permite discutir: possibilidades e limites das instituições de socialização (religiosas, escolares e familiares); diferentes perspectivas sociológicas e antropológicas sobre a família na sociedade contemporânea; teorias sociológicas sobre crime e desvio; desemprego e suas conseqüências; o conceito de “Anomia” de Émile Durkheim; instituições totais (manicômios, instituições carcerárias e hospitais); violência; violação dos direitos humanos e construção da cidadania.

    Rinaldo Cabral Filho 3ºA ADM noturno

    ResponderExcluir
  97. Fator social é quando a sociedade nos inibe ou incentiva a fazer as coisas conforme os meio dos quais ela acha certo.
    No filme presenciamos isso quando o ator principal sofre punição por não respeitar as regras da sociedade em que vive, sendo preso (um exemplo em que a sociedade inibe os cidadãos a não realizar tais atos que o ator principal realiza, para se adequarem a sociedade em que vive). E ao mesmo tempo ele é incentivado por um grupo a tomar ações das quais o qualifica e o torna iguais aos outros do grupo para poder adentrar dentro de um círculo de pessoas (um exemplo em que a sociedade faz com que os cidadão exerçam certos atos para se adequar aos outros do grupo).
    Na vida profissional funciona da mesma forma. Terá hora que devemos adequar o produto da forma que sociedade deseja e terá momentos em que a sociedade terá que se adequar aos produtos. Seriam os casos de produtos inovadores com o Ipad em que a sociedade acaba tornando o produto em uma ferramenta importante e não o contrário.
    Hoje em dia o termo "todos devem ser tratados iguais", já está fora cogitação. Cada pessoa tem uma personalidade diferente, gostos e opiniões diferentes, devemos identificar essas diferenças e trata-las conforme suas diferenças. Pois casa um em uma necessidade diferente.
    Vivemos em uma nação que molda as pessoas conforme suas leis, mas ao mesmo tempo essa pessoa sofre influencia de sua região, pais, grupos de convivio e outros, portanto apesar de viver no mesmo pais temos algo que nos difere um do outro e nos faz ter uma necessidade diferente uns dos outros.

    Wellington Ito Jorge
    3º Ano ADM - Turma A Noturno

    ResponderExcluir
  98. Fato Social e quando o individuo muda seu corportamento ou maneira de agir por padrões imposto pela sociedade ou grupo próximo do seu convívio com o objetivo de ser aceito pelo mesmo, no fime podemos constatar este fato quando o adolescente para ser aceito pelos colegas, começa a usar droga pixar muros, para poder ser aceito pelo grupo.
    Na vida profissional isso ocorre com frequência hoje, sõa as normas e procedimentos criados pelas empresas e sendo assim precisamos nos adeaquar a esse siatemas, pois caso contráriocorremos o risco de não ser aceito pela empresa, eu que trabalho na àrea de vendas muita vezes pu constantemente apredemos e usamos algumas estratégias de coerção para que o cliente saia do loja com um produto.

    Renato Martins de Souza
    3b Noturno Adm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você que o fato social muda o comportamento do indivíduo, o personagem muda seu comportamento para ser aceito pelos amigos, quando o personagem é internado ele novamente tem que comportar-se de acordo com as regras impostas para poder falar com o médico.
      Concordo também sobre sua afirmação em relação a vida profissional, muitas vezes o funcionário é coagido a coagir os clientes.

      Nathalia Fernanda Fávaro, 3ºano ADM matutino.

      Excluir
  99. O Fator Social está presente em vários momentos do filme.Um deles é quando o ator principal é preso por não respeitar as leis da sociedade.A prisão é uma penalidade para quem não respeitas as leis e está é uma forma de induzir o indivíduo a fazer as coisas de forma correta.
    Quando o ator quis entrar para um grupo de pessoas,foi coagido a praticar atitudes para que fosse aceito.
    Na vida profissional,quando se ingressa em uma organização é necessário conhecer suas regras,cultura e política para que possamos nos integrar e fazer o trabalho de acordo com o que é esperado.


    Alessandra Gualtiera P.dos Santos
    3°A ADMGE Noturno

    ResponderExcluir
  100. Fabiano de Oliveira Pereira 3 ano Adm. Noturno1 de setembro de 2012 às 17:58

    De fato desde muito antes da escola e de nos apresentarmos formalmente à sociedade, quando ainda bebês, somos inseridos na "forma de bolo" do fato social. Estou falando da busca de nossos pais a se encaixarem nos padrões da sociedade. Daquela velha história "...se for menina o enxoval tem que ser rosa e se for menino enxoval azul..." E assim, sucintamente, começamos a fazer parte do enredo social que já nos é imposto mesmo ainda quando não podemos fazer escolhas. O filme retrata um momento semelhante quando Neto vai ao jogo de futebol com seu pai. Há um momento em que o pai pergunta ao filho sobre os resultados dos jogos e ele se depara totalmente alienado ao assunto. Em um dado instante a impressão que se tem é de que Neto está conversando com um extraterrestre e que aquele evento não faz nenhum sentido para ele. Profissionalmente, em vendas que é a minha área, um vendedor comumente se submete a muitas coerções que se tornam um mal necessário. As coerções são muitas vezes hábitos que o profissional adquire para conquistar empatia de sua carteira de clientes. Por exemplo entender de futebol, corridas de carros, internet, etc. só para se ter assunto para começar uma negociação da maneira mais agradável possível ao cliente. É um mal necessário, como dito anteriormente, porque trata-se da necessidade do emprego e da renda gerada pelo mesmo. Por outro lado há um desgaste por essas atitudes tomarem tempo do que realmente seria agradável ao profissional em sua vida pessoal.

    ResponderExcluir
  101. Podemos observar a reprovação do pai de Neto como fatos sociais impostos pela sociedade sobre as atitudes comportamentais do filho “politicamente incorretas”, assim como suas amizades e o fumo da maconha. O que mais me chamou a atenção foi o pai de Neto internar forçadamente seu filho em um manicômio pensando que estava o ajudando, e ao invés disso, fez passar por momentos terríveis em sua vida que poderia ter o levado ao suicídio. Na minha vida profissional vejo como fato social a imposição de regras de uma empresa, no qual se eu não me sujeitar a ela, serei descartado, não “servindo” para ela.

    Luis M. Kurihara
    Aluno 4º ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
  102. Fato social mostra que se não agirmos de forma que a sociedade nos obriga, ficamos isolado dos outros, ou seja, não somos aceito por não realizar algo que é determinado e as vezes devemos fazer para poder ficar no meio. Com relação ao filme Bicho de sete cabeças, vemos que o Neto é um jovem que faz tudo o que quer, e é coagido a usar drogas para poder fazer parte da turma ou se não ele seria expulso do grupo.
    No profissional, temos diversas opiniões que as vezes nem concordamos mas temos que nos adequar, como determinado nas normas da empresa em que trabalhamos ela exige o uso de uniformes, pois é o padrão da empresa.

    Henrique Jun Kataoka
    3º Ano, ADM-GE, Turma A, Noturno

    ResponderExcluir
  103. O Fator Social está presente em vários momentos do filme,uns das cenas que da pra notar quando os amigos do personagem principal têm o poder de coagi-lo, fazendo com que o personagem tenha que fazer algo para ser aceito no grupo. O ato de coerção esta presente em todos os lugares, em casa, na faculdade, no serviço, na moda, enfim, o ato de ditar regras esta na sociedade em si.

    Lucy Ana Serra Nascimento
    Aluna 3ºA de Administração noturno.

    ResponderExcluir
  104. Fato Social é todo comportamento e idéias de determinado grupo ou sociedade em que se esta inserido. Normalmente é imposto por esta sociedade padrões de comportamento, desde que nascemos, por isso, a maioria de nossos comportamentos são reflexos de alguma coercitividade que nos foi imposta.
    No filme "bicho de Sete Cabeças", essa coercitividade é vista com frequência, sua família, impõe certos padrões de comportamento, não aceitando aquilo que não dentro deste padrão. Já no grupo de amigos, se tem outras idéias e comportamentos, Neto adota comportamentos contrários ao do grupo familiar e da sociedade em geral, como uso de drogas e pichação, e como isso não é aceito pela sociedade, o efeito é a punição.
    Na minha futura vida profissional, tenho a concepção de que tudo gira em torno do fato social, por isso, quando inserido em um ramo profissional, terei que adotar comportamentos ligados a minha profissão e a cultura da empresa em que estarei inserido. No caso por exemplo de posições de liderança, vendas, jurídica, ente outras, a coerção perante meus subordinados e interessados será de grande importância, para se obter aquilo que é esperado.

    Luciana C. Kawakami
    Unifil - Administração Empresarial - 3 Ano - Noturno

    ResponderExcluir
  105. O Fato Social é quando a sociedade inibe os indivíduos para que estes ajam da maneira pré estabelecida que ele consideram correto.
    No filme vemos vários momentos que mostram o fato social, como por exemplo as imposições dos amigos para que ele fosse aceito no grupo, a questão das drogas, coerção na família , e em grande parte do filme vemos a imposição da sociedade sobre o indvíduo.

    Thais Aleixo Calcagnoto
    UniFil - Administração 3ºA - Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o exposto acima e, esses padrões estabelecidos como corretos e verdadeiros, vão moldando o comportamento da sociedade e os que não se enquadram ou não o aceitam são tidos como desajustados.

      Charles do Prado
      UniFil - Administração 3ºA - Noturno

      Excluir
  106. No filme é mostrado o personagem principal que recebe a punição (prisão) por não respeitar as regras da sociedade.
    Para poder ser aceito em um grupo de pessoas, ele acaba sendo coagido a realizar ações das quais o transforma iguais aos outros integrantes do grupo.
    Atualmente nas organizações, a vida profissional funciona da mesma forma, quando um profissional é inserido na organização, é colocado pra ele as políticas internas e regras, e com isso é preciso se adeaquar ao siatema, caso contrário não será aceito na empresa.

    Anderson Santos de Oliveira
    Aluno 4º ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
  107. O fato social é observado em várias partes do filme, como por exemplo as regras impostas pelos colegas do grupo para que o personagem pudesse se inserir nesse grupo.

    Na vida profissional, o fato social é observado quando somos obrigados a aceitar certas regras que não concordamos, como por exemplo as regras de uso da internet, regras para uso de e-mail, etc. Temos que obedecê-las para sermos aceitos na empresa.

    Gabriel de Castro Miranda Lopes
    4º ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
  108. O fator social está presente em várias partes do filme, pelas regras impostas pela sociedade, sendo que para ser aceito no grupo ele acaba fazendo as mesmas coisas para poder ser aceito nesse grupo de pessoas.
    Nas organizações atualmente acaba acontecendo a mesma coisa, é passado as regras dessa organização e a pessoa tem que se adequar a elas, se não ela não será aceita na empresa.

    Rodrigo Marcelo Dias
    3 ano ADM GE Noturno turma A.

    ResponderExcluir
  109. No filme analisado, podemos considerar como um Fato Social a exigência para que o personagem se encaixe num padrão tido como normal. Um exemplo disso, ocorre quando ele começa a trabalhar como vendedor, usando terno e gravata e até com os cabelos mais curtos - o que parece ser o retrato de um cidadão modelo e que atende às expecativas da sociedade - bem diferente da sua imagem anterior. No âmbito profissional, o Fato Social pode ser a repressão de ideias, a aversão à inovação, presente ainda em muitas empresas que, não cedem espaço para a criatividade de seus funcionários.

    Charles do Prado
    UniFil - Administração 3ºA - Noturno

    ResponderExcluir
  110. A família é o principal formador do individuo, pois é onde se recebe os primeiros aprendizados, são através da família que são formados os primeiros fatos sociais da vida de uma pessoa, onde são impostos comportamentos, definidos a partir de uma consciência coletiva da família (pais, avós, irmãos mais velhos), através da coerção (forçar, pressionar ou induzir uma pessoa fazer algo). E para os casos de não cumprimento dos comportamentos estabelecidos, é exercido uma punição, que nos casos da família enquanto criança é aplicado em forma de castigo. No filme “Bicho de Sete Cabeças” pode ser descrito dentre tantos exemplos de Fato Social o exercido pela família, onde a coerção vinda do pai que é estritamente autoritário, principalmente no que diz respeito ao filho onde não aceita a hipótese de poder ter um filho homossexual ou usuário de droga, e também parte da irmã que detém um certo conhecimento, é conservadora e controladora, tendo poder não apenas sobre o irmão mas principalmente sobre os pais. Desta maneira lhe é imposto os padrões de filho aceitável e ideal para aquela família, e a partir do momento em que ele deixa de cumprir esse papel, onde é pego pelo pai usando drogas, recebe uma punição, é internado.
    Como exemplo da vida real, pode se levar em consideração uma empresa, onde o fato social ocorre na escolha do funcionário do mês. Visto que para chegar à este ponto, a empresa exige do funcionário na forma de coerção que ele atinja metas, cumpra horários entre outros fatores. O não cumprimento disto leva o funcionário a uma posição não favorável diante dos demais, pois, propositalmente é divulgado o resultado.

    Diego Garcia Cézar de Mello
    3° B - ADM-GE

    ResponderExcluir
  111. No filme o fator social pode ser apontado em várias senas do filme, como a coação entre os personagens, colocando em teste para que seja aceito em determinado grupo, assim sendo, e se lograr e êxito, poderá ser aceito no grupo.
    E no dia-a-dia vemos varias pessoas ou grupos tento coagir indivíduos indiferentes, como quem queira entrar em uma religião tem que ser os critérios impostos, para uma sociedade de classe alta também, para um grupo de futebol, e assim por diante.

    Fernando Medeiros
    UniFil - Administração 3ºA - Noturno

    ResponderExcluir
  112. O fato social é visto em vários trechos do filme, como por exemplo quando é imposto que o personagem deve usar drogas para não ser excluido do grupo.
    Na vida profissional, o fato social é observado claramente quando somos obrigados a aceitar certas regras e condiçoes que não concordamos afim apenas de poder manter nossos empregos.


    Silvio Gonçalves de Lima Junior
    4º ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
  113. Um exemplo de fato social apresentado é a forma como o pai reage ao medo do seu filho ser usuário de drogas ou homossexual. E com este medo de seu filho ser rejeitado pela sociedade, faz com que ele tome atitudes extremas, internando o próprio filho em uma clínica.
    Na vida profissional somos cercados por políticas rígidas, doutrinas e princípios, além compartilhar o ambiente de trabalho com pessoas com personalidades, culturas e costumes diferentes, que dificultam ainda mais a convivência de forma harmônica. Saber lidar com estes diferenças de forma tranquila e inteligente, ajuda tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

    Sarah Alves Carraro: 3ºano ADM matutino

    ResponderExcluir
  114. O fato social nada mais é do que toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo.
    Relacionando esse conceito com o filme em questão, a parte em que o filho tenta inserir-se em grupo através de ações que são impostas a ele é um exemplo. Também quando o pai cogita a possibilidade de ter um filho dependente químico e homossexual e reage de uma forma muito negativa por não aceitar que seu filho esteja à margem dos padrões estipulados pela sociedade.
    Já na vida profissional é impossível que não exista fatos sociais, bem como diretrizes, políticas e formas de comportamento que se não forem seguidas a risca, podem influenciar negativamente na carreira de quem se esquivar desses princípios.
    Thaís Nogueira B,
    3B ADM. Noturno

    ResponderExcluir
  115. Fato social é uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo. No filme percebemos várias cenas de fato social, a mais comentada de todas é de quando o ator principal quer entrar em um determinado grupo, mas para isso é necessário que ele use drogas, caso contrário o grupo não o aceita.
    Na vida profissional nos deparamos com um monte de regras e somos obrigados a aceitar, pois por mais que não concordamos temos que cumpri-las para estarmos naquela empresa.
    Fernanda G. Castoldi
    3A ADM - Noturno

    ResponderExcluir
  116. Atividade Aula 07

    Fato Social, segundo Emile Durkheim, de forma simples e resumida, é tudo aquilo que interfere (fatores externos) na tomada de decisões do individuo ao longo de sua vida, e de como ele vai viver em sociedade. O que mais me chamou a atenção no filme é quando o ator tenta se inserir em um determinado grupo que, por costume, faz consumo de drogas. Logo, para que o mesmo seja aceito, teria que entrar nos costumes e também utiliza-las, caso contrário, não seria aceito.
    Em nossas vidas profissionais, é muito comum termos que nos adaptar a certos costumes e situações, para manter um convívio natural bom e conseguir desenvolver as atividades. Cada empresa tem um tipo de política a ser seguida e, nosso objetivo, é se adaptar a essas regras da melhor Forma.

    Michael Vicentim
    4º ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde,

    O fato social, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.
    No filme "Bicho de Sete Cabeças" o personagem principal se depara com fatos sociais a todo momento. A sua família (Pai, Irmã e Mãe) impõem aquilo que deve ser feito para que o personagem fico "bem" perante a sociedade. Seus amigos ditam o que é necessário para que o personagem seja aceito no grupo mesmo que estes atos não sejam lícitos.
    Mas a questão de Fato Social não é algo presente somente no filme, em nossa realidade diária isto é muito mais comum do que se pensa. Pessoas definem o que é necessário para termos um futuro promissor, aquilo que é necessário para que a sociedade nos enxergue com bons olhos e de certa forma somos obrigados a seguir estes padrões.

    João Carlos Konewalik SOuza
    4° ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o postado. O fato social encontra-se presente em nosso cotidiano; a sociedade sempre espera que nossas atitudes sejam "normais", e aquele que age de modo diverso é taxado como "esquisito", sofrendo discriminação dos demais.

      Langerton Simões Falasca
      3º ano Administração (noturno)
      Unifil

      Excluir
  118. Um dos fatos sociais apresentados no filme, é a reação dos pais em relação ao comportamento do filho, usuário de drogas. De acordo com Durkheim, fato social é composto por um elemento coercitivo. No caso do personagem Neto, sua família exerce coerção sobre ele, moldando padrões e limites que regulam seu comportamento, para protegê-lo de sofrimentos desnecessários e também para não ser rejeitado ou punido pela própria sociedade. Tanto é assim que quando resolvem interná-lo no manicômio, eles dizem que estão fazendo isso porque “ele não está normal”.
    Já na nossa vida profissional, já somos pressionados desde o momento em que temos de nos confrontar com a decisão de que carreira profissional seguiremos. Não seremos “alguém na vida” se não tivermos estudo, e estarmos em constante desenvolvimento acadêmico. E futuramente não será diferente. Na empresa em que trabalharemos por exemplo, deveremos seguir certos padrões já estabelecidos, aceitos pela consciência coletiva.

    Najila Bianchi - 3 ADM MATUTINO

    ResponderExcluir
  119. Podemos dizer que a própria internação de Neto é considerada uma fato social, não pelo simples fato do evento "internar", mas pelo fato do resultado esperado por seu pai através dessa internação (a "recuperação" comportamental) de Neto, dentro dos padrões sociais vivenciados pelo "seu Wilson" , irmã (família), ou seja, com a internação eles esperam estar desviando Neto das "pragas sociais" como as drogas, mas sem conseguir enxergar que eles mesmos estavam sendo coagidos inconscientemente por uma sociedade hipócrita, a realizar tal fato social.
    Como pude observar, a postagem do Diego Garcia Cézar de Mello também está centrada nessa linha de raciocínio, quando ele diz "Desta maneira lhe é imposto os padrões de filho aceitável e ideal para aquela família, e a partir do momento em que ele deixa de cumprir esse papel, onde é pego pelo pai usando drogas, recebe uma punição, é internado."
    Mariana Ramos

    ResponderExcluir
  120. Mariany Caroline Campos 3ºA Adm Noturno

    O fato social é o fato aprender a viver em sociedade, formar o ser social e moldar a imagem que nos vivemos, passado pelo âmbito educacional que faz com que aprenda a viver em sociedade.
    O fator social pode ser apresentado dentro da coerção em varias passagens do filme uma delas é quando amigos do personagem principal, quando ele tenta fazer parte do grupo seus “amigos” o forçam a usar drogas, caso não obedece a regra do grupo sua expulsão seria inevitável. Quando o personagem vai para uma clinica, também existem regras para serem cumpridas, e que se ele não conseguisse se adaptar os médicos iriam utilizar uma forma de punição.

    ResponderExcluir
  121. Um fato social ocorre quando as ações individuais são definidas exteriormente e passadas pela educação. No caso do filme o pai autoritário com medo do desvio do filho principalmente de ser homo sexual irmã conservadora e controladora e acredita que a melhor forma e punir a mãe é passiva e controlada pelo marido e pela filha sabe o que esta acontecendo mais permanece calada.
    Na vida profissional cada empresa tem uma regra e temos que nos adaptarmos da melhor maneira possível para termos um bom desempenho.

    ResponderExcluir
  122. Fato Social são as maneiras coletivas de agir, pensar, sentir e ver, agindo de forma espontânea, onde o individuo social é moldado a imagem da sociedade em que nos vivemos, quaisquer processo de interação humana são fatos sociais, são exteriores á consciência individuais. Como vimos o filme “Bicho de Sete Cabeças”, aborda assuntos de seria importância para a sociedade em que vivemos, mostra temáticas sociais, econômica e cultural. Pois o filme relata a historia de um jovem que gosta de viver aventuras claramente que não são compreendida e aceitas pelos pais e nem pela sociedade em si, fatos que os chocam, Neto comete algumas rebeldias como,uso de brincos, pichação de muros e casas da cidade e o uso de drogas, onde esse filme propõe um meio de comunição, um dialogo aberto como isso pode facilitar a lares de muitas pessoas, que tem uma cultura ainda muito fechada, onde muitos pais não conversam com seus filhos sobre drogas, sexo entre outros, o que não acontece nesse filme, o pai pede ajuda a sua filha, que tem como característica de conservadora, controladora, ela possui uma saber limitado, sem saber o mais o que fazer, o pai resolve levar o filho ao um lugar de reabilitação, que na verdade parece mais um manicômio, não apresentando ser ético , sem nenhum profissionalismo, como deveria ser, Neto fica pior do que estava nesse lugar, pois eles exageram na medicação, deixando-os alucinados e drogados. Quando ele consegue sair daquele local, ele tenta viver uma vida normal, natural, consegue arrumar um emprego, mas devido o tanto de medicamentos ele continua com alucinações onde também sofre com o preconceitos das pessoas.
    Franciele Fernanda Souza – 3° ADM- Matutino

    ResponderExcluir
  123. Fato Social é como vivemos na sociedade,nos moldar nas formas da sociedade a partir da educação que recebemos.
    Na coerção o fator social é relatado no filme onde fica claro quando seus "colegas" o apresentam as drogas e para ele ser aceito precisa usar se não é excluído.
    Devemos obedecer regras e repeitar da melhor forma possível para obter uma boa relação na vida profissional e convivermos com harmonia em coletividade.
    Fernanda Volpini Jeronimo - 3º ADM - Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme a publicação citada acíma pela Fernanda Volpini, também estou de acordo com o texto,onde a mesma cita que vivemos em uma sociedade que tem o poder de nos moldar.Somos precionados a se adptar a regras sociais, para não sermos excluidos da sociedade,.

      Ivani Cardoso Nogueira
      3 B Noturno

      Excluir
  124. O fato social pode definir-se como qualquer forma de indução ou coerção sobre indivíduos, podendo ter uma existência independente ou estabelecida pela sociedade.
    No filme o fato social fica claro como forma de coerção quando os pais precionan o filho a seguir todas as regras consideradas certas pela sociedade, ao mesmo tempo que os amigos o induz a tomar uma postura ilícita para assim ser aceito pela sociedade que eles consideram “legal”.
    Em nossa vida profissional nos deparamos com esse fato desde a pressão de que carreira seguir, até a vida profissional em si quando nos deparamos com todas as regras impostas pela sociedade que devemos seguir.
    Fabiana Puia – 3° ADM – Matutino

    ResponderExcluir
  125. LIDIA MAKITA - 3ºADMGE mat.2 de setembro de 2012 às 19:22

    O filme apresenta vários exemplos de fato social através da coerção imposta pela família, onde normalmente é o primeiro ambiente de aprendizado e socialização do indivíduo, onde as regras básicas de convivência são aprendidas. Na situação em que a irmã conservadora e controladora, entende que a melhor forma de educar é punindo e por ser detentora de um certo “saber” exerce forte influência sobre os pais que acabam internando o personagem para que ele se encaixe no que a sociedade acredita ser a verdade de boa conduta, porém dentro do manicômio existe a própria “lei” que se não for cumprida, recebe a punição, obrigando o personagem a se encaixar dentro dos padrões de maneira tão forte que ele não consegue mais viver fora daquele ambiente.
    Quanto a vida profissional, o fato social estará presente se trabalharmos como funcionários, onde na maioria das organizações, sejam elas públicas ou privadas, teremos que seguir a cultura(=fato social) da organização. Caso não nos encaixarmos nessa cultura a punição será o afastamento da mesma.

    ResponderExcluir
  126. Os fatos sociais são instituições que de certa forma, sustentam a convivência social, atuando como algo superior e dominante sobre a vida dos indivíduos. Essas instituições exercem sobre os indivíduos uma coerção, de forma que leve um indivíduo a agir e pensar de determinada forma se quiser parte de determinado grupo.
    Em relação ao filme "Bicho de Sete Cabeças", é dado mais ênfase em dois fatos sociais: a família e o grupo de amigos. A família do personagem principal, de forma coercitiva, impõe regras e comportamentos adequados para que este possa ser aceito pela sociedade. E no grupo de amigos, estes impõem ao personagem Neto,ações e comportamentos para que possa fazer parte do grupo, mesmo que estas atitudes não sejam lícitas.
    Na vida profissional, podemos ter como exemplo, as políticas, comportamentos e a cultura de uma determinada empresa, onde para que haja harmonia e um bom desempenho de todos no ambiente de trabalho, se faz necessário que sejam observados atentamente.

    Marco Aurélio Zaminelli de Souza - 3ª ADM - Matutino

    ResponderExcluir
  127. Ivani Cardoso Nogueira
    3 B Noturno
    De acordo com Emile Durkheim,fato social consiste na maneira de agir, pensar e sentir, capaz de exercer sobre o individuo uma coerção.
    Conforme o filme, Rodrigo Santoro interpreta um jovem adolescente de periferia que passa seu tempo fumando maconha e pichando muro, entre outros delitos e seu pai ao descobrir que seu filho utilizava maconha, passou a pressiona-lo e coagi-lo, e a partir daí decidiu interná-lo em um manicômio.
    Diante do caso abordado, pode- se concluir que hoje vivemos em uma sociedade de censura, e só o fato de agir ou ser diferente, já somos pressionados e forçados a se moldar de acordo com que a sociedade empoem e julga ser correto para podermos continuar a fazer parte de um certo grupo e no caso do jovem ele passa sofrer punições por ele não estar adequado a sociedade .
    Já trazendo para a vida profissional, o fato social, faz parte das normas e procedimentos de diversas companhias, no qual, o profissional é obrigado a conhecer e aceita-las, ou seja, a seguir o codigo de conduta interno, obedecendo e respeitando, ao contrário o profissional esta sujeito a ser advertido ou sofrer diversas penalidades.

    ResponderExcluir
  128. O fato social pode ser definido como ações individuais que são definidas exteriormente e passadas pela educação.Tudo o que se aprende desde pequeno são ensinamentos de familia, escola que serão adequada para se viver na sociedade.
    A coerção é o ato de induzir alguém a fazer algo. Essa coerção pode ser feitas por vários meios exemplos: TV, moda, grupos musícais, religião entre outros.E faz com que a pessoa sem comporte de acordo com o meio que ele pretende viver.
    No filme aponta vários formas de coerção uma delas é a da mãe que é coagida pelo marido e a filha. Outra do Neto que é coagidos pelos amigos a ter e praticar atos ilícitos para ser aceito no grupo deles como usar drogas e pixar os muros.
    Já na vida prifissional somos induzidos a seguir as regras de cada instituição de trabalho, e se entrarmos em uma organização para fazer algumas mudanças, não seremos aceito pelos colegas de trabalho essa também é uma forma de não aceitar a mudança.
    Luanda Vieira Diniz - 3° ADM- Matutino.

    ResponderExcluir
  129. No filme "Bicho de Sete Cabeças", o Fato Social é visto em várias cenas. Uma delas é a que podemos observar que o personagem principal precisa usar drogas para ser "aceito" por seus amigos, para assim não ser excluído. Outro fato é que ele percebe que precisa seguir as regras das clínicas para assim não sofrer punições, como remédios, choque, etc.
    Na futura vida profissional, podemos identificar o fato social onde precisamos seguir as regras e os padrões da empresa em que trabalhamos.
    CÍNTIA MIDORI-3 ANO ADM-MATUTINO

    ResponderExcluir
  130. No filme “O bixo de sete cabeças”, podemos destacar como fato social, não só a família, onde a irmã do personagem Neto, exerce poder coercitivo sobre os pais, ajudando-os a tomarem determinada ação, mas também os amigos, que o deixam constrangido por não agir da maneira que eles esperavam. De acordo com Durkheim, coerção também é feita através de constrangimento. Se a pessoa não age de acordo com os padrões de comportamento do grupo, então não está apto para fazer parte dele. Isso acontece no filme na questão das drogas e da pichação.
    Na vida profissional, também somos “pressionados” a fazer parte dos padrões sociais, primeiro, para ter uma boa formação acadêmica. E futuramente também teremos de lidar com “consciências coletivas” no ambiente de trabalho em que fizermos parte. Todo grupo social tem suas características e regras, e no ambiente empresarial não será diferente.

    BEATRIZ PEREIRA - 3 ADM MATUTINO

    ResponderExcluir
  131. O fato social segundo Durkheim, constituem o objeto de estudo da sociologia pois decorrem da vida em sociedade.
    Onde no filme "Bicho de Sete Cabeças" um padrão de vida e imposto pelo pai e pelos
    amigos que impõe padrões para se conviver em um devido grupo. Onde nos dias atuais
    tambem são impostas regras para se conviver em um devido grupo social e para se ter
    um futuro promissor

    João Paulo Bizzani
    4° ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
  132. Nilo Ferraz de Carvalho
    4 sis /unifil

    De acordo com Durkheim, coerção também eh feita como de constrangimento. Se a pessoa nao segue os padroes de comportamento do grupo ele não está de acordo par fazer parte e isso é visto no filme nas drogas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um constrangimento quase não perceptível, encontra-se neste blog, quando na tentativa de publicar minha atividade, tenho de ficar digitando letras e números, e caso eu não consigo identificar-los corretamente, tenho de ficar tentando várias vezes até conseguir publicar ou perder a minha paciência e me sentir um ser inútil. Pois a mensagem acima do texto a ser digitado é: "PROVE QUE VOCÊ NÃO É UM ROBO!" E ao não conseguir identificar as letras horríveis que aparecem, deixam o usuário se sentindo frustado!!!

      Angelita Xavier dos Santos
      3 "A" ADM - GE (noturno)

      Excluir
  133. Aula fato social:

    Filme: a coerção pode ser notada no filme, quando após recusar o cigarro de macanha por várias fezes, a moça o oferere novamente após o rapaz ser solto da delegacia após a prisão pela pichação nas paredes em via pública. Após as "piadas" dos amigos, ele decidi aceitar o cigarro, para "estar junto" no grupo.

    Profissional: na vida profissional, a coerção é vista na necessidade de cumprir prazos de entregas de trabalho, sendo a quantidade a ser trabalhada superior ao tempo hábil de execução; outra situação, seria a venda de planos bancários, cujos atendentes das agências bancárias possuem metas para vender.

    Angelita Xavier dos Santos
    3 "A" ADM - GE (noturno)

    ResponderExcluir
  134. Respostas desafio:

    1- Contagem os NÉ.
    Esta é uma forma de coerção, pois ao ficar reparando algo numa pessoa e se comentar demasiado pode fazer com que esta se sinta regeitada pelo grupo ou ainda, exposta demasiadamente.

    2- Escritório, pontos positivos.
    Gostei dos seus chapéis ao fundo, eo móvel que os acomoda.
    É possível observar que sua estante possui muitos livros, o que indica que você seja uma pessoa que possui o hábito de leitura.

    Eu realmente não gostei da forma de provar que não sou um robo,pois indica discriminação, ou incapacidade para realizar as tarefas.
    Se caso fosse um robo,com a tecnologia hoje existente, ele seria capacitado para realizar com eficiência das atividades solicitadas.

    Angelita Xavier dos Santos
    3 "A" ADM - GE (noturno)

    ResponderExcluir
  135. Atividade Aula 07

    Segundo Emile Durkheim, resumidamente, Fato Social é tudo aquilo que interfere na tomada de decisões do individuo, ou de como agir, ao longo de sua vida de um individuo, e de como ele vai viver em sociedade. No filme, pude notar que quando o ator tenta fazer parte de um um determinado grupo que consome drogas. Logo, para que o mesmo se insira, teria que mudar de hábitos e começar a utilizar as drogas. Caso contrário, não seria aceito.
    Profissionalmente, é comum termos que se adaptar a regras, para manter um convívio em sociedade.

    Marcos Henrique Polverini
    4º ano de Sistemas de Informação/Unifil

    ResponderExcluir
  136. Fato social, conforme Durkheim, é um fato independente, exterior ao indivíduo, que exerce sobre este um poder de coerção. Os fatos sociais não existem somente para um indivíduo específico, mas sobre toda a sociedade. Exemplos de fatos sociais são os dogmas morais e religiosos, os costumes, entre outros. Os fatos sociais variam de acordo com a cultura dos povos.
    No filme "Bicho de Sete Cabeças", Neto é pressionado por sua família e por seus amigos a agir do modo que estes consideram aceitável. O maior exemplo disso é quando o pai de Neto, ao encontrar um cigarro de maconha com o filho, busca o conselho de sua filha mais velha e decide interná-lo num manicômio. Para ele, o modo de agir de Neto não era aceitável, não estava de acordo com o esperado pela sociedade.
    Na vida profissional, muitas vezes temos que nos moldar ao tipo de comportamento esperado pelo empregador. Isso se manifesta no uso de uniforme, no treinamento sobre a melhor forma de falar com os clientes da empresa, etc. Mesmo que não concordemos com alguma medida, em geral, mantemos o silêncio, com receio de perder o emprego.

    Langerton Simões Falasca
    3º ano Administração (noturno)
    Unifil

    ResponderExcluir
  137. Fato Social no filme "Bicho de Sete Cabeças",Encontra-se uma família de costumes conservadora dos mesmo e isto tornou-se hábito um controlando o outro. O filme diz muito sobre fatos sociais, eles podem ser vistos na aceitação dos amigos,e na vida como um todo.

    Na vida profissional,interfere sim nas práticas alimentares da população.. Infelizmente sempre alienados em propagandas,modinhas do momento sendo induzidos a consumir certos alimentos por um amigo,vizinho,tio,primo etc. estarem consumindo o mesmo. Embora mal saibam que se não consumirem não sofreram nenhum tipo de repressão, mas é mais fácil ir na onda do que ter uma própria opinião.

    Ana Camila Neri Moreira
    1ºano Nutrição(noturno)
    Unifil.2013

    ResponderExcluir
  138. No filme vimos que o fato social, o tempo todo presente é a sbmissão que vai desde a mãe que deveria proteger e ajudar seu filho até o profissional que iria cuidar de seu bem estar e torná-lo sociavel após um periodo de reclusão, a mãe é toda submissa deixando que outros decidam e tomem atitudes das quais não compartilha porém não tem força de lutar contra as mesmas que estão ao seu redor.
    Um fato social na profissão é que hoje existe a moda do corpo perfeito a qualquer custo, mesmo que isto seja um sacrificio, e talves até uma forma de aprisionar-se. Este corpo perfeito que estamos sendo imposto é um tipo de coerção da moda, tudo é projetado para magros, e muitos deixam de visar a saude para se adecuar a estes fato social.

    ResponderExcluir
  139. O fato social de uma forma generalizada seria : tudo que é imposto pela sociedade.
    Pra ser mais especifica são ‘’regras’..
    Desde na família, eletrônicos da moda, a moda, no trabalho, nos estudos.
    Falando um pouco sobre o filme, ele retrata que a família impõe o jeito que quer que seu filho seja da maneira que eles pensam que é correto, por isso colocam ele em uma clinica que tenha um cuidado maior, apesar que a situação do filho fica muito pior.
    No caso do Iphone citado, com a maior certeza é um fato social, a sociedade ‘’ impõe ‘’ que tenhamos os aparelhos celulares de ultima geração.
    Na vida academia o fato social seria saúde, higiene, um bom estudo não poderia faltar, entre outros..
    Noelle Hilário e Silva 1° Nutrição Matutino

    ResponderExcluir
  140. O fato social como já foi estudado é a consistencia em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo, ou seja, os paradigmas que são impostos na sociedades, regras que devem ser seguidas para que você seja considerado "normal".

    No filmes percebemos isso quando o pai descobre que o filho está fumando maconha, e manda ele para uma clinica, achando que o filho está louco, está doente da cabeça, ou seja, ele acha que o filho não é normal, que o filho está doente, porque a sociedade determinou, empregou paradigmas, onde as pessoas só são consideradas normais, quando elas seguem todas a regras, e quando seguem o padrão '' tradicional''.

    Na minha profissão, acredito que para obter sucesso, terei que seguir um procedimento padrão,tradicional, pois a maioria das veses as coisas que são diferentes, não são " normais" ou "certas"

    Júlia Valenzuela - 1º ano matutino - nutrição

    ResponderExcluir
  141. O fato social faz parte da nossa vida desde que nascemos, através do tempo ele vai sendo incultido em nós através da familia ,dos amigos, da igreja , da escola com suas idéias de coerção .
    No filme em questão podemos ver vários exemplos de fato social . Quando Neto é pego com seus amigos pichando , os policiais agem de forma punitiva passando o spray no rosto de Neto , ele por sua vez fica com raiva do pai que ao assistir a cena concorda com atitude do policial que no intuito de impor ordem age daquela maneira , na qual é interpretada por todos como normal . No hospital a coerção tem elemento punitivo também , quando Neto sai da linha ele é punido . O filme ainda demonstra a consciência coletiva restritiva da sociedade , que é vista a partir da família de Neto . O pai tem uma grande preocupação com Neto ter se tornado "um mal elemento da sociedade " e com isso torno-se duro ,autoritário e distanciou-se emocionalmente do filho , ficaram sem diálogo e sem demonstração de amor, ele passa pelo bar bebe e sai dirigindo . Neto sentindo-se rejeitado e com sua auto-estima baixa ficou a mercê das atitudes coercitivas dos amigos e daqueles que ainda lhe dão atenção e vivi em anomia . A mãe,submissa ao pai e acostumada a coerção ,sente que a forma que o pai conduz a relação com o filho está errada mas não faz nada para mudar essa situação, e consome-se no cigarro. A irmã ," pessoa perfeita aos olhos da sociedade" na opinião dos pais, não demonstra amor e compreensão com Neto e está sempre achando-se a dona da verdade , porém sempre está cheia de multas de trânsito . Como podemos ver o fato social é baseado na ideia de coerção .
    Quanto a minha futura vida profissional , o fato social estará intrínseco . A nutricionista trabalha dentro do fato social e suas coerções com relação a alimentação nas tradições culinárias familiares,regionais e na mídia, campeã em atitudes coercitivas . Posso disser que a minha vida profissional será uma luta.
    Costumes,moda de comer ou beber X o melhor de comer ou beber para a vida e saúde .
    O que meu paciente vai escolher ? Espero ensiná-los de forma clara as implicações de suas escolhas e orientá-los a quebrar paradigmas, decidindo por si mesmos o que é o melhor para eles .

    Carla Luize Ribeiro- 1ºano Nutrição- Matutino


    ResponderExcluir
  142. A sociedade nos obriga a seguir seus padrões diariamente, somos influenciados em vários fatores, como comportar-se, vestir-se, conversar entre outros. Seguindo as regras que a sociedade nos impõe.
    No filme podemos identificar a situação de coerção, quando o filho sofre pressão sobre o pai, para não tornar-se drogado ou homossexual, isso seria o fato de coerção.
    Futuramente em minha vida profissional haverá à coerção, sobre o fato que uma nutricionista tem que encontrar-se sempre em forma, pois quem vai a uma consulta com uma profissional da área acima do peso não terá uma boa impressão.

    Lilian Hellen Cajiolla, 1º Nutrição-Noturno.

    ResponderExcluir
  143. A caráter social o filme é do começo ao fim coercivo. Uma exposição da situação atual dos hospitais psiquiátricos públicos, repletos de abusos e com pouquíssimo investimento na recuperação dos internos, choca e cria a reflexão sobre este problema, pouco comentado pela mídia e pela imprensa. Há também um questionamento dos valores e do comportamento da classe média brasileira, através de uma família que considera doente mental um jovem que usa droga eventualmente e também sobre o homossexualismo. O que mais me intriga é a mãe que tinha noção do que estava acontecendo e foi conivente com o marido e a filha. O protagonista sofre com a coerção dos familiares, dos médicos, dos policiais e do grupo de amigos. Sem chance de se defesa.
    A nossa sociedade é cruel, massante, que não permite o erro e nem aceita o pedido de perdão, mas que julga, aponta o dedo e despreza quem mais deveria ter o suporte para ser reinserido. Somos parte de um grande todo, somos iguais, temos qualidades, erramos e exercendo aquilo que seria o ideal de direito, liberdade e justiça, poderíamos viver em um lugar onde não precisaríamos fingir tanto.
    E sem agradar ninguém.

    O fato social interfere na alimentação da população sim, é claro que somos conduzidos a consumir algum tipo de alimento do momento (moda) ou de um certo grupo em evidência. Cabe a nós nutricionista ter o discernimento e aceitar ou não. É claro que vamos encontrar pelo caminho a coerção de alguma forma, mas a melhor forma é ter a liberdade de fazer a melhor escolha.

    Patrícia Ferreira - 1° Nutrição - Noturno.

    ResponderExcluir