segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Negra - Tarsila do Amaral (Pedagogia)

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de1886, no interior de São Paulo. Nascida em família rica, estudou em colégio de freiras, concluindo os estudos em Barcelona, Espanha.
Quando falamos em Tarsila do Amaral, a primeira obra que vem à nossa memória é o Abaporu. Porém, há de se destacara a obra que a projetou como artista, A Negra, pintada em 1923 na Cida de Paris/França, enquanto cursava com o mestre cubista Fernand Léger.
Léger, impressionado com a criação de Tarsila, apresenta a obra aos demais alunos e a convida para participar do Salão Oficial dos Artistas da França, onde ela expo suas obras em que utilizou as técnicas do cubismo; a partir de então, passa a ter destaque como artista convivendo com grandes nomes.
Nessa tela, ela trabalhou elementos cubistas e buscou mostrar em sua arte um ambiente tipicamente do Brasil, fato este facilmente identificável através da gigantesca folha de bananeira em diagonal semi curvada que se entrelaça à figura da negra. A figura sentada, de braços cruzados e pernas grossas e toscas, tem aparência imóvel. O olhar triste parece invocar a melancolia e o pessimismo, fatores dos quais muitos negros vieram a morrer. Na época, o nome dado as morte era Banzo, hoje é conhecida como depressão.
Segundo depoimento da própria artista é fruto das historias contadas pelas mucamas da fazenda em sua infância. Falavam de coisas que impressionava Tarsila ainda criança. Por exemplo, o caso das escravas impedidas de fazerem pausas para amamentar seus filhos durante o trabalho nas lavouras de café; amarravam pedrinhas nos bicos dos seios, para que desta forma ficassem alongados e pudessem ser colocados por sobre os ombros, afim das escravas poderem amamentar SUS filhos que carregavam nas costas.
A Negra, 1923, é uma obra da coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que ingressou no acervo desde sua fundação, em 1963 até os dias atuais, sob numero de inventário 1963.3391 – medindo 100x81, 3 cm.

"A Negra"

 

Grupo:
Ana Paula Silva
Cristiane Caetano
Danielle Dias
Ieda Vacario
Michele Missão
Rozane Ferreira

23 comentários:

  1. o trabalho das meninas ficou muito bom, mostrou informações, muitos legais como esta dos seios das escrava para amamentar seus filhos, acreditase que este texto é marxista, traz o sofrimentos deste negros , a visão da pintora é muito legal como as meninas falam destes olhar triste que a pintora traz no quadro da Negra, e fando de enumeros negros que morreram por depressão.

    ResponderExcluir
  2. Aracele-
    Gostei muito do trabalho meninas, parabéns!Percebo que o texto trás o conflito que os escravos enfrentavam, as mortes, a maneira de amamentar seus filhos, sofrimentos. Vejo como características da escola marxista. Muito sofrimento presente no texto.

    ResponderExcluir
  3. Rosangela.
    Ao ler o texto, o identifiquei com o materialismo histórico, por falar dos conflitos que as escravas negras passaram naquela época.
    Muito interessante a forma que amamentavam seus filhos,curioso, muito bom meninas.

    ResponderExcluir
  4. ANALISANDO O TRABALHO, PUDE PERCEBER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS NAS OBRAS DE TARCILA QUE É O RELATO DE SOFRIMENTO. CARACTERÍSTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO. AS ESCRAVAS QUE SOFRIAM POR CAUSA DE UMA CLASSE SUPERIOR USA-SE DE SEU PODER PARA PREJUDICAR OS MENOS FAVORECIDOS SOCIALMENTE. É O QUE PUDE PERCEBER ... E A FORMA COMO AS ALUNAS FIZERAM SUA ESCRITA SE CARACTERIZA TAMBÉM PELO MODELO MARXISTA.

    VANIA PRISCILA DE MIRANDA

    ResponderExcluir
  5. Lislley

    analizando o texto percebi que caracteriza-se o medelo Marxista, pois a escrita relata o conflito dos sofrimento das escravas da época e como estumamos o marxismo é marcado pelos conflitos.

    ResponderExcluir
  6. Ellen
    Achei bem interessante a historia do quadro "A Negra" pois para mim era desconhecia até então, bem sobre a base teórica que o grupo usou foi escola dos analles pois se remete a cultura de um povo.

    ResponderExcluir
  7. Vanessa

    Escola de analles, pois é a história cultural de grupo.

    ResponderExcluir
  8. Trabalho interessante de se fazer... despertou curiosidade pela forma de trato da epoca, costumes e tradiçoes...
    Caracteristica do texto da escola de annales.. Otimo...
    Aluna: MICHELE MISSÃO

    ResponderExcluir
  9. Esta obra tem relação com a escola do annales , pois com tal fala de uma historia com fatos sócias e culturais , dá espaço as pessoas que na historia oficial não acontece no caso a negra, não é uma historia tradicional e nem critica algo, apenas relata um fato, ou conta da historia .

    Zeiza Carla Silva de Castro.

    ResponderExcluir
  10. Esclarecendo a resposta, é uma historia com fatos sociais e conta uma história tranquila abragendo fatos de aspecto culturais de uma epoca , não criticando algo, nem apresentando uma historia rigida tradicional, essa é a escola dos Annales.

    zeiza carla silva de castro

    ResponderExcluir
  11. Acredito que o texto seja da concepção da escola de Annales, pois nos relata um aspecto cultural da época, de um determinado grupo, os escravos.Não há uma linearidade de fatos, aspecto do positivismo.

    Aleandra Kobayashi

    ResponderExcluir
  12. MONICA MISUE ALVES

    Este trabalho de concepção da escola dos annales, pois descreve a cultura de um povo, ou seja , os negros escravos, de como eles eram maltratados na época, sendo características dos annales.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse texto, pois não sabia sobre esse quadro e como as mulhere negras amamentavam seus filhos.
    Este texto tem caracteristica da escola de Annales, não foi pintado de um fato histórico, e não aparenta um ser um conflito, Tarcila pintou o quadro relatando algo que estava impressionando ela naquele momento da história.

    Natiara F Rosa.

    ResponderExcluir
  14. ...buscou mostrar em sua arte um ambiente tipicamente do Brasil...
    ...Segundo depoimento da própria artista é fruto das historias contadas pelas mucamas da fazenda em sua infância.
    De acordo com meu ponto de vista, este texto tem como base a escola dos Annales, pois relata a historia de um determinado povo, dos escravos, de como era a realidade dos mesmos e como eles compartilhavam esta realidade.
    Nao eh positivista, pois nao se trata de um heroi, nao possui um fato historico linear, e por possuir elementos cubistas, nao tinha nenhuma preocupacao com a aparencia real das coisas, e nao eh marxista por nao apresentar conflitos.
    Muito legal meninas, eu tambem nao tinha ouvido falar deste quadro da Tarsila. Gostei.

    Carina Andreia Santana

    ResponderExcluir
  15. O texto em minha opiniao trata-se de uma concepção de Escola dos Annales, pois esse tem hinicio com a historia narrativa passando então para uma história problema, percebemos então que o mesmo apresenta entao aspectos da vida social.

    Juliana T.C dos Santos

    ResponderExcluir
  16. O texto é concepção da escola dos annales,pois busca aspectos da vida social, onde retrata a figura de uma escrava negra
    descrevendo como era seu modo de vida naquela época.

    Sueli dos santos

    ResponderExcluir
  17. o texto em minha concepçao assim como o trabalho do grito do ipiranga ea primeira missa e composta tambem pela escola dos annales quando ela vem tambem tratar de falar da vida sozial no caso da negra sendo assim algo cultural concretizado o aspecto da escola dos annales .


    Daiane Souza

    ResponderExcluir
  18. É de concepção dos Annales, pois ao relatar que a história foi contada pelas mucamas nos mostra que tudo pode virar história, além de se tratar dos aspectos culturais dos negros da época. Mas confesso que confunde com a concepçao positivista pela maneira descritiva do texto.

    Cristiane G. David

    ResponderExcluir
  19. Escola dos Annales, pois o texto nos fala de cultura, muito triste a história, e uma história triste mais que foi concretizada.
    Já essa obra "A Negra" eu acho uma obra triste pra mim sem vida, onde eu olho e só vejo tristeza, nada além disso.

    ResponderExcluir
  20. Escola dos Annales, pois o texto nos fala de cultura, muito triste a história, e uma história triste mais que foi concretizada.
    Já essa obra "A Negra" eu acho uma obra triste pra mim sem vida, onde eu olho e só vejo tristeza, nada além disso.

    Lylian Chamilte

    ResponderExcluir
  21. O quadro retrata a cultura de um povo e pode ter relação com a Escola do Annales.

    ResponderExcluir
  22. Apesar do sofrimento dessas mulheres antigamente elas acabavam se adaptando a esta realidade pois se tratava de uma necessidade e uma cultura desses povos, por isso creio que seja escola do Annales.

    Jhenifer Cavalheiro

    ResponderExcluir
  23. VEI MINHA PROFESSORA COPIO ESSE TEXTO FALANDO QUE ELA QUE FEIS, E MANDO AGENTE RESUMIR, AI EU IM NESSE SAITE E O TEXTO E IGUAL, EU SEI QUE ELA N COPIO PQ ELA E UMA VEIA GORDONA QUE N SABE FAZE SAITE

    ResponderExcluir