segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Brasil é um país com uma vasta história de acontecimentos, batalhas, lutas e disputa de poder. Dentro todos estes feitos, destacamos um fato que ocorreu no estado de Minas Gerais e que desse ocorrido, três quadros foram representados. Ocorreu uma revolta contra o poder colonial de Portugal sobre o Brasi, intitulada de Inconfidência mineira. Portugal fazia muitas explorações de minérios provocando a diminuição da produção e o empobrecimento das vilas minerais. A partir disso, no séc. XVIII apareceram uma série de conflitos. O povo sofria e os portugueses exigiam cada vez mais dos mineradores, sem contar que os impostos que Portugal exigia eram altíssimos fazendo com que muitos metais preciosos eram contrabandeados.Portugal passa a agir de maneira rigorosa, decretando a “derrama” e aumentando o domínio militar nas regiões das minas. A elite das minerações começaram a reunir-se e discutir uma solução para o país, como a própria independência. Essas reuniões eram escondidas e chamadas de conspiração. Os conspiradores foram revelados e todos caçados. Quem teve maior destaque foi Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes e era o único membro da conspiração que não participava da elite. Ele teve a pena mais severa e foi esquartejado e seus restos mortais foram expostos como forma de demostrar a autoridade dos oficiais. Com isso, três autores retrataram este mártir. O primeiro foi Pedro Américo, é pintor brasileiro, doutor em ciências físicas, frequentou cursos de filosofia em paris onde aperfeiçoou sua pintura. Ele tinha o interesse de pintar um quadro que representasse a comemoração da independência, em 1983 firmou um contrato com o governo do estado para executar o trabalho, demorou 3 anos para finaliza-lo, pelas suas viagens. .hoje está exposto no museu Mariano Procópio em Juiz de Fora, MG.O segundo, foi Decio Villares, era pintor e escultor, pintava quadros bíblicos e na Europa pinturas positivismo-materialista. Em 1928 Decio pintou o quadro O Tiradentes a óleo, para representar a imagem de um herói representando a Inconfidência Mineira. Com a influencia da religião o quadro foi pintado como Jesus cabelos e barba grande, túnica e olhar voltado para cima. A obra se encontra no museu da Inconfidência,MG. O terceiro, Eduardo de Sá, discípulo de Pedro Américo, estudou em Paris e sua inspiração vem do amor as coisas pátrias e escultou o monumento “Tiradentes” que se encontra no RJ em frente ao  Palácio Tiradentes - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Referências:
REVISTA DE HISTÓRIA. Herói em pedaços. Disponível em : <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/perspectiva/heroi-em-pedacos> acessado em Mar.2012.
GUIA DO ESTUDANTE. São Tiradentes: imagem real do herói pode ser outra. Disponível Em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/sao-tiradentes-imagem-real-heroi-pode-ser-outra-435167.shtml> acessado em Mar.2012.
REMEMOR ARTE. Monumento a Tiradentes. Disponível em :< http://rememorarte.blog.br/?p=1699>. Acessado em Mar.2012.
PITORESCO. Eduardo de Sá. Disponível em: < http://www.pitoresco.com/laudelino/edu_sa/eduardo.htm> Acessado em Mar. 2012.
WIKIPÉDIA. Eduardo de Sá. Disponível em: < http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Eduardo_de_S%C3%A1> Acessado em Mar.2012.
MUSEU MARIANO PROCÓPIO. Parque do museu Mariano Procópio. Disónível em: < http://www.pjf.mg.gov.br/mapro/museu/historico.php> Acessado em Mar. 2012.
SÓ HISTÓRIA. Inconfidência mineira. Disponível em: < http://www.sohistoria.com.br/ef2/inconfidencia > Acessado em Mar de 2012.
Tiradentes Esquartejado


Décio Villares – Tiradentes


Tiradentes – Eduardo de Sá

21 comentários:

  1. Trabalho sobre

    TIRADENTES (Pedagogia)
    pelo grupo :

    Aracele Fernanda
    Daiane Souza
    Josiane Priscila
    Natiara Rosa
    Sueli Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Rosangela.

    No meu ver, a história relatada nesse trabalho cabe a concepção positivista por nos trazer informações de fatos historicamente
    comprovados como a morte de Tiradentes.

    ResponderExcluir
  3. Lislley

    O texto relata um modelo marxista, pois a revolta colonial de Portuual ao Brasil traz muitos conflitos levando até ao eaquartejamento de tiradentes e fica claro no texto um conflito entre Portugual e Brasil e todo conflito se caracteriza no modelo marxista.

    ResponderExcluir
  4. Podemos dizer que o texto possui uma interpretação marxista pois tem como base o conflito de uma classe, de comerciantes e mineradores das Minas Gerais, com a Metrópole, em busca de liberdade de comércio e independência política. Como a análise marxista tem como pressuposto a existência de conflito de classes e a estrutura de poder que se origina desse conflito, a classificação como análise marxista é válida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen

      Podemos dizer que o texto possui uma interpretação marxista pois tem como base o conflito de uma classe, de comerciantes e mineradores das Minas Gerais, com a Metrópole, em busca de liberdade de comércio e independência política. Como a análise marxista tem como pressuposto a existência de conflito de classes e a estrutura de poder que se origina desse conflito, a classificação como análise marxista é válida.

      Excluir
  5. Vanessa

    O trabalho relata uma concepção Marxista, onde esta claro o que está acontecendo surge devido a um conflito quando ocorre uma revolta contra o poder colonial de Portugal sobre o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Este trabalho tem característica da concepção marxista da historia, pois como podemos analisar fala da briga de duas classe que como tal tem sonhos e ideais diferentes, apresenta conflitos e fala de um martírio onde ele é destacado, e até a pintura tenta questionar algo.

    ]Zeiza Carla Silva de Castro.

    ResponderExcluir
  7. O texto é um modelo marxista, retrata a revolta colonial de Portugal, já no Brasil traz muitos conflitos levando até ao eaquartejamento de Tiradentes, dessa forma denotasse um texo de forma marxista.
    ALUNA: MICHELE MISSÃO

    ResponderExcluir
  8. O texto tem sua base marxista, pois nos relata mostra aspectos de conflitos entre duas sociedades, a colonia de Portugal sobre o Brasil. A luta por melhores condiçoes para a sociedade, base do marxismo.

    Aleandra Kobayashi

    ResponderExcluir
  9. MONICA MISUE ALVES

    Acredito que esse trabalho e de acordo com a concepção marxista, pois apresenta um conflito entre o Brasil contra o poder da colônia Portuguesa, ou seja , a Inconfidência Mineira, e também o esquartejamento de Tiradentes. Ficando claro no trabalho das menina as característica da teoria marxista.

    ResponderExcluir
  10. Como de inicio, ...O Brasil é um país com uma vasta história de acontecimentos, batalhas, lutas e disputa de poder., o texto nos tras um conflito como o de Tiradentes Esquartejado (o motivo pelo qual foi morto),que nos leva a ver que este texto possui uma concepcao marxista, pois relata a dominacao e desigualdade de uma classe(dominante) e outra (dominada).
    Muito bom meninas.

    Carina Andreia Santana

    ResponderExcluir
  11. O texto nos deixa claro a ideia da concepcção marxista, pois essa nos apresenta a valorização de conflitos, sendo que esse nos apresenta claramente o conflito Brasil x Colonia Portuguesa.

    Juliana T.C dos Santos

    ResponderExcluir
  12. O texto é de concepção marxista, pois nos relata e mostra aspectos de conflitos entre duas sociedades, a colônia de Portugal sobre o Brasil. A luta por melhores condições para a sociedade, E todo conflito se caracteriza no modelo marxista.

    Cristiane Caetano

    ResponderExcluir
  13. O texto tem sua base na concepção Marxista, apresenta conflitos,luta de classes.

    Ieda Vacario

    ResponderExcluir
  14. O texto tem como base a concepção Marxista, pois é marcado pelo conflito entre Portugal e Brasil.


    Cristiane G. David

    ResponderExcluir
  15. Entendo como uma visão marxista, porque desde o inicio fala dos conflitos de forma valorizada característicos do materialismo, cita o conflito Inconfidência mineira que foi a revolta do poder colonial sobre o Brasil, a luta de classes. Com base nessas características vejo como a concepção Marxista.

    Danielle Dias da Silva Sampaio

    ResponderExcluir
  16. O relato sobre as três obras retratadas de Tiradentes se aproxima mais do Materialismo Histórico. Marx fala da permanente luta entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos; que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores. Assim a história da humanidade seria constituída por uma permanente luta de classes, onde os homens são autores e atores de seus próprios dramas.

    Rozane Ferreira

    ResponderExcluir
  17. O QUE PUDE PERCEBER COM O CONTEÚDO APRESENTADO, SE CARACTERIZA COMO UMA VISÃO MARXISTA, POIS QUANDO FALAM DE TIRADENTES, SEMPRE SE FALA EM CONFLITOS, DELE COMO UM MÁRTIR E LÍDER. ESSAS SÃO CARACTERÍSTICAS APONTADAS DENTRO DO MATERIALISMO HISTÓRICO. VEJO MUITO ISSO TAMBÉM NAS IMAGENS APRESENTADAS.

    ALUNA: VANIA PRISCILA DE MIRANDA

    ResponderExcluir
  18. Está claro que o texto tem como base o marxismo, pois os conflitos estão bem claros, e a imagem de Tiradentes Esquartejado muito clara também.
    E também o marxismo tem como método de análise da realidade concreta, como a morte de Tiradentes que foi concretizada.

    Lylian Chamilete

    ResponderExcluir
  19. O texto tem existencia de conflitos entao tem base Marxista.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que este trabalho se refere a visão Marxista, pois está bem claro os conflitos e a luta de tiradentes.

    Jhenifer Cavalheiro

    ResponderExcluir